Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 2 Abril 2021
Data De Atualização: 20 Novembro 2024
Anonim
Fundoplicatura para DRGE e outras condições: o que esperar - Saúde
Fundoplicatura para DRGE e outras condições: o que esperar - Saúde

Contente

O que é fundoplicatura?

A fundoplicatura é uma das cirurgias mais comuns usadas no tratamento da azia causada pelo distúrbio do refluxo gastroesofágico (DRGE). A DRGE é um backup crônico de ácido ou conteúdo estomacal no esôfago, o tubo que a comida desce quando você come.

A DRGE pode enfraquecer os músculos que ajudam a mover a comida para dentro do estômago, incluindo o esfíncter que fecha a abertura entre o esôfago e o estômago. A fundoplicatura ajuda a fortalecer essa abertura para impedir que alimentos e ácidos voltem a subir.

Esse procedimento geralmente é bem-sucedido e tem uma boa perspectiva de longo prazo. Vamos dar uma olhada em como é feito, como é a recuperação e como seu estilo de vida pode precisar mudar para ajudar a manter seu aparelho digestivo forte.

Quem é um bom candidato para esta cirurgia?

A fundoplicatura é uma cirurgia de último recurso para a DRGE ou uma hérnia hiatal, que acontece quando o estômago empurra o diafragma. O seu médico pode não recomendar esta cirurgia se você ainda não experimentou outros tratamentos, remédios caseiros ou alterações no estilo de vida para controlar os sintomas da DRGE, como:


  • perder peso, especialmente se você estiver acima do peso ou obeso
  • comer uma dieta favorável à DRGE ou evitar alimentos que possam desencadear o refluxo, como álcool ou cafeína
  • tomar medicamentos para condições que contribuem para a DRGE, como insulina para diabetes, ou medicamentos que ajudam a fortalecer os músculos do esôfago ou do estômago

O seu médico também pode não recomendar esta cirurgia se não ajudar a resolver seus sintomas. Por exemplo, se você tiver gastroparesia leve, uma condição na qual seu estômago se esvazia lentamente, a fundoplicatura provavelmente ajudará. Mas a fundoplicatura não ajuda a tratar a gastroparesia grave, portanto outros tratamentos podem ser necessários.

Quais são os tipos de fundoplicatura?

Vários tipos de fundoplicatura são possíveis:

  • Nissen envoltório de 360 ​​graus. O fundo é todo enrolado no fundo do esôfago para apertar o esfíncter. Isso evita que você arrote ou vomite, o que pode piorar sua DRGE.
  • Toupet envoltório posterior de 270 graus. O fundo é enrolado cerca de dois terços do caminho na parte posterior ou posterior do fundo do esôfago. Isso cria um tipo de válvula que permite liberar gás com mais facilidade por meio de arrotos ou vômitos quando necessário.
  • Envoltório anterior de 180 graus da Watson. A parte do esôfago próxima ao diafragma é reconstruída. Em seguida, o fundo é enrolado a meio caminho da parte frontal ou anterior do fundo do esôfago e anexado a parte do tecido do diafragma.

Cada procedimento pode ser realizado laparoscopicamente. Isso significa que o cirurgião faz várias pequenas incisões e insere pequenos instrumentos cirúrgicos e um tubo pequeno e fino com uma câmera e luz para realizar a cirurgia.


Isso agiliza o tempo de recuperação e deixa cicatrizes menores do que um procedimento aberto.

Como me preparo para este procedimento?

Para se preparar para esta cirurgia, você pode ser solicitado a fazer o seguinte:

  • Consuma apenas líquidos claros por pelo menos 24 a 48 horas antes da cirurgia. Não serão permitidos alimentos sólidos ou refrigerantes e sucos coloridos durante esse período.
  • Tome os medicamentos prescritos para ajudar a limpar o trato digestivo durante as últimas 24 horas antes da cirurgia.
  • Não tome medicamentos anti-inflamatórios, como ibuprofeno (Advil) ou acetaminofeno (Tylenol).
  • Pergunte ao seu médico se você deve parar de tomar anticoagulantes. Isso inclui varfarina (Coumadin). Isso pode aumentar o risco de complicações durante a cirurgia.
  • Informe o seu médico sobre medicamentos e suplementos alimentares ou de ervas que você estiver tomando. Você pode ser solicitado a parar de tomá-los para que eles não interfiram na cirurgia.
  • Peça a um membro da família ou amigo próximo que o leve ao hospital. Tenha alguém disponível para levá-lo para casa quando for libertado também.

Como é feito esse procedimento?

Quando você chegar ao hospital para a cirurgia, fará o check-in e será levado a uma sala onde poderá trocar de roupa de hospital.


Em seguida, seu médico colocará tubos intravenosos (IV) em suas veias para a regulação de fluidos e a anestesia durante a cirurgia. Você ficará dormindo durante todo o procedimento.

Cada tipo de fundoplicatura possui etapas ligeiramente diferentes. Mas cada um leva cerca de duas a quatro horas e segue um procedimento geral semelhante. Aqui está uma visão geral de uma cirurgia de fundoplicatura:

  1. Vários pequenos cortes são feitos através da pele e do peritônio, uma camada de tecido ao redor do intestino.
  2. Um tubo fino e iluminado com uma câmera e pequenas ferramentas cirúrgicas são inseridas nos cortes.
  3. Seu fundo está envolto em tecido do esôfago inferior.
  4. Pontos dissolúveis são usados ​​para fixar o fundo ao seu esôfago.
  5. Qualquer gás no abdômen é expelido e todas as ferramentas são removidas do local da cirurgia.
  6. Os cortes são fechados com pontos dissolúveis.

Como é a recuperação?

