Teste de sangue CO2
CO2 é dióxido de carbono. Este artigo discute o teste de laboratório para medir a quantidade de dióxido de carbono na parte líquida do sangue, chamada soro.
No corpo, a maior parte do CO2 está na forma de uma substância chamada bicarbonato (HCO3-).Portanto, o teste de sangue de CO2 é realmente uma medida do seu nível de bicarbonato no sangue.
É necessária uma amostra de sangue. Na maioria das vezes, o sangue é coletado de uma veia localizada na parte interna do cotovelo ou nas costas da mão.
Muitos medicamentos podem interferir nos resultados dos exames de sangue.
- O seu médico dir-lhe-á se necessita de parar de tomar algum medicamento antes de fazer este teste.
- NÃO pare ou mude seus medicamentos sem falar primeiro com seu provedor.
Você pode sentir uma leve dor ou uma picada quando a agulha é inserida. Você também pode sentir alguma pulsação no local após a coleta de sangue.
O teste de CO2 é mais frequentemente feito como parte de um eletrólito ou painel metabólico básico. Mudanças em seu nível de CO2 podem sugerir que você está perdendo ou retendo fluido. Isso pode causar um desequilíbrio nos eletrólitos do seu corpo.
Os níveis de CO2 no sangue são afetados pela função renal e pulmonar. Os rins ajudam a manter os níveis normais de bicarbonato.
A faixa normal é de 23 a 29 miliequivalentes por litro (mEq / L) ou 23 a 29 milimoles por litro (mmol / L).
As faixas de valores normais podem variar ligeiramente entre diferentes laboratórios. Converse com seu provedor sobre o significado de seus resultados de teste específicos.
O exemplo acima mostra a faixa comum de medição de resultados para esses testes. Alguns laboratórios usam medições diferentes ou podem testar amostras diferentes.
Os níveis anormais podem ser devido aos seguintes problemas.
Níveis abaixo do normal:
- Doença de Addison
- Diarréia
- Envenenamento por etilenoglicol
- Cetoacidose
- Doença renal
- Acidose láctica
- Acidose metabólica
- Envenenamento por metanol
- Acidose tubular renal; distal
- Acidose tubular renal; proximal
- Alcalose respiratória (compensada)
- Toxicidade de salicilato (como overdose de aspirina)
- Desvio ureteral
Níveis acima do normal:
- Síndrome de Bartter
- Síndrome de Cushing
- Hiperaldosteronismo
- Alcalose metabólica
- Acidose respiratória (compensada)
- Vômito
O delírio também pode alterar os níveis de bicarbonato.
Teste de bicarbonato; HCO3-; Teste de dióxido de carbono; TCO2; CO2 total; Teste de CO2 - soro; Acidose - CO2; Alcalose - CO2
Ring T, fisiologia ácido-base e diagnóstico de doenças. In: Ronco C, Bellomo R, Kellum JA, Ricci Z, eds. Nefrologia de cuidados intensivos. 3ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 65.
Seifter JL. Transtornos ácido-básicos. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 118.