Good Sugar vs. Açúcar ruim: torne-se mais experiente em açúcar
Contente
Você já ouviu falar de carboidratos bons e ruins, gorduras boas e gorduras ruins. Bem, você poderia categorizar o açúcar da mesma maneira. O açúcar "bom" é encontrado em alimentos integrais, como frutas e vegetais, porque contém fluidos, fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes. Por exemplo, uma xícara de cerejas contém cerca de 17 gramas de açúcar e uma xícara de cenouras picadas 6 gramas, mas ambas estão tão cheias de coisas boas que seria praticar a má nutrição bani-las. Já o açúcar "ruim" é o tipo não adicionado pela Mãe Natureza, o refinado que adoça refrigerantes, doces e assados. O americano médio come 22 colheres de chá de açúcar "ruim" por dia, o equivalente a um saco de 4 libras a cada 20 dias!
Mas às vezes a quantidade de açúcar em um alimento não é tão óbvia. Em cada um dos pares abaixo, um alimento contém cerca de duas vezes mais açúcar do que o outro - sem olhar para as respostas, você teria adivinhado qual seria o "problema duplo"?
Starbucks Grande Espresso Frap
OU
Starbucks Grande Vanilla Bean Creme Frap
Uma porção (3) Twizzlers
OU
Uma porção (16) de remendo azedo para crianças
Um bolinho de 4 onças de laranja
OU
Uma massa de maçã de 4 onças
2 Oreos Double Stuff
OU
3 York Peppermint Patties
Aqui estão os choques do açúcar:
O frappucino de baunilha tem o dobro de açúcar do frappucino grande espresso com 56 gramas ou 14 colheres de chá de açúcar.
Crianças com remendo azedo têm duas vezes mais açúcar do que twizzlers com 25 gramas ou 6 colheres de chá de açúcar.
O scone embala duas vezes mais açúcar do que a massa com 34 gramas ou 8 colheres de chá de açúcar.
Os hambúrgueres de hortelã-pimenta contêm o dobro do recheio duplo oreos com 26 gramas ou 6,5 colheres de chá de açúcar.
Cortar os alimentos processados e doces é a melhor maneira de reduzir a ingestão de açúcar "ruim", mas também é uma boa ideia ler os rótulos, já que pode haver mais açúcar escondido dentro do que você imagina. Há apenas uma advertência - certifique-se de verificar os gramas de açúcar e a lista de ingredientes. Os gramas listados não fazem distinção entre o açúcar natural ("bom") e o açúcar adicionado ("ruim"). Por exemplo, o rótulo de uma lata de abacaxi enlatado com suco de abacaxi pode listar 13 gramas de açúcar, mas se você verificar os ingredientes, verá que nenhum foi adicionado. E alguns alimentos contêm uma mistura dos dois tipos, como o iogurte. Uma única porção de iogurte grego desnatado, sem açúcar, contém 6 gramas (todos provenientes do açúcar natural chamado lactose encontrado no leite), enquanto a mesma porção de iogurte grego desnatado de baunilha contém 11 gramas de açúcar. No caso do iogurte de baunilha, os cinco gramas extras vêm do açúcar listado nos ingredientes.
Portanto, torne-se um detetive de açúcar: ler a lista de ingredientes pode ajudá-lo a desfrutar das coisas boas sem culpa e evitar muito do que não é tão bom para sua saúde ou cintura.
Cynthia Sass é uma nutricionista registrada com mestrado em ciência da nutrição e saúde pública. Frequentemente vista na TV nacional, ela é editora colaboradora do SHAPE e consultora de nutrição do New York Rangers e do Tampa Bay Rays. Seu mais recente best-seller do New York Times é Cinch! Conquiste desejos, solte quilos e perca polegadas.