O treinamento com intervalos ajuda no diabetes tipo 2?
Contente
- Quais são os benefícios do treinamento intervalado?
- Quais são os riscos potenciais do treinamento intervalado?
- Como posso incorporar o treinamento intervalado em minha rotina?
- A dica: adicione intensidade à sua rotina
Durante o treinamento intervalado, você alterna entre períodos de atividade de alta intensidade e períodos de atividade de baixa intensidade. Os intervalos de alta intensidade dão ao seu coração, pulmões e músculos um exercício vigoroso. Os intervalos de baixa intensidade dão ao seu corpo tempo para se recuperar.
Se você vive com diabetes tipo 2, fazer exercícios regularmente pode ajudar a gerenciar seus níveis de açúcar no sangue. O treinamento com intervalos pode ser uma maneira útil de obter a atividade física necessária. Continue lendo para saber como o treinamento intervalado pode ajudá-lo a gerenciar o diabetes tipo 2 e como aproveitar ao máximo seus exercícios.
Quais são os benefícios do treinamento intervalado?
Segundo um artigo de revisão publicado em 2015, o treinamento intervalado tem muitos benefícios em potencial para pessoas com diabetes tipo 2. A pesquisa sugere que ele faz mais para melhorar a aptidão cardiorrespiratória em comparação com o exercício contínuo de intensidade moderada. Alguns estudos sugerem que isso também pode levar a maiores melhorias na sua capacidade de gerenciar seus níveis de açúcar no sangue.
O treinamento com intervalos também pode ajudá-lo a aproveitar ao máximo os treinos curtos. Embora sejam necessárias mais pesquisas, estudos iniciais sugerem que mesmo curtos períodos de treinamento intervalado podem fazer uma diferença positiva nos níveis de açúcar no sangue e na saúde do coração. Se você tiver apenas 10 ou 20 minutos de sobra para o exercício, considere incorporar alguns intervalos de atividade de alta intensidade em sua sessão de treino.
Quais são os riscos potenciais do treinamento intervalado?
O treinamento com intervalos tem muitos benefícios em potencial, mas pode não ser o melhor ajuste para todos. Em geral, exercícios de alta intensidade colocam mais estresse no seu coração do que exercícios de baixa e média intensidade.
Para a maioria das pessoas, isso não é um problema. Mas para pessoas com certas condições de saúde, pode ser arriscado.
Antes de adicionar intervalos de alta intensidade à sua rotina de exercícios, converse com seu médico. Dependendo do seu histórico médico e nível de condicionamento físico, eles podem incentivá-lo a fazer um teste de estresse. Este teste pode ajudá-lo a aprender como o seu coração responde à atividade aeróbica vigorosa. O seu médico pode ajudá-lo a entender os resultados dos seus testes e desenvolver um plano de treino seguro para você.
Se você decidir tentar o treinamento intervalado, tente estabelecer metas realistas e aumentar gradualmente sua resistência ao longo do tempo. Isso pode ajudá-lo a evitar lesões por uso excessivo, enquanto faz um progresso constante em direção aos seus objetivos de condicionamento físico.
Uma das vantagens do treinamento intervalado é a sua flexibilidade. Você pode ajustar a duração e a intensidade dos seus intervalos para atender às suas necessidades e habilidades. À medida que seu nível de condicionamento físico melhora, você pode aumentar a duração ou a intensidade de seus intervalos ou fazer intervalos mais curtos entre eles.
Como posso incorporar o treinamento intervalado em minha rotina?
Você pode usar o treinamento intervalado com muitos tipos diferentes de exercícios.
Por exemplo, na próxima vez que você for passear, considere alternar períodos de caminhada rápida com períodos de caminhada lenta. Para um treino mais desafiador, você pode alternar entre corrida e caminhada. Dependendo do seu nível de condicionamento físico, você pode tentar começar com intervalos de 30 segundos de corrida, seguidos por intervalos de 2 minutos de caminhada.
Você pode aplicar a mesma estratégia a outros tipos de exercícios aeróbicos, como:
- ciclismo
- natação
- esqui de fundo
- exercícios elípticos
Alterar o ritmo é uma maneira de ajustar o nível de intensidade dos seus intervalos, mas não é a única opção. Por exemplo, considere escalar uma colina ou um conjunto de escadas durante intervalos de alta intensidade de caminhada, corrida ou ciclismo. Se você estiver usando uma bicicleta ergométrica, aparelho elíptico ou outro equipamento para exercícios, também poderá ajustar as configurações para adicionar mais resistência durante intervalos de alta intensidade.
Você também pode usar o treinamento intervalado para atividades de fortalecimento muscular. Por exemplo, conjuntos alternativos de callisthenics de alta intensidade com períodos de descanso. Exemplos de exercícios calistênicos incluem flexões, flexões, lunges, agachamentos e flexões abdominais.
Muitas aulas de fitness também incorporam elementos de treinamento intervalado em sua programação.
A dica: adicione intensidade à sua rotina
Adicionar intervalos de atividade de alta intensidade aos seus treinos pode ajudar a melhorar seu nível de condicionamento aeróbico. Também pode ajudá-lo a gerenciar o açúcar no sangue de forma mais eficaz, enquanto oferece ao seu corpo um bom treino.
Para minimizar o risco de lesões, comece devagar e defina metas realistas de exercícios. À medida que seu nível de condicionamento físico melhora, você pode aumentar gradualmente a duração ou a intensidade de seus intervalos.