Ansiedade com a saúde (hipocondria)
Contente
- Qual é a diferença entre preocupação com sua saúde e ansiedade com a saúde?
- O que faz com que as pessoas desenvolvam ansiedade em relação à saúde?
- Como a ansiedade em relação à saúde é diagnosticada?
- Como a ansiedade relacionada à saúde é tratada?
- Psicoterapia
- Medicamento
- Quais são as perspectivas para a ansiedade pela saúde?
O que é ansiedade de saúde?
A ansiedade relacionada à saúde é uma preocupação obsessiva e irracional por ter uma condição médica séria. É também chamada de ansiedade da doença e anteriormente era chamada de hipocondria. Esta condição é marcada pela imaginação de uma pessoa sobre os sintomas físicos da doença.
Ou, em outros casos, é a interpretação errônea de uma pessoa de sensações corporais menores ou normais como sintomas de doenças graves, apesar da garantia de profissionais médicos de que eles não têm uma doença.
Qual é a diferença entre preocupação com sua saúde e ansiedade com a saúde?
Se seu corpo está enviando sinais de que você está doente, é normal se preocupar. A ansiedade relacionada à saúde é marcada pela crença constante de que você tem um sintoma ou sintomas de uma doença grave. Você pode ficar tão consumido pela preocupação que o sofrimento se torna incapacitante.
Se você está preocupado com sua saúde, a coisa racional a fazer é consultar seu médico. Com ansiedade de saúde, você sentirá extrema angústia sobre seus sintomas reais ou imaginários, mesmo depois que os resultados dos exames médicos voltaram a ser negativos e os médicos garantiram que você é saudável.
Essa condição vai além de uma preocupação normal com a saúde. Tem o potencial de interferir na qualidade de vida de uma pessoa, incluindo suas habilidades para:
- trabalho em um ambiente profissional ou acadêmico
- funcionar diariamente
- criar e manter relacionamentos significativos
O que faz com que as pessoas desenvolvam ansiedade em relação à saúde?
Os especialistas não têm certeza das causas exatas da ansiedade relacionada à saúde, mas acreditam que os seguintes fatores podem estar envolvidos:
- Você tem uma compreensão insuficiente das sensações corporais, doenças ou ambas as coisas. Você pode pensar que uma doença grave está causando sensações em seu corpo. Isso o leva a procurar evidências que confirmem que você realmente tem uma doença grave.
- Você tem um membro da família que se preocupou excessivamente com a saúde deles ou com a sua.
- Você teve experiências anteriores lidando com doenças realmente graves na infância. Portanto, como adulto, as sensações físicas que você experimenta são assustadoras para você.
A ansiedade relacionada à saúde ocorre com mais frequência no início ou no meio da idade adulta e pode piorar com a idade. Para pessoas mais velhas, a ansiedade relacionada à saúde pode se concentrar no medo de desenvolver problemas de memória. Outros fatores de risco para ansiedade de saúde incluem:
- um evento ou situação estressante
- a possibilidade de uma doença grave que acaba por não ser grave
- sendo abusado quando criança
- ter tido uma doença grave na infância ou um pai com uma doença grave
- ter uma personalidade preocupante
- verificando excessivamente sua saúde na internet
Como a ansiedade em relação à saúde é diagnosticada?
A ansiedade relacionada à saúde não está mais incluída no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da American Psychological Association. Era anteriormente chamada de hipocondria (mais conhecida como hipocondria).
