Macrocefalia
Contente
- O que é macrocefalia?
- O que causa a macrocefalia?
- Sintomas correspondentes
- Fatores de risco para macrocefalia
- Como é diagnosticada a macrocefalia?
- Como é tratada a macrocefalia?
- Macrocefalia em adultos
- Complicações macrocefalia
- Qual é a perspectiva da macrocefalia?
O que é macrocefalia?
Macrocefalia refere-se a uma cabeça muito grande. Geralmente é um sintoma de complicações ou condições no cérebro.
Existe um padrão usado para definir macrocefalia: a circunferência da cabeça de uma pessoa é mais do que dois desvios padrão acima da média para a idade deles. Ou, sua cabeça é maior que o 98º percentil.
O que causa a macrocefalia?
Macrocefalia é geralmente um sintoma de outras condições. A macrocefalia familiar benigna é uma condição herdada. Isso acontece em famílias predispostas a ter cabeças maiores.
Às vezes, há um problema no cérebro, como hidrocefalia ou excesso de líquido. Condições subjacentes exigirão tratamento.
A coleção extra-axial benigna é uma condição em que há líquido no cérebro. Mas essa condição não requer tratamento porque a quantidade de líquido é pequena.
Outras condições que podem causar macrocefalia incluem:
- tumores cerebrais
- sangramento intracraniano
- hematomas crônicos e outras lesões
- certas síndromes genéticas e condições metabólicas
- alguns tipos de infecções
Sintomas correspondentes
Algumas crianças terão macrocefalia benigna. E eles não terão outros sintomas além de uma circunferência da cabeça maior.
Em outros casos, as crianças podem sofrer atrasos no desenvolvimento, como atingir metas de aprendizado. Outros sintomas incluem:
- deficiências mentais ou atrasos
- crescimento rápido da cabeça
- crescimento lento do resto do corpo
- comorbidade com outras condições, incluindo autismo ou epilepsia
Fatores de risco para macrocefalia
Existem fatores que aumentam a probabilidade de macrocefalia, como a genética. A macrocefalia familiar é uma condição herdada. Também se pensa que crianças com autismo têm maior incidência de macrocefalia. Um estudo estima que 15 a 35% das crianças com autismo terão macrocefalia.
Não há evidências de que a macrocefalia afete crianças de qualquer sexo, nacionalidade ou raça em particular com mais frequência.
Como é diagnosticada a macrocefalia?
Um pediatra pode diagnosticar macrocefalia. Eles rastrearão as medidas da cabeça de uma criança ao longo do tempo. O seu médico também realizará testes neurológicos. Isso pode incluir uma tomografia computadorizada, ultrassom ou ressonância magnética para obter uma melhor visão da cabeça e do cérebro.
Como a macrocefalia pode ser um sintoma, o seu médico verificará a cabeça do seu bebê em busca de um aumento na pressão. Os sintomas de aumento da pressão incluem:
- vômito
- irritabilidade
- dores de cabeça
O seu médico também procurará veias salientes e problemas oculares. Esses sintomas requerem avaliação neurológica para encontrar o problema subjacente e sua gravidade.
Não deixe de informar o seu médico se você tiver um histórico familiar de tamanho de cabeça maior que a média.
Como é tratada a macrocefalia?
O tratamento para macrocefalia dependerá do diagnóstico.
Se os testes não indicarem problemas e as varreduras do cérebro forem normais, seu médico continuará monitorando a cabeça do bebê. Os pais também são aconselhados a prestar atenção em:
- um ponto fraco abaulado
- vômito
- falta de interesse em comida
- movimentos anormais nos olhos
- sono excessivo
- irritabilidade
Macrocefalia em adultos
Estudos sobre macrocefalia em adultos são limitados. Isso ocorre em parte porque as medidas da cabeça geralmente são tomadas apenas durante o desenvolvimento do bebê. A macrocefalia em adultos é uma circunferência occipitofrontal (cabeça) de até três desvios padrão acima da média. Também pode ser um cérebro que pesa mais de 1.800 gramas. Isto é devido à expansão do tecido cerebral. A maioria dos adultos com macrocefalia não continua a crescer até a idade adulta.
Complicações macrocefalia
Complicações são raras na macrocefalia benigna. Mas eles podem ocorrer. Pessoas com crescimento excessivo do cérebro podem sofrer compressão do tronco cerebral. Isso requer cirurgia para descomprimir o tronco cerebral.
Pessoas com macrocefalia costumam ter hidrocefalia. Esta é uma condição em que uma quantidade anormalmente alta de líquido cefalorraquidiano se acumula no cérebro.
Outras complicações incluem:
- convulsões ou epilepsia
- fatores de risco perinatais
- comorbidade neurológica ou coexistência de duas condições (isso pode levar a outras complicações e problemas de saúde)
Qual é a perspectiva da macrocefalia?
Bebês com macrocefalia familiar benigna geralmente crescem sem grandes complicações. Em outros casos, a perspectiva da macrocefalia depende da condição subjacente e de sua gravidade.