Deficiência de ferro e perda de cabelo
Contente
- Com o que se parece?
- Como você trata a deficiência de ferro e a queda de cabelo?
- Rebrota
- Qual é a perspectiva de queda de cabelo causada por deficiência de ferro?
- Você pode prevenir a deficiência de ferro e a queda de cabelo?
Por que a deficiência de ferro causa queda de cabelo?
A queda de cabelo tem muitas causas e pode afetar adultos e crianças de todos os sexos. A queda de cabelo não é causada apenas pela calvície de padrão masculino. Também pode ser causado por falta de nutrientes. Quando você não tem ferro suficiente, seu corpo não consegue produzir hemoglobina no sangue. A hemoglobina transporta oxigênio para o crescimento e reparo das células do corpo, incluindo as células que estimulam o crescimento do cabelo.
Com o tratamento, você pode ajudar a reverter a deficiência de ferro e a queda de cabelo.
Com o que se parece?
A queda de cabelo por deficiência de ferro pode ser semelhante à queda de cabelo tradicional de padrão masculino e feminino. Um estudo publicado no Journal of Korean Medical Science descobriu que o ferro pode não apenas desempenhar um papel na perda de cabelo, mas pode fazer com que o cabelo caia de uma forma semelhante à calvície genética masculina e feminina.
Se você está passando por queda de cabelo, pode notar mais cabelo do que o normal no ralo do chuveiro ou nas escovas de cabelo. Em casos mais avançados, você pode notar manchas carecas no couro cabeludo.
Como você trata a deficiência de ferro e a queda de cabelo?
A maior parte da queda de cabelo relacionada à deficiência de ferro não é permanente. A melhor maneira de tratar a queda de cabelo é abordar a causa subjacente do problema. Se você acha que sua queda de cabelo está relacionada a uma deficiência de ferro, consulte um médico para medir seus níveis de ferro. O seu médico provavelmente pedirá um exame de sangue do nível de ferritina, que mede os níveis de uma proteína chamada ferritina, que ajuda a armazenar ferro.
Se os resultados do seu teste mostrarem baixos níveis de ferro, você pode tratá-lo com suplementos de ferro. Você pode experimentar uma mudança nos movimentos intestinais como um efeito colateral do ferro extra, então informe seu médico se você tem tendência a dores de estômago.
Rebrota
As pessoas nos Estados Unidos gastam mais de 3,5 bilhões de dólares em produtos para tratar a queda de cabelo, e estima-se que cerca de 99 por cento desses produtos não funcionam. Siga os tratamentos recomendados pela Food and Drug Administration e por profissionais médicos dos EUA. Esses incluem:
- Minoxidil (Rogaine): Você usa este popular líquido de venda livre como xampu. Você esfrega no couro cabeludo duas vezes por dia para promover o crescimento do cabelo e evitar mais queda. Os efeitos do Rogaine duram cerca de 16 semanas, período após o qual a taxa de crescimento deve diminuir. No entanto, você pode continuar a aplicá-lo após 16 semanas para colher quaisquer benefícios adicionais. Rogaine está disponível para homens e mulheres.
- Finasterida (Propecia): está disponível apenas para homens na forma de pílula. Retarda a queda de cabelo e, para alguns homens, estimula o crescimento do cabelo.
- Cirurgia: embora a cirurgia não promova o recrescimento, é uma opção disponível para quem está passando por queda de cabelo permanente. A cirurgia de transplante e restauração capilar envolve a remoção de pequenos ralos de pele que contêm fios de cabelo e sua implantação nas áreas calvas da cabeça.
Qual é a perspectiva de queda de cabelo causada por deficiência de ferro?
A perda de cabelo devido à deficiência de ferro deve durar apenas temporariamente. É sempre uma boa ideia visitar seu médico para discutir as opções de tratamento e colocá-lo no caminho para uma saúde ideal rapidamente. Seu médico pode ajudá-lo a mudar sua dieta para obter a quantidade certa de ferro para suas necessidades.
Você pode prevenir a deficiência de ferro e a queda de cabelo?
Para prevenir futura queda de cabelo, você deve:
Faça uma dieta saudável e equilibrada. Certifique-se de comer alimentos ricos em ferro, como espinafre, ervilhas, proteínas magras - como carne de porco e salmão - e frutas secas. Você também deve procurar a frase “fortificado com ferro” nos rótulos de alimentos embalados, como cereais.
Adicione alimentos ricos em vitamina C à sua dieta. Esses alimentos permitem que seu corpo absorva o ferro de maneira mais eficiente. Certifique-se de comer mais laranjas, morangos, melões, brócolis e tomates.
Use seu cabelo solto. O uso de uma faixa apertada na cabeça pode causar quebra e queda de cabelo.
Proteja o seu cabelo das intempéries com lenços e chapéus. Em dias excepcionalmente ensolarados e com vento, mantenha o cabelo coberto.
Escove e lave o cabelo suavemente. Ser gentil pode ajudá-lo a evitar qualquer excesso de cabelo durante a manutenção de rotina.
Evite usar produtos químicos e tinturas de cabelo. Se você usa produtos químicos e cabelos, procure ajuda ou orientação de um profissional treinado.
Evite equipamentos baseados em calor, como secadores de cabelo e ferros de ondulação. Caso precise usá-los, acrescente uma camada de proteção com gel protetor capilar ou mousse, que pode ser adquirida em qualquer supermercado ou farmácia.