Por que a meditação é o segredo para uma pele mais jovem e saudável

Contente

Os benefícios da meditação para a saúde são incríveis. A ciência mostra que praticar a atenção plena pode diminuir os níveis de estresse, ajudá-lo a perder peso, eliminar certos vícios e até mesmo se tornar um atleta melhor, apenas para citar alguns.
Mas se esses benefícios mente-corpo não foram suficientes para convencê-lo, agora há outro motivo para embarcar: também pode ajudar sua aparência, diz a dermatologista Jennifer Chwalek, M.D. de Nova York. Dermatologia a laser Union Square.
Depois de ser apresentada à meditação durante seu treinamento de professora de ioga, a Dra. Chwalek explica que rapidamente se tornou uma rotina diária, ajudando-a a encontrar paz interior em meio ao caos e à incerteza da vida. E ela percebeu os principais benefícios para a pele que podem advir com a prática também.
"Percebi que todos que eu conhecia que meditavam regularmente pareciam substancialmente mais jovens do que sua idade real", diz o Dr. Chwalek. Na verdade, isso é apoiado pela ciência: um estudo inovador nos anos 80 mostrou que os meditadores tinham uma idade biológica mais jovem em comparação com os não meditadores, diz ela. "Eu estava ciente de estudos mostrando que a meditação poderia ser usada para tratar hipertensão e ansiedade, mas não estava ciente de todas as pesquisas mostrando seus efeitos positivos na longevidade."
Como, exatamente, isso funciona? O Dr. Chwalek explica que um dos efeitos mais importantes pesquisados da meditação é sua capacidade de alongar e melhorar a atividade dos telômeros - as capas protetoras no final dos cromossomos, que encurtam com a idade e com o estresse crônico. E, estudos mais recentes mostraram que a meditação pode causar mudanças em nossos genes. Em particular, a meditação pode suprimir a resposta de genes promotores de inflamação, a.k.a você terá menos inflamação da pele e menos rugas a longo prazo, diz o Dr. Chwalek.
Em um nível mais imediato, sabemos que a meditação regular reduz a atividade do sistema nervoso simpático ao diminuir os níveis de cortisol e epinefrina - os hormônios responsáveis pela resposta de fuga ou luta, explica o Dr. Chwalek. Isso, por sua vez, reduz a pressão arterial e a freqüência cardíaca e aumenta o oxigênio nas células. E quando há aumento do fluxo sanguíneo, ajuda a levar nutrientes para a pele e remove toxinas. O resultado final é uma tez mais orvalhada e radiante, diz ela. (Aqui, mais informações sobre o que está acontecendo em seu cérebro durante a meditação.)
Ao suprimir a resposta do cortisol do corpo (melhorando assim as emoções negativas e o controle do estresse), a meditação também é benéfica para qualquer condição de pele agravada pelo estresse - o que inclui acne, psoríase, eczema, queda de cabelo e doenças de pele autoimunes, diz o Dr. Chwalek. A cereja no topo? Você evitará o envelhecimento acelerado da pele. (Há uma razão para essas rugas serem chamadas de linhas de preocupação!)
Isso não quer dizer que a meditação é um substituto para seus produtos, mas "meditação deve faça parte de uma receita para uma pele saudável que inclui uma boa dieta, sono e produtos / tratamento de boa qualidade para a pele ", diz o Dr. Chwalek.
“As pessoas duvidam que a meditação e o treinamento da atenção plena possam ter efeitos tão profundos em sua saúde (a ponto de afetar sua aparência)”, diz ela. "Temos a tendência de subestimar o poder de nosso pensamento quando se trata de nossa saúde e a maioria das pessoas não tem conhecimento da ciência por trás dessas práticas."
Onde começar? A boa notícia é que há mais recursos para iniciantes do que nunca. A maioria das grandes cidades agora tem centros de meditação onde você pode fazer uma meditação guiada (como o MDFL na cidade de Nova York) e muitos oferecem workshops de introdução para iniciantes. Existem também inúmeros aplicativos que fornecem meditações guiadas, incluindo Buddhify, Simply Being, Headspace e Calm, e podcasts online de especialistas como Deepak Chopra e budistas como Pema Chodron, Jack Kornfield e Tara Brach (apenas para citar alguns), Dr. Chwalek diz. (Aqui, um guia para iniciantes para meditação.)