É seguro tomar ibuprofeno (Advil, Motrin) durante a amamentação?
Contente
- visão global
- Dosagem
- Analgésicos e amamentação
- Remédios e leite materno
- Dicas para prevenir e tratar dores de cabeça durante a amamentação
- 1. Hidrate-se bem e coma regularmente
- 2. Durma um pouco
- 3. Exercício
- 4. Coloque gelo
- Leve embora
visão global
Idealmente, você não deve tomar nenhum medicamento durante a gravidez e durante a amamentação. Quando o controle da dor, inflamação ou febre é necessário, o ibuprofeno é considerado seguro para mães que amamentam e bebês.
Tal como acontece com muitos medicamentos, vestígios do analgésico de venda livre (OTC) podem ser transferidos para o seu filho através do leite materno. No entanto, mostre que a quantidade que é passada é muito baixa e o medicamento apresenta muito pouco risco para os bebês.
Continue lendo para saber mais sobre o ibuprofeno e a amamentação e como manter o leite materno seguro para o seu bebê.
Dosagem
Mulheres que amamentam podem tomar ibuprofeno até a dose máxima diária sem nenhum impacto negativo sobre elas ou seus filhos. Um idoso de 1984 descobriu que as mães que tomaram 400 miligramas (mg) de ibuprofeno a cada seis horas passaram menos de 1 mg do medicamento pelo leite materno. Para efeito de comparação, a dose de ibuprofeno para bebês é de 50 mg.
Se o seu bebê também estiver tomando ibuprofeno, você não deverá ajustar a dose. Para estar seguro, converse com o médico ou farmacêutico do bebê sobre a dose antes de administrá-la.
Embora o ibuprofeno seja seguro para ser tomado durante a amamentação, você não deve tomar mais do que a dose máxima. Limite os medicamentos, suplementos e ervas que você coloca em seu corpo para reduzir a chance de efeitos colaterais para você e seu filho. Use compressas frias ou quentes em ferimentos ou dores.
Não tome ibuprofeno se você tiver uma úlcera péptica. Este medicamento para a dor pode causar sangramento gástrico.
Se você tem asma, evite o ibuprofeno, pois ele pode causar broncoespasmos.
Analgésicos e amamentação
Muitos analgésicos, especialmente as variedades OTC, passam para o leite materno em níveis extremamente baixos. As mães que amamentam podem usar:
- acetaminofeno (Tylenol)
- ibuprofeno (Advil, Motrin, Proprinal)
- naproxeno (Aleve, Midol, Flanax), para uso de curto prazo apenas
Se você estiver amamentando, pode tomar paracetamol ou ibuprofeno até a dose máxima diária. No entanto, se você puder tomar menos, isso é recomendado.
Você também pode tomar naproxeno na dose máxima diária, mas este medicamento só deve ser tomado por um curto período de tempo.
Para a saúde e segurança de seu bebê, mães que amamentam nunca devem tomar aspirina. A exposição à aspirina aumenta o risco de uma criança ter síndrome de Reye, uma condição rara, mas séria, que causa inchaço e inflamação no cérebro e no fígado.
Da mesma forma, mães que amamentam não devem tomar codeína, um analgésico opioide, a menos que seja prescrito pelo seu médico. Se você tomar codeína enquanto amamenta, procure atendimento médico se o bebê começar a apresentar sinais de efeitos colaterais. Esses sinais incluem:
- aumento da sonolência
- problemas respiratórios
- mudanças na alimentação ou dificuldade de alimentação
- fraqueza do corpo
Remédios e leite materno
Quando você toma um medicamento, o medicamento começa a se decompor, ou se metabolizar, assim que você o engole. Conforme está se decompondo, a droga é transferida para o seu sangue. Uma vez no sangue, uma pequena porcentagem do medicamento pode passar para o leite materno.
A rapidez com que você toma um medicamento antes de amamentar ou bombear pode afetar a quantidade do medicamento que pode estar presente no leite materno que seu bebê consome. O ibuprofeno geralmente atinge seu nível máximo cerca de uma a duas horas após ser tomado por via oral. O ibuprofeno não deve ser tomado mais do que a cada 6 horas.
Se você está preocupada em passar o medicamento para seu bebê, tente programar sua dose após a amamentação para que passe mais tempo antes da próxima alimentação de seu filho. Você também pode alimentar seu bebê com leite materno que você tirou antes de tomar o medicamento, se disponível, ou fórmula.
Dicas para prevenir e tratar dores de cabeça durante a amamentação
O ibuprofeno é eficaz para dor ou inflamação leve a moderada. É um tratamento OTC popular para dores de cabeça. Uma maneira de reduzir a frequência com que você precisa tomar ibuprofeno é prevenir dores de cabeça.
Aqui estão quatro dicas para ajudar a reduzir ou prevenir dores de cabeça.
1. Hidrate-se bem e coma regularmente
É fácil esquecer de comer e manter-se hidratado ao cuidar de um bebê. Sua dor de cabeça pode ser resultado de desidratação e fome, entretanto.
Mantenha uma garrafa de água e um saco de lanches à mão no berçário, no carro ou onde quer que você esteja amamentando. Beba e coma enquanto o seu bebé está a mamar. Manter-se hidratado e alimentado também ajuda a apoiar a produção de leite materno.
2. Durma um pouco
É mais fácil falar do que fazer para um novo pai, mas é imperativo. Se você tiver dor de cabeça ou sentir cansaço, durma enquanto o bebê dormir. A roupa pode esperar. Melhor ainda, peça a um amigo que venha levar o bebê para passear enquanto você descansa. O autocuidado pode ajudá-lo a cuidar melhor de seu filho, então não o considere um luxo.
3. Exercício
Arranje tempo para se mover. Coloque seu bebê em uma cadeirinha ou carrinho de bebê e dê um passeio. Um pouco de suor pode aumentar sua produção de endorfinas e serotonina, dois produtos químicos que podem ajudar a distrair você de seu corpo cansado e da crescente lista de tarefas pendentes.
4. Coloque gelo
A tensão no pescoço pode causar dor de cabeça, portanto, aplique uma bolsa de gelo na nuca enquanto descansa ou amamenta. Isso pode ajudar a reduzir a inflamação e aliviar a dor de cabeça.
Leve embora
O ibuprofeno e alguns outros analgésicos OTC são seguros para tomar durante a amamentação. No entanto, se você estiver preocupado, converse com seu médico sobre quaisquer dúvidas que você tenha.
Evite tomar quaisquer medicamentos que não sejam necessários durante a amamentação também. Isso reduz o risco de efeitos colaterais ou complicações.
Se você começar um novo medicamento, certifique-se de que seu médico e o médico do seu bebê estão cientes disso.
Por último, não sente dor por medo de transferir remédio para seu bebê. Muitos medicamentos são transferidos para o leite materno em doses muito baixas, o que é seguro para o bebê. Seu médico pode ajudá-lo a encontrar o medicamento certo para seus sintomas e pode tranquilizá-lo sobre a saúde e segurança do seu bebê.