Úlcera esofágica
Contente
- Visão geral
- Sintomas
- Causas
- Tratamento
- Dicas de recuperação
- Dieta de úlcera esofágica
- Alimentos para comer
- Alimentos a evitar
- Outlook
RETIRADA DE RANITIDINAEm abril de 2020, a Food and Drug Administration (FDA) solicitou que todas as formas de prescrição e venda livre de medicamentos (OTC) ranitidina (Zantac) fossem removidas do mercado dos EUA. Essa recomendação foi feita porque níveis inaceitáveis de NDMA, um provável cancerígeno (produto químico causador de câncer), foram encontrados em alguns produtos de ranitidina. Se você prescreveu ranitidina, converse com seu médico sobre opções alternativas seguras antes de interromper o medicamento. Se você estiver tomando ranitidina sem receita médica, pare de tomar o medicamento e converse com seu médico sobre opções alternativas. Em vez de levar produtos de ranitidina não utilizados para um local de devolução de medicamentos, descarte-os de acordo com as instruções do produto ou seguindo as orientações da FDA.
Visão geral
Uma úlcera esofágica é um tipo de úlcera péptica. É uma ferida dolorosa localizada no revestimento da parte inferior do esôfago, na junção do esôfago e do estômago. Seu esôfago é o tubo que conecta sua garganta ao estômago.
As úlceras esofágicas geralmente se formam como resultado de uma infecção por uma bactéria chamada Helicobacter pylori. Também pode ser causado pela erosão do ácido estomacal, subindo para o esôfago. Em alguns casos, outras infecções por fungos e vírus também podem resultar em úlceras esofágicas.
Uma úlcera esofágica pode ser dolorosa. Felizmente, medicamentos e mudanças no estilo de vida podem ajudá-lo a se recuperar de uma úlcera esofágica.
Sintomas
O sintoma mais comum de uma úlcera esofágica é dor no peito. A dor pode ser leve ou severa. Outros sintomas de uma úlcera esofágica incluem:
- náusea
- indigestão
- refluxo ácido (azia)
- inchaço
- vômito
- falta de apetite
- dor ao engolir
- tosse seca
- gosto amargo na boca
No entanto, algumas pessoas não apresentam nenhum sintoma.
Causas
No passado, os médicos pensavam que as úlceras eram causadas por estresse ou alimentos condimentados. Agora, sabe-se que esse não é o caso, embora esses fatores possam agravar uma úlcera existente.
Na maioria das vezes, uma úlcera esofágica é causada por uma bactéria conhecida como Helicobacter pyloriou H. pylori como diminutivo. As bactérias danificam o revestimento mucoso do esôfago. Isso torna o esôfago mais suscetível a danos causados pelo ácido estomacal.
Uma condição crônica conhecida como doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) também pode eventualmente levar a uma úlcera esofágica. Pessoas com DRGE têm refluxo ácido frequente.
O refluxo ácido ocorre quando o conteúdo do estômago se move para trás no esôfago. Isso pode acontecer quando o esfíncter inferior do esôfago (o músculo que aperta para impedir que os alimentos no estômago voltem para cima) fica enfraquecido ou danificado para não fechar adequadamente.
Pessoas com DRGE sofrem refluxo ácido mais de duas vezes por semana.
Fumar, consumo excessivo de álcool e uso frequente de anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), como o ibuprofeno, também podem danificar o revestimento mucoso do esôfago e resultar em úlcera. A genética também pode desempenhar um papel.
Várias pílulas, como potássio, podem causar irritação e úlcera esofágica, principalmente se tomadas sem água suficiente ou deitadas imediatamente após a ingestão. Sempre que você toma algum tipo de comprimido, é importante engoli-lo com bastante água.
Em pessoas com comprometimento do sistema imunológico, as úlceras esofágicas podem ser causadas por outras infecções bacterianas, fúngicas ou virais, incluindo:
- HIV
- Crescimento de Candida
- vírus herpes simplex
- citomegalovírus
Tratamento
O tratamento de uma úlcera esofágica depende da causa. Se a sua úlcera for causada por uma infecção com H. pylori, por exemplo, seu médico prescreverá antibióticos para matar as bactérias.