Eis o que esperar durante a sua recuperação:

  • Você volta para casa cerca de 36 a 48 horas após a cirurgia. Pode ser necessário permanecer no hospital por até uma semana, se você fez uma cirurgia aberta.
  • Você terá alguns curativos cirúrgicos ou tiras adesivas sobre suas incisões. Estes param de sangrar e drenar. Eles podem ser removidos cerca de dois a sete dias após a cirurgia.
  • Pode ser necessário receber alimentos através de um tubo de gastrostomia. Este pode ser o caso por algum tempo após uma fundoplicatura. Seu médico dará instruções de uso e você provavelmente receberá suprimentos e alimentos para sua casa. Você pode não precisar do tubo após algumas semanas. Mas se você precisar do tubo permanentemente, trabalhará com seu médico ou especialista gastrointestinal (GI) para aprender a melhor maneira de usá-lo.
  • Você pode tomar paracetamol (Tylenol) ou ibuprofeno (Advil). Isso pode aliviar a dor ou o desconforto depois que você sai do hospital. Se isso não ajudar, seu médico pode prescrever um medicamento mais forte.
  • Não tome banho imediatamente. Aguarde cerca de dois dias ou até que os curativos sejam removidos.
  • Limpe suas incisões com água morna e limpa e um sabão suave e sem perfume. Seu cirurgião provavelmente usará pontos dissolúveis sob a pele que não precisam ser removidos. Consulte o seu médico imediatamente se as incisões ficarem mais vermelhas e mais irritadas ou vazarem pus durante as primeiras duas semanas após a cirurgia.
  • Tire alguns dias de folga. Aguarde até o médico dizer que não há problema em dirigir, voltar ao trabalho ou realizar atividades regulares. Isso geralmente ocorre de três a sete dias depois que você sai do hospital.
  • Vá para compromissos de acompanhamento. Se necessário, consulte seu médico para garantir que suas incisões estejam cicatrizando corretamente e você não está tendo complicações.

Existem diretrizes alimentares que eu preciso seguir?

Pode ser necessário fazer alterações na sua dieta para evitar qualquer desconforto ou complicações a longo prazo após esse procedimento.

Aqui está um resumo do que esperar nos primeiros meses e como sua dieta pode mudar permanentemente:

  • 2 semanas após a cirurgia. Coma alimentos macios ou líquidos, incluindo iogurte, sopa e pudim. Beba apenas bebidas como água, leite e suco - não beba refrigerantes ou bebidas carbonatadas que podem aumentar o acúmulo de gás no estômago.
  • 3 a 4 semanas após a cirurgia. Lentamente, introduza alimentos sólidos - ainda que amolecidos - de volta à sua dieta. Experimente massas, pães, purê de batatas, manteiga de amendoim e queijo.
  • 1 a 3 meses após a cirurgia e além. Você poderá retornar gradualmente à dieta que tinha antes. Você pode parar de comer alimentos que podem ficar presos no esôfago, como bife, frango ou nozes.

Existem possíveis complicações?

Algumas complicações relatadas da fundoplicatura incluem:

  • perfuração do revestimento ou paredes do esôfago, estômago ou tecidos ao redor dos pulmões, o que é mais provável durante procedimentos laparoscópicos
  • infecção do sítio cirúrgico
  • pontos se abrindo e expondo a área cirúrgica
  • infecções pulmonares, como pneumonia
  • tendo problemas para engolir
  • síndrome de dumping, quando a comida viaja muito rápido do estômago para os intestinos
  • náusea e engasgos
  • acúmulo de gás no estômago
  • incapacidade de vomitar quando necessário
  • refluxo continua a acontecer
  • necessitando de cirurgia de acompanhamento

As perspectivas

A fundoplicatura é uma cirurgia altamente eficaz para o tratamento da DRGE, sintomas relacionados ao refluxo e hérnias hiatais.

Converse com seu médico sobre qual tipo de fundoplicatura funcionará melhor para você. Algumas técnicas têm maior chance de complicações ou podem exigir cirurgia de acompanhamento:

TécnicaChances de complicações
Recorrência dos sintomas da DRGENecessidade de cirurgia de acompanhamento
Nissen4-22%
3-46%2 a 14 por cento
Toupet3 a 8 por cento
1 a 25 por centoCerca de 2%

Aqui estão algumas dicas para minimizar a recorrência dos sintomas e as chances de você ter problemas a longo prazo ou precisar de outra cirurgia:

  • Mantenha uma dieta favorável à DRGE. Evite alimentos que podem piorar seus sintomas.
  • Coma porções menores. Tente comer de seis a oito refeições de 200 a 300 calorias ao longo do dia.
  • Apoie-se quando você dorme. Isso evita que o ácido estomacal penetre no esôfago.
  • Limite de gatilhos de refluxo. Limite a quantidade de álcool e cafeína que você bebe ou pare de beber por completo. Minimize ou deixe de fumar também.
  • Permaneça em forma. Exercite 20 a 30 minutos todos os dias para manter um peso saudável.

Recomendado Para Você

Sucralose (Splenda): boa ou ruim?

Sucralose (Splenda): boa ou ruim?

Quantidade exceiva de açúcar adicionado podem ter efeito prejudiciai no metabolimo e na aúde em geral.Por ee motivo, muita peoa recorrem a adoçante artificiai como a ucraloe.No ent...
O Botox ajuda a tratar distúrbios da articulação temporomandibular (TMJ)?

O Botox ajuda a tratar distúrbios da articulação temporomandibular (TMJ)?

vião globalO botox, uma proteína neurotoxina, pode ajudar a tratar o intoma de ditúrbio da articulação temporomandibular (ATM). Você pode e beneficiar mai com ete tratam...