Tendo um dia de cadela?
![FUI BUSCAR A NOVA INTEGRANTE DA LOUD!!!](https://i.ytimg.com/vi/wuJMuRzLZso/hqdefault.jpg)
Contente
Um maníaco furioso na estrada grita obscenidades para você em um cruzamento, mesmo com os filhos no banco de trás. Uma mulher passa na sua frente na fila e, quando você a confronta, diz para você cair fora.
Parece que mais pessoas não têm medo de se soltar hoje em dia, quer liberem sua raiva em merecedores estranhos rudes, parceiros desavisados ou colegas de trabalho atordoados. A boa notícia para as mulheres é que finalmente nos libertamos das restrições de anos anteriores para sermos femininas (leia-se: sem gritos) e estamos falando alto e claro. Mas nesta era pós-poder grrrl, estamos chegando a algum lugar ao expressar nossa raiva?
Depende. "Descontrolado a raiva é um método muito ineficaz para as mulheres conseguirem o que desejam na vida ", diz Susan Heitler, Ph.D., psicóloga clínica em Denver e autora de O poder de dois (New Harbinger, 1997). "A raiva inadequada estimula as pessoas de modo que se sintam poderosas e, na verdade, estão causando um impacto poderoso quando agem com raiva. Mas, na melhor das hipóteses, elas vencerão a batalha e perderão a guerra."
Embora a raiva dê a muitas mulheres o que elas desejam a curto prazo, a longo prazo ela fomenta o desrespeito e o ressentimento. Heitler, que trabalhou com casais que estão tentando resolver problemas conjugais e produziu um vídeo chamado "The Angry Couple", encontrou um padrão recorrente entre os clientes. “A parceira ataca inadequadamente e o homem se retrai”, diz Heitler.
Freqüentemente, explica Heitler, as mulheres imitam o exemplo de autocontenção de suas mães - até que simplesmente não agüentam mais e então explodem.
A solução de 4 etapas
Em vez de permitir que a raiva o domine, canalize-a para a ação. Da próxima vez que você estiver irritado, use a raiva em seu canto. Por exemplo, você pode estar zangado com seu parceiro por se retirar para a TV logo depois de comer uma refeição que você fez. Antes de dizer a si mesmo (ou a ele): "Ele é um Neandertal sem consideração que obviamente pensa que eu deveria esperar por ele", tente estes passos:
1. Considere a raiva como um sinal de parada. “Podemos sentir a raiva como uma luz verde para agir imediatamente”, diz Heitler. Quanto mais rápido seu coração está acelerado, mais lentamente sua mente junta as peças - você não consegue pensar com clareza. Pare e dê tempo ao seu senso de razão para acompanhar o sentimento.
2. Obtenha informações e compreensão. Tente deduzir o que está acontecendo. Talvez ele esteja seguindo o exemplo do pai e não tenha pensado em uma alternativa.
3. Descubra, o que eu quero? "Pergunte a si mesmo o que está comendo você. Use a resposta para formar uma reação racional. Talvez o que você queira é que ele lhe agradeça pela refeição, ou lave a louça, ou que você os faça juntos.
4. Procure uma maneira eficaz e digna de obtê-lo. Depois de saber o que deseja, levante o assunto em seu tom de voz normal e confortável.