Lesão do ligamento colateral medial do joelho (lágrima MCL)
Contente
- O que é uma lesão do ligamento colateral medial (LMC)?
- Tipos de lesões MCL
- Quais são os sintomas de uma lesão MCL?
- Como é diagnosticada uma lesão na MCL?
- Como é tratada uma lesão na MCL?
- Tratamento imediato
- reabilitação
- Cirurgia
- Qual é a perspectiva de uma lesão na MCL?
O que é uma lesão do ligamento colateral medial (LMC)?
O ligamento colateral medial (LMC) está localizado no aspecto interno ou parte do joelho, mas fica fora da articulação. Os ligamentos mantêm os ossos juntos e adicionam estabilidade e força a uma articulação.
O MCL conecta a parte superior da tíbia, ou o osso da canela, ao fundo do fêmur ou do osso da coxa.
Uma lesão no MCL é freqüentemente chamada de entorse de MCL. Lesões ligamentares podem esticar o ligamento ou rasgá-lo. A lesão MCL do joelho geralmente é causada por um golpe direto no joelho. Esse tipo de lesão é comum nos esportes de contato.
Geralmente, é o resultado de um golpe ou golpe na parte externa do joelho, que estica ou rasga o MCL.
Tipos de lesões MCL
As lesões na MCL podem ser de graus 1, 2 ou 3:
- Uma lesão MCL de grau 1 é a menos grave. Isso significa que seu ligamento foi esticado, mas não rasgado.
- Uma lesão MCL grau 2 significa que seu ligamento foi parcialmente rasgado. Isso geralmente causa alguma instabilidade na articulação do joelho.
- Uma lesão MCL grau 3 é o tipo mais grave de lesão ligamentar. Ocorre quando seu ligamento foi completamente rasgado. A instabilidade articular é comum em uma entorse de MCL grau 3.
Quais são os sintomas de uma lesão MCL?
Os sintomas de uma lesão MCL são semelhantes aos sintomas de outros problemas no joelho. É importante que seu médico examine seu joelho para determinar o problema.
Os sintomas de uma lesão MCL podem incluir:
- um som de estalo após lesão
- dor e sensibilidade ao longo da parte interna do joelho
- inchaço da articulação do joelho
- uma sensação de que seu joelho vai ceder quando você coloca peso nele
- travamento ou travamento na articulação do joelho
Problemas com a estabilidade do joelho geralmente indicam lesões de grau 2 ou 3.
Como é diagnosticada uma lesão na MCL?
Muitas vezes, seu médico pode dizer se você tem uma lesão no LCM examinando seu joelho. Durante o exame, seu médico dobrará o joelho e pressionará a parte externa. Eles poderão dizer se seu joelho interno está frouxo, o que indicaria uma lesão na MCL.
É importante que você relaxe os músculos das pernas durante o exame. Isso facilita para o seu médico testar a estabilidade de seus ligamentos. Você pode sentir alguma dor e sensibilidade no joelho durante o exame.
O seu médico pode solicitar exames de imagem para ajudar a diagnosticar sua lesão no joelho. Um raio X dará ao seu médico uma imagem dos ossos do seu joelho. Isso pode ajudá-los a descartar outros problemas no joelho.
Durante um raio-X, um técnico posicionará seu joelho para que a máquina possa gravar imagens. Isso pode causar dor se o joelho estiver sensível ou inchado. No entanto, o processo levará apenas alguns minutos. O raio X dirá ao seu médico se houver uma lesão nos ossos do joelho.
O seu médico também pode solicitar uma ressonância magnética. Este é um teste que usa ímãs e ondas de rádio para produzir imagens do corpo.
Para uma ressonância magnética, você se deita em uma mesa e um técnico posiciona seu joelho. A máquina de ressonância magnética geralmente faz barulhos altos. Você pode receber tampões para os ouvidos.
A tabela deslizará para um scanner e as imagens do seu joelho serão gravadas. Durante a ressonância magnética, você poderá se comunicar com seu técnico por meio de um microfone e alto-falantes na máquina.
As imagens da ressonância magnética informarão o seu médico se você tiver algum problema nos músculos ou ligamentos do joelho.
Como é tratada uma lesão na MCL?
As opções de tratamento variam dependendo da gravidade da lesão MCL. A maioria das lesões no MCL se recupera por si própria após algumas semanas de descanso.
Tratamento imediato
O tratamento imediato é necessário para aliviar a dor e ajudar a estabilizar o joelho. As opções de tratamento imediato incluem:
- aplicação de gelo para reduzir o inchaço
- elevar o joelho acima do coração para ajudar com o inchaço
- tomar medicamentos anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) para aliviar a dor e o inchaço
- comprimir o joelho usando uma bandagem ou cinta elástica
- em repouso
- usando muletas para manter o peso do joelho machucado
reabilitação
À medida que você se recupera da lesão, o objetivo é recuperar a força do joelho e evitar mais lesões. Os tratamentos podem incluir:
- fisioterapia para fortalecer os músculos e melhorar a amplitude de movimento do joelho
- usando joelheira protetora durante a atividade física
- atividades limitadoras que podem causar lesões adicionais, como esportes de contato
Cirurgia
Raramente, uma lesão no MCL exigirá cirurgia. A cirurgia é necessária quando o ligamento é rompido de forma a não se reparar. Isso também ocorre quando a lesão da MCL ocorre com outras lesões ligamentares.
Antes da cirurgia, seu cirurgião pode usar a artroscopia para examinar minuciosamente a extensão da lesão e procurar lesões associadas dentro do joelho. A artroscopia envolve a inserção de uma câmera pequena e fina através de uma pequena incisão ou corte.
Após o exame artroscópico, seu cirurgião fará uma pequena incisão ao longo da parte interna do joelho. Se o seu ligamento estiver rasgado onde ele se liga ao osso da tíbia ou da coxa, seu cirurgião pode usar um destes para recolocá-lo:
- pontos grandes
- grampos ósseos
- um parafuso de metal
- um dispositivo chamado âncora de sutura
Se a lágrima estiver no meio do ligamento, seu cirurgião costurará o ligamento.
Qual é a perspectiva de uma lesão na MCL?
A perspectiva é geralmente boa, independentemente de a cirurgia ser ou não necessária. Os tempos de recuperação variam de acordo com a gravidade da lesão no MCL. Como as lesões de grau 1 no MCL são pequenas, elas levam apenas alguns dias para cicatrizar.
Lesões de grau 2, no entanto, podem levar até quatro semanas. As lesões de grau 3 são as mais graves e têm o maior tempo de recuperação. Normalmente, leva oito semanas ou mais para que esses tipos de lesões se recuperem.