Se sua úlcera for causada pelo uso de AINEs, seu médico solicitará que você pare de tomar AINEs. Eles podem prescrever um medicamento para dor diferente.
O seu médico pode solicitar que você tome bloqueadores dos receptores H2 sem receita, como o Pepcid, para ajudar a diminuir o ácido estomacal. Eles também podem prescrever um inibidor da bomba de prótons (PPI) para proteger seu esôfago e permitir que ele se cure.
Esses medicamentos funcionam parando a produção de ácido estomacal de uma maneira diferente. Os IBPs incluem:
- lansoprazol (Prevacid)
- esomeprazol (Nexium)
- pantoprazol (Protonix)
- rabeprazol (Aciphex)
- omeprazol (Prilosec)
Ouça atentamente as instruções do seu médico. Pode ser necessário fazer um PPI por um longo período de tempo. É importante tomar todos os medicamentos conforme as instruções e terminar todos os antibióticos para que a úlcera tenha a chance de se curar completamente.
Dependendo da causa da sua úlcera, você também pode precisar tomar medicamentos antifúngicos ou antivirais.
Dicas de recuperação
Seus sintomas podem desaparecer alguns dias após o início do tratamento. Mesmo assim, é importante continuar tomando seus medicamentos pelo tempo que o seu médico pedir. Certifique-se de beber bastante água e permanecer em pé depois de engolir qualquer comprimido.
Enquanto você toma seus medicamentos, você pode acelerar sua recuperação fazendo algumas mudanças simples e saudáveis no estilo de vida. Esses incluem:
- encontrar maneiras de reduzir o estresse, como exercitar ou fazer uma aula de ioga
- dormir adequadamente
- comer uma dieta rica em frutas, vegetais e grãos integrais e baixa em alimentos processados ou açucarados
- comer refeições menores com mais frequência
- goma de mascar após as refeições para ajudar a aumentar a saliva e manter o ácido fora do esôfago
- ficar em pé por algumas horas depois de comer
- evitando álcool
- bebendo muita água
- abster-se de fumar
- perder peso se você estiver acima do peso
Dieta de úlcera esofágica
Como parte do seu tratamento, seu médico pode recomendar alterações na dieta. Apesar da crença popular, não é necessário comer uma dieta branda ou evitar completamente as especiarias. Em vez disso, é recomendável consumir uma dieta rica em fibras, frutas e vegetais.
Você também deve evitar qualquer coisa que agrava seus sintomas. Os sintomas são agravados por alimentos que relaxam o esfíncter esofágico. Tente manter um diário alimentar para rastrear quais alimentos desencadeiam seus sintomas. Esta informação pode ajudá-lo a eliminar alimentos problemáticos.
Alimentos para comer
Dietas ricas em fibras demonstraram ser particularmente benéficas para pessoas com úlceras. Pode ser útil adicionar esses alimentos à sua dieta:
- aveia
- grãos integrais
- legumes
- sementes de linhaça
- nozes
- frutas, como maçãs e bananas
- legumes, como cenoura, brócolis, batata doce, espinafre e couve
- proteína magra
Alimentos a evitar
Os alimentos que podem piorar o refluxo ácido podem incluir:
- café, chá e outras bebidas com cafeína
- refrigerante
- chocolate
- álcool
- hortelã
- tomates
- frutas cítricas
- alimentos picantes
- alimentos gordurosos, gordurosos ou fritos
- qualquer gatilho que você identificar
Outlook
Úlceras não tratadas podem levar a complicações graves, como úlcera hemorrágica ou perfuração esofágica (orifício no esôfago).Eles também podem causar cicatrizes e estreitamento do esôfago. Consulte o seu médico imediatamente se tiver os seguintes sintomas:
- febre
- arrepios
- ritmo cardíaco acelerado
- Problemas respiratórios
- Vomitando sangue
- dor súbita no peito ou falta de ar
A perspectiva é boa se você procurar tratamento oportuno, no entanto. As úlceras esofágicas geralmente podem ser tratadas com uma combinação de antibióticos, medicamentos para reduzir o ácido estomacal e mudanças na dieta e no estilo de vida.