Devo beber vinho se tiver gota?
Contente
Muitas vezes, com base em informações anedóticas, existem opiniões conflitantes sobre o efeito do vinho na gota. No entanto, os resultados de um estudo relativamente pequeno de 2006 com 200 pessoas sugerem a resposta à pergunta: “Devo beber vinho se tiver gota?” é não."
Embora o estudo tenha concluído que o álcool desencadeia ataques recorrentes de gota, ele não descobriu que o risco de ataques recorrentes de gota variou de acordo com o tipo de álcool. A conclusão final é que a quantidade de etanol em qualquer bebida alcoólica é responsável pelos ataques recorrentes de gota, ao contrário de quaisquer outros componentes.
Em outras palavras, você não reduz o risco de desencadear ataques de gota bebendo vinho em vez de cerveja ou coquetéis.
Gota
A gota é uma forma dolorosa de artrite que se desenvolve com o acúmulo de ácido úrico nas articulações. Esse acúmulo é porque você está produzindo mais ácido úrico ou porque não consegue eliminá-lo em quantidade suficiente.
Seu corpo pode sentir excesso de ácido úrico se você comer ou beber bebidas que contenham purinas. Purinas são substâncias químicas naturais que seu corpo decompõe em ácido úrico.
Se você foi diagnosticado com gota, seu médico provavelmente irá prescrever medicamentos sem receita (OTC) ou antiinflamatórios não-esteróides (AINEs). Seu médico provavelmente também irá sugerir mudanças no estilo de vida, como uma dieta para reduzir o ácido úrico. Dependendo da sua situação específica, seu médico também pode recomendar colchicina ou corticosteróides.
Gota e álcool
feito ao longo de um período de 12 meses com 724 participantes descobriram que beber qualquer quantidade de qualquer tipo de bebida alcoólica aumentou o risco de um ataque de gota a algum nível.
O estudo mostrou que mais de uma bebida em um período de 24 horas estava associada a um aumento de 36% no risco de um ataque de gota. Além disso, houve uma correlação com um risco aumentado de ataque de gota em um período de 24 horas após beber:
- 1-2 porções de vinho (uma porção equivale a 5 onças)
- 2-4 porções de cerveja (uma porção é uma cerveja de 12 onças)
- 2-4 porções de bebidas destiladas (uma porção equivale a 1,5 onças)
O estudo concluiu com a recomendação de que as pessoas com gota estabelecida devem, para diminuir o risco de ataques recorrentes de gota, evitar o consumo de álcool.
Considerações sobre mudança de estilo de vida além do álcool
Existem mudanças no estilo de vida que, junto com o ajuste do consumo de álcool, podem reduzir o risco de gota e crises de gota. Considerar:
- Perdendo peso. A indicou que a obesidade mais do que dobra o risco de gota.
- Evitando frutose. A concluiu que a frutose contribui para o aumento da produção de ácido úrico. Sucos de frutas e refrigerantes adoçados com açúcar foram incluídos neste estudo.
- Evitar certos alimentos ricos em purinas. Para evitar a gota e surtos de gota, a Arthritis Foundation recomenda limitar ou eliminar o consumo de certos frutos do mar (moluscos, camarões, lagostas) e proteínas animais, como carne de órgãos (fígado, pães doces, língua e cérebro) e algumas carnes vermelhas (carne, bisonte, veado). Alguns cortes de carne bovina e suína são considerados mais baixos em purinas: peito, lombo, ombro, lombo. O frango também contém um nível moderado de purinas. O resultado aqui pode ser limitar todas as porções de carne a 3,5 onças por refeição ou uma porção do tamanho de um baralho de cartas.
- Aumento do consumo de vegetais e laticínios. De acordo com as diretrizes do American College of Rheumatology, vegetais e produtos lácteos com baixo teor de gordura ou desnatados podem ajudar no tratamento da gota. As diretrizes também indicam que os vegetais ricos em purinas não aumentam o risco de gota.
Leve embora
Embora evidências anedóticas possam sugerir que o vinho tem menos probabilidade de afetar sua gota do que a cerveja e o álcool, a pesquisa mostra que não há grande diferença associada aos ataques de gota e ao tipo de bebida alcoólica que você consome.
Claro, todo mundo é diferente, então pergunte a opinião do seu médico sobre o seu diagnóstico específico de gota e se eles acham que você pode usar álcool com segurança com moderação para ver como isso afeta sua gota.