Mattel modelou a primeira Barbie usando Hijab depois de Ibtihaj Muhammad
Contente
A Mattel acaba de lançar uma nova boneca foda à imagem de Ibtihaj Muhammad, um esgrimista olímpico e o primeiro americano a competir nos Jogos usando um hijab. (Muhammad também falou conosco sobre o futuro das mulheres muçulmanas no esporte.)
Muhammad é o mais recente homenageado como parte do programa Barbie Shero, que "reconhece mulheres que quebram barreiras para inspirar a próxima geração de meninas". O "shero" do ano passado, Ashley Graham, presenteou Muhammad com o prêmio no Glamour Women of the Year Summit, e a boneca estará disponível para compra em 2018. (Confira a Barbie que foi feita para se parecer com Graham.)
É seguro dizer que Muhammad tem uma carreira à qual muitas garotas aspiram: ela desafiou os estereótipos quando se tornou a primeira atleta olímpica dos EUA a competir usando um hijab, foi uma das Tempo da revista "100 Pessoas Mais Influentes" de 2016, e recentemente lançou a linha de roupas Louella.
“Uma das quatro garotas, eu brinquei com Barbies até os 15 anos, então é difícil explicar como estou animado”, disse Muhammad. “Ter a Barbie como a primeira grande empresa a ter uma boneca em hijab é muito legal e inovador. O que eu mais amo neste momento é que as meninas poderão entrar em uma loja de brinquedos e ver aquela representação que nunca existiu antes." (ICYMI, este ano a Nike se tornou a primeira gigante de roupas esportivas a fazer um hijab de desempenho.)
Você pode esperar que a boneca se pareça com Muhammad além do hijab, também - desde o tipo de corpo até a maquiagem. "Sempre me disseram que eu tinha pernas grandes enquanto crescia, mas através do esporte pude aprender a apreciar meu corpo do jeito que ele era - independentemente das imagens de mulheres magras e brancas com cabelos loiros e olhos azuis que vi na TV e as revistas, fui capaz de crescer como um garoto moreno e curvilíneo e adorei meu tamanho e a força que poderia alcançar por causa da esgrima. Portanto, minha Barbie com pernas fortes era muito importante para mim ", diz Muhammad. "Ela também precisava ter o delineador alado perfeito porque é uma das coisas que me faz sentir ótima - é meu escudo de poder."
Enquanto brincar de fantasiar ou de boneca tende a ser banalizado, Muhammad argumenta veementemente que a capacidade das meninas de imaginar as coisas diferentes que podem ser e de se imaginarem em espaços diferentes é crucial. "Não acho que haja nada de errado em garotinhas que querem usar maquiagem ou brincar com suas bonecas - e também que suas bonecas sejam esportistas duronas na pista de esgrima, em hijab."