Você tem alergia a melão?
Contente
- O que é uma alergia a melão?
- Sintomas de uma alergia a melão
- Tratamento e prevenção de alergia a melão
- Síndrome de alergia oral
- Leve embora
O que é uma alergia a melão?
Embora o melão tenha vários benefícios nutritivos, pode desencadear uma reação alérgica em algumas pessoas.
Se você é alérgico ao melão, isso significa que seu sistema imunológico reage a uma substância do melão como prejudicial. Ele libera substâncias que trabalham para tirar o alérgeno do seu sistema, o que produz os sintomas reveladores de uma reação alérgica.
A Clínica Mayo estima que as alergias alimentares afetem 6 a 8% das crianças de 3 anos ou menos e 3% dos adultos.
Leia para saber mais sobre uma alergia a melão e maneiras de prevenir e tratar reações alérgicas.
Sintomas de uma alergia a melão
As reações podem variar em gravidade. Eles podem ser desencadeados pela presença de uma quantidade muito pequena de melão ou outros melões. Os sintomas de uma reação alérgica incluem:
- coceira na boca
- sensação de formigamento na boca
- inchaço do rosto
- inchaço da garganta, lábios ou língua
- comichão na pele
- diarréia, náusea ou vômito
- dificuldade em respirar, incluindo chiado no peito
- congestão sinusal
Pessoas que são muito alérgicas ao melão também podem experimentar uma reação grave conhecida como anafilaxia. Os sintomas incluem:
- constrição das vias aéreas
- inchaço grave da língua ou garganta que interfere na respiração
- queda crítica da pressão arterial que pode levar a choque
- pulso fraco
- pulso rápido
- tonturas, vertigens ou perda de consciência
Procure atendimento médico imediato se você ou alguém que você conhece apresentar algum sintoma de anafilaxia. Se não tratada, a anafilaxia pode resultar em coma ou morte.
Tratamento e prevenção de alergia a melão
Embora ainda não exista cura para uma alergia alimentar, existem várias etapas que você pode seguir para impedir que uma reação ocorra. Siga esses passos:
- Evite comer ou beber coisas que contenham melão.
- Esteja sempre ciente do que você come e bebe, principalmente em restaurantes. Se você não tiver certeza se um prato contém melão, pergunte ao seu servidor.
- Verifique se a comida está preparada em uma superfície que também não é usada para preparar melão, especialmente melão.
- Pergunte ao seu médico sobre medicamentos prescritos ou vendidos sem receita, como cetirizina (Zyrtec), fexofenadina (Allegra) e loratadina (Claritin).
As alergias alimentares podem ser confundidas com intolerância alimentar. A intolerância não envolve seu sistema imunológico e não é tão grave. Os sintomas geralmente são limitados a problemas com a digestão. Você ainda pode comer pequenas quantidades de melão.
Síndrome de alergia oral
A síndrome da alergia oral (OEA) ocorre quando o sistema imunológico detecta pólen e proteínas semelhantes às quais você é alérgico na sua alimentação. Essas substâncias podem reagir de forma cruzada e desencadear uma reação alérgica. A OEA também é conhecida como síndrome do pólen-alimento.
Um estudo de 2003 sugere que a maioria das pessoas que relatam sintomas alérgicos ao melão provavelmente também tem OEA.
Se você é alérgico a certos tipos de pólen e come melão, poderá experimentar a OEA. Os fatores de risco incluem:
- Era. A OEA é mais comum em adolescentes e adultos jovens. Normalmente não aparece em crianças pequenas.
- Alergia ao pólen de ambrósia. Você pode experimentar uma reação ao comer alimentos associados ao pólen de ambrósia, como melão (incluindo melão), banana, abobrinha, pepino e sementes de girassol.
- Alergia ao pólen da grama. Você pode experimentar uma reação ao comer alimentos associados ao pólen da grama, como melões (incluindo melão), aipo, pêssegos, laranjas e tomate.
Os sintomas da OEA são semelhantes aos de uma alergia alimentar, mas geralmente são leves e confinados a uma área ao redor da boca. Os sintomas incluem:
- formigamento ou coceira na boca ou na garganta
- inchaço da garganta, lábios, boca ou língua
- coceira nas orelhas
Os sintomas tendem a desaparecer rapidamente quando a comida é engolida ou retirada da boca. Consumir algo neutro, como um pedaço de pão ou um copo de água, pode ajudar a acelerar esse processo.
Você pode comer melão sem qualquer reação quando estiver cozido. Isso ocorre porque as proteínas na sua comida mudam quando aquecidas.
Leve embora
Se for a primeira vez que você experimenta sintomas de alergia após comer melão, marque uma consulta com seu médico ou um alergista. Eles podem realizar testes para confirmar sua alergia e explicar várias opções de prevenção e tratamento.