O que causa dores de cabeça após a menstruação?
Contente
- Dor de cabeça após menstruação causa
- Desequilíbrios hormonais
- Níveis baixos de ferro
- Tratamento para dores de cabeça após um período
- O takeaway
visão global
A menstruação de uma mulher geralmente dura cerca de dois a oito dias. Durante esse período de menstruação, podem ocorrer sintomas como cólicas e dores de cabeça.
As dores de cabeça são causadas por uma variedade de razões, mas, de modo geral, são o resultado de um inchaço ou aperto na pressão dos nervos. Quando a pressão ao redor dos nervos muda, um sinal de dor é enviado ao cérebro, causando a dor latejante de uma dor de cabeça.
Continue lendo para descobrir o que acontece durante a menstruação que pode causar dores de cabeça.
Dor de cabeça após menstruação causa
Se você sentir dor de cabeça, pode ser devido à desidratação, estresse, gatilhos genéticos ou dietéticos ou uma série de outras causas. No entanto, as dores de cabeça imediatamente após ou mesmo antes da menstruação podem ser devidas a causas relacionadas à menstruação, tais como:
- desequilíbrios hormonais
- baixos níveis de ferro
Desequilíbrios hormonais
Quando você está menstruada, os níveis hormonais flutuam dramaticamente. Os níveis hormonais podem ser afetados ainda mais se você estiver tomando anticoncepcionais. Estrogênio e progesterona são os dois hormônios que flutuam ao longo do ciclo menstrual.
Mudar os níveis de estrogênio e progesterona pode causar dores de cabeça. Cada pessoa é diferente e você pode sentir dores de cabeça no início, no meio ou no final da menstruação. No entanto, as dores de cabeça são muito comuns durante o ciclo menstrual e não devem ser um grande motivo de preocupação.
Algumas mulheres têm dores de cabeça extremamente dolorosas chamadas enxaquecas menstruais, que são o resultado de mudanças nos níveis hormonais. Os sintomas da enxaqueca menstrual são graves e podem incluir:
- náusea
- vomitando
- latejante forte e violento
- pressão dolorosa atrás dos olhos
- extrema sensibilidade a luzes brilhantes e som
Níveis baixos de ferro
Durante a menstruação, sangue e tecido são eliminados pela vagina. Algumas mulheres apresentam menstruações particularmente intensas, com maior perda de sangue em comparação com outras.
Mulheres que apresentam fluxos muito intensos e perdem muito sangue têm maior probabilidade de apresentar deficiência de ferro no final da menstruação. Os baixos níveis de ferro são outra causa provável de dores de cabeça após um período.
Tratamento para dores de cabeça após um período
As dores de cabeça geralmente desaparecem sozinhas com repouso ou sono. No entanto, você pode tentar certos tratamentos para ajudar a acelerar o processo ou minimizar a dor de cabeça após o período:
- Use uma compressa fria para aliviar a tensão e contrair os vasos sanguíneos.
- Use medicamentos antiinflamatórios não esteróides (AINEs) de venda livre (OTC) como o ibuprofeno (Advil) ou um analgésico como o acetaminofeno (Tylenol).
- Beba muita água para se manter hidratado.
Se você está tendo dores de cabeça hormonais, seu médico pode prescrever:
- suplementação de estrogênio com um comprimido, gel ou adesivo
- magnésio
- dosagem contínua de pílulas anticoncepcionais
Se você está tendo dores de cabeça relacionadas à deficiência de ferro, pode tentar suplementação com ferro ou comer uma dieta rica em ferro com alimentos como:
- marisco
- verdes (espinafre, couve)
- leguminosas
- carne vermelha
O takeaway
Muitas mulheres sentem dores de cabeça como parte do ciclo menstrual. Você pode tentar tratar o seu com terapia hormonal, suplementação de ferro ou analgésicos OTC. Às vezes, a melhor coisa que você pode fazer é simplesmente deitar-se em um quarto fresco, escuro e silencioso e esperar até que a dor de cabeça passe.
É sempre uma boa ideia falar com seu médico sobre qualquer preocupação que você tenha, especialmente se você sentir dores de cabeça particularmente dolorosas ou prolongadas.
Se você tiver uma dor de cabeça extraordinariamente forte que não está respondendo aos tratamentos em casa, você deve procurar atendimento urgente para avaliação para confirmar que não é devido a outra causa.