Agora, as pessoas que foram diagnosticadas com hipocondria podem ser classificadas como tendo:
- transtorno de ansiedade e doença, se a pessoa não tem sintomas físicos ou apenas sintomas leves
- transtorno de sintomas somáticos, particularmente quando a pessoa tem sintomas que são percebidos como angustiantes para ela ou se ela tem vários sintomas
Para chegar a um diagnóstico de transtorno de ansiedade e saúde, seu médico fará um exame físico para descartar qualquer problema de saúde que o preocupe. Se você for saudável, seu médico pode encaminhá-lo a um profissional de saúde mental. Eles provavelmente irão prosseguir:
- realizar uma avaliação psicológica, que envolve perguntas sobre seus sintomas, situações estressantes, histórico familiar, preocupações e questões que afetam sua vida
- pedindo que você preencha uma autoavaliação psicológica ou questionário
- pergunte sobre o uso de drogas, álcool ou outras substâncias
De acordo com a American Psychiatric Association, o transtorno de ansiedade e doença é caracterizado por:
- preocupação em ter ou contrair uma doença grave
- não apresentar sintomas físicos ou apresentar sintomas muito leves
- preocupação excessiva com uma condição médica existente ou um histórico familiar sobre uma condição médica
- realizar comportamentos não razoáveis relacionados à saúde, que podem incluir:
- rastreando seu corpo para doenças repetidamente
- verificando o que você acha que são sintomas de doenças online
- evitando consultas médicas para evitar o diagnóstico de uma doença grave
- preocupação em ter uma doença por pelo menos seis meses (a doença com a qual você está preocupado pode mudar durante esse período.)
Como a ansiedade relacionada à saúde é tratada?
O tratamento para a ansiedade relacionada à saúde se concentra em melhorar os sintomas e a capacidade de funcionar na vida diária. Normalmente, o tratamento envolve psicoterapia, às vezes com medicamentos adicionados.
Psicoterapia
O tratamento mais comum para a ansiedade relacionada à saúde é a psicoterapia, particularmente a terapia cognitivo-comportamental (TCC).A TCC pode ser muito eficaz no tratamento da ansiedade relacionada à saúde, pois ensina habilidades que podem ajudá-lo a controlar seu distúrbio. Você pode participar do CBT individualmente ou em grupo. Alguns dos benefícios do CBT incluem:
- identificando suas preocupações e crenças de ansiedade de saúde
- aprender outras maneiras de olhar para as sensações do seu corpo mudando pensamentos inúteis
- aumentando sua consciência de como suas preocupações afetam você e seu comportamento
- respondendo às suas sensações e sintomas corporais de maneira diferente
- aprender a lidar melhor com sua ansiedade e estresse
- aprender a parar de evitar situações e atividades por causa das sensações físicas
- evitando examinar seu corpo em busca de sinais de doença e procurando repetidamente a garantia de que você é saudável
- melhorando seu funcionamento em casa, no trabalho ou na escola, em ambientes sociais e no relacionamento com outras pessoas
- verificar se você está ou não sofrendo de outros transtornos mentais, como depressão ou transtorno bipolar
Outras formas de psicoterapia às vezes também são usadas para tratar a ansiedade relacionada à saúde. Isso pode incluir gerenciamento de estresse comportamental e terapia de exposição. Se seus sintomas forem graves, seu médico pode recomendar medicamentos, além de seus outros tratamentos.
Medicamento
Se sua ansiedade em relação à saúde está melhorando apenas com psicoterapia, isso geralmente é tudo o que será usado para tratar sua condição. Algumas pessoas não respondem à psicoterapia, no entanto. Se isso se aplica a você, seu médico pode recomendar medicamentos.
Antidepressivos, como inibidores seletivos da recaptação da serotonina (SSRIs), são freqüentemente usados para essa condição. Se você tem transtorno de humor ou ansiedade, além de ansiedade, os medicamentos usados para tratar essas doenças também podem ajudar.
Alguns medicamentos para ansiedade em relação à saúde apresentam riscos e efeitos colaterais graves. É importante revisar suas opções de tratamento com seus médicos completamente.
Quais são as perspectivas para a ansiedade pela saúde?
A ansiedade relacionada à saúde é uma condição médica de longo prazo que pode variar em gravidade ao longo do tempo. Em muitas pessoas, parece piorar com a idade ou durante períodos de estresse. No entanto, se você procurar ajuda e seguir seu plano de tratamento, é possível reduzir seus sintomas de ansiedade de saúde para que possa melhorar seu funcionamento diário e diminuir suas preocupações.