Por que este dietista é totalmente contra a dieta do ceto
Contente
- Isso tira o prazer da comida.
- Isso o prepara para o fracasso.
- Isso torna o cozimento realmente difícil.
- Isso deixa você com poucos nutrientes.
- Aqui está o resultado final.
- Revisão para
A dieta cetônica está tomando conta da arena da dieta da moda. As pessoas estão recorrendo à dieta como meio de perder peso, e alguns acreditam que ela também pode ajudar com uma série de problemas de saúde. Mas mesmo que você conheça alguém que acredite nisso, como um nutricionista focado em alimentos saudáveis e deliciosos, eu nunca fui capaz de tolerar uma dieta tão extrema (seja usada como um estilo de vida ou como uma dieta limitada no tempo para "redefinir "). (Relacionado: a dieta do ceto é ruim para você?)
Aqui está um mergulho nesta dieta rica em gordura e praticamente sem carboidratos e açúcar, e porque eu simplesmente não sou um fã.
Isso tira o prazer da comida.
Para mim, comida é combustível, mas também deve ser apreciada. Eu simplesmente não consigo superar o fato de que muitas receitas de ceto (e eu desenvolvi muitas) não me deixam satisfeita - e todos os substitutos e ingredientes ricos em gordura tendem a me dar (e aos clientes) dor de estômago. A dieta cetônica é mais como alimentar o corpo com um "remédio" para desencadear um processo (cetose - usando gordura como combustível em vez de carboidratos) do que como desfrutá-la.
Mas não é apenas o fator sabor. Esta dieta rica em gordura, proteína moderada e muito baixo teor de carboidratos (que geralmente é dividida em 70 a 75 por cento de gordura, 20 a 25 por cento de proteína e 5 a 10 por cento de carboidratos) pode realmente deixar você se sentindo fisicamente doente, especialmente no início. Depois de uma ou duas semanas de dieta, você entrará em cetose total. Mas até você chegar lá, podem ocorrer sintomas como fadiga extrema (a sensação de que não consegue sair da cama) e ceto "gripe". A ceto "gripe" é o momento em que seu corpo está se adaptando ao uso de cetonas como energia, o que pode deixá-lo com náuseas, dores de cabeça e cabeça turva.
Isso o prepara para o fracasso.
Para manter a cetose, você deve continuar a comer uma dieta com muito baixo teor de carboidratos. Embora o limite de carboidratos de cada pessoa seja ligeiramente diferente (que você vai descobrindo à medida que avança), essa dieta simplesmente não deixa espaço para flexibilidade - é um plano que você deve seguir sem falhar. (Sem saldo 80/20 aqui!)
Isso pode ser difícil para as pessoas que precisam de um dia de "trapaça", mas também pode prejudicar a mente das pessoas que estão fazendo dieta. Em um plano de dieta normal, quando você pára por um ou dois dias, você simplesmente volta à sela e começa de novo. Com o ceto, é mais do que isso: você precisa começar do zero para voltar à cetose, o que pode levar alguns dias ou semanas. Isso pode realmente fazer você se sentir mal consigo mesmo e prejudicar psicologicamente o seu bem-estar e valor próprio. (Relacionado: Por que você deve desistir da dieta restritiva de uma vez por todas)
Isso torna o cozimento realmente difícil.
Se você é um amante de proteínas, pode pensar que esta dieta é para você, considerando todos os outros alimentos que são eliminados. Mas a dieta exige que as proteínas constituam de 20 a 25% do total de calorias - portanto, comer muitos ovos ou peitos de frango pode fazer com que você supere essa quantidade de proteína com bastante facilidade. (Relacionado: 8 erros comuns da dieta ceto que você pode estar cometendo errado)
E diga adeus a comer todos os vegetais com baixo teor de carboidratos que você quiser - porque cada grama de carboidratos conta e tem que ser contada ou novamente, você perderá a cetose. A maioria das receitas cetônicas não contém mais do que 8 gramas de carboidratos por porção (e mesmo coisas como ervas secas podem adicionar 1 ou 2 gramas de carboidratos).
Resumindo: se você não medir e calcular exatamente cada alimento e ingrediente, não será capaz de entrar em cetose ou mantê-lo. E quem quer ficar sentado medindo e contando tudo? Novamente, essa dieta realmente tira o prazer de cozinhar e comer. (Relacionado: Eu recebi refeições Keto para ver se era mais fácil seguir a dieta)
Isso deixa você com poucos nutrientes.
Muitos perderam peso com a dieta cetônica - mas isso não é surpresa. Se você está cortando alimentos processados e limitando carboidratos e proteínas, é realmente difícil comer gordura por conta própria. Pense em azeite ou manteiga - quanto você realmente pode ingerir? Aqueles que estão com cetose experimentam uma diminuição do apetite devido a maiores quantidades de cetonas no sangue, o que também pode permitir a perda de peso. Mas isso não significa que você está fazendo isso de maneira saudável.
A razão de você ter uma dieta balanceada, que inclui frutas, vegetais, laticínios, proteínas, grãos, legumes, nozes e sementes, é para obter uma variedade de nutrientes de que seu corpo precisa para se manter saudável. Você pode fazer isso com uma dieta de baixa caloria * e * perder peso com sucesso. No entanto, na dieta cetônica, grãos, legumes e frutas são praticamente eliminados (frutas vermelhas, melancia e maçãs são permitidas com moderação). Esses grupos de alimentos fornecem uma tonelada de nutrientes, incluindo fibras, fitonutrientes e antioxidantes como vitaminas A e C. Pessoas que fazem dieta ceto também sofrem de prisão de ventre devido à falta de fibras em sua dieta. (Para sua informação, aqui estão os suplementos que você deve tomar se estiver fazendo dieta ceto.)
Também existem problemas com eletrólitos, incluindo sódio, potássio e magnésio. Durante a cetose, os rins excretam mais sódio e água, o que pode levar à desidratação. Além disso, a falta de glicogênio (ou glicose armazenada) significa que o corpo está armazenando menos água. É por isso que beber muitos líquidos é importante durante o ceto e porque é necessário adicionar muito sódio aos pratos.
Não existem estudos de longo prazo sobre o que acontece com os rins, ou com o corpo em geral, se você fica em cetose por um longo período de tempo, ou mesmo se você escolhe entrar e sair da dieta em ciclos. (Relacionado: Mais ciência sugere que a dieta do ceto não é realmente saudável a longo prazo)
Aqui está o resultado final.
Com todos os efeitos colaterais e complicações que essa dieta tem, estou realmente surpreso com a popularidade que ela ganhou - é tão prejudicial à saúde e pouco apetitosa em muitos aspectos. (Sem mencionar o fato de que é difícil entrar em cetose, o que significa que muitas pessoas nem mesmo o conseguem de verdade.)
Para clientes que desejam limpar sua alimentação, recomendarei uma dieta equilibrada e nutritiva em vez de uma dieta restritiva e potencialmente perigosa, cheia de sinais de alerta a qualquer momento.