Autor: Judy Howell
Data De Criação: 2 Julho 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
A água mineral tem benefícios para a saúde? - Nutrição
A água mineral tem benefícios para a saúde? - Nutrição

Contente

A água mineral vem de reservatórios e nascentes subterrâneos naturais (1).

Pode ser rico em vários minerais essenciais, incluindo cálcio, magnésio e sódio. Portanto, beber água mineral pode oferecer alguns benefícios à saúde.

Este artigo discute o que é água mineral, seus potenciais benefícios para a saúde e como ela se compara a outros tipos de água.

O que é água mineral?

Ao contrário de outros tipos de água, a água mineral é engarrafada na sua fonte e contém minerais naturais e outros oligoelementos (1).

De acordo com a Food and Drug Administration (FDA), a água mineral deve ter pelo menos 250 partes por milhão (ppm) do total de sólidos dissolvidos - ou minerais e oligoelementos - da fonte. Não é permitido adicionar minerais durante o engarrafamento (1, 2).


Diferentemente da soda e do gás com gás, a água mineral gasosa é naturalmente gasosa, mas é permitido adicionar ou remover gás dióxido de carbono (CO2) durante o engarrafamento (1, 2).

A água mineral também pode ser tratada para eliminar substâncias potencialmente tóxicas como o arsênico (1, 2, 3).

Como o próprio nome sugere, a água mineral pode conter grandes quantidades de minerais e outros compostos naturais, incluindo magnésio, cálcio, bicarbonato, sódio, sulfato, cloreto e fluoreto (1).

Os tipos e quantidades de minerais dependem de onde a água vem. Como resultado, os benefícios para a saúde e o sabor da água mineral variam muito.

Finalmente, enquanto a água da torneira pode fornecer alguns minerais, a água mineral engarrafada é geralmente mais alta nesses compostos (4).

resumo

A água mineral é engarrafada diretamente na fonte e geralmente contém quantidades maiores de minerais essenciais do que a água da torneira. A fonte da água afeta sua composição mineral, potenciais benefícios à saúde e sabor.


Benefícios para a saúde da água mineral

Devido à sua composição única de minerais e compostos orgânicos, a água mineral natural pode oferecer alguns benefícios à saúde.

Pode promover a saúde óssea

A ingestão adequada de cálcio é importante para a saúde óssea em todas as fases da vida, pois auxilia no desenvolvimento e manutenção óssea (5).

A água mineral demonstrou ser uma boa fonte de cálcio. De fato, estudos demonstraram que seu corpo pode absorver o cálcio da água mineral de maneira tão eficaz quanto - se não melhor que - o cálcio dos produtos lácteos (6, 7).

Um estudo realizado em 255 mulheres na pós-menopausa descobriu que aquelas que bebiam regularmente água mineral rica em cálcio tinham densidade de massa óssea significativamente maior do que aquelas que bebiam água com níveis mais baixos de cálcio (8).

Além disso, o bicarbonato e o magnésio encontrados na água mineral também podem suportar ossos fortes (1, 9, 10).


Pode ajudar a baixar a pressão arterial

Pesquisas sugerem que níveis inadequados de cálcio e magnésio podem contribuir para a pressão alta, que é um fator de risco para doenças cardíacas (1, 11, 12).

Um estudo recente associou água potável rica em magnésio e cálcio a níveis significativamente mais baixos de pressão arterial (13).

Dado que a água mineral pode ser uma boa fonte desses dois nutrientes, beber pode ajudar a diminuir os níveis pressóricos, principalmente em pessoas com níveis elevados (14).

Um estudo de quatro semanas em 70 adultos com pressão arterial limítrofe descobriu que beber pelo menos 34 onças (1 litro) de água mineral natural por dia reduziu significativamente os níveis de pressão arterial (14).

No entanto, uma revisão de 20 estudos que analisaram o efeito da água mineral na pressão sanguínea encontrou resultados inconsistentes. Portanto, são necessários mais estudos para entender melhor a relação entre beber água mineral e pressão arterial (15).

Pode beneficiar a saúde do coração

Água mineral gaseificada também pode proteger contra doenças cardíacas.

Dois estudos em mulheres na pós-menopausa constataram que o consumo de 0,5 a 1 litro de água mineral gaseificada por dia reduziu significativamente os níveis de triglicerídeos e LDL (mau) colesterol, enquanto aumentava os níveis de HDL (bom) colesterol (16, 17) .

O magnésio nessa água também pode beneficiar a saúde do coração, pois um estudo associou níveis mais altos de magnésio na água a um risco reduzido de morte por doença cardíaca (18).

Embora promissores, são necessários mais estudos de longo prazo para determinar como o consumo de água mineral afeta as medidas de saúde do coração.

Pode ajudar com prisão de ventre

A água mineral rica em magnésio também pode ajudar a prevenir e tratar a constipação.

A pesquisa mostrou que o magnésio atrai água para o intestino e relaxa os músculos intestinais. Combinado, isso torna as fezes mais macias e fáceis de passar (19).

Um estudo de 6 semanas em 106 pessoas com constipação funcional constatou que beber 17 onças (500 ml) de água mineral rica em magnésio e sulfato por dia melhorou significativamente a frequência de movimentos intestinais e a consistência das fezes (19).

Dito isto, lembre-se de que a ingestão adequada de líquidos - independentemente do conteúdo mineral - demonstrou melhorar a digestão e ajudar a manter os movimentos intestinais regulares (20, 21).

resumo

A água mineral natural pode fornecer minerais importantes que suportam a saúde óssea e digestiva. Embora esse tipo de água também possa ajudar a baixar a pressão sanguínea e apoiar a saúde do coração, são necessários mais estudos a longo prazo.

Desvantagens potenciais

Embora beber água mineral seja considerado seguro para a maioria das pessoas, algumas marcas podem ter alto teor de sódio para quem precisa de uma dieta pobre em sódio (1, 22).

Além disso, existem algumas preocupações sobre o conteúdo microplástico da água mineral em garrafas plásticas (1, 22).

Embora os efeitos a longo prazo dos microplásticos na saúde ainda sejam desconhecidos, estudos iniciais em animais e em tubos de ensaio sugerem que essas pequenas partículas podem se acumular em seu corpo e aumentar a inflamação (23, 24).

Finalmente, a água mineral com gás é mais ácida do que a água comum e a exposição ao ácido pode danificar o esmalte do dente.

Embora a pesquisa seja limitada, um estudo constatou que a água mineral com gás danificou o esmalte dos dentes apenas um pouco mais do que a água da torneira comum - e foi 100 vezes menos prejudicial que os refrigerantes açucarados (25).

resumo

Beber água mineral é geralmente considerado seguro, e a versão com gás demonstrou danificar levemente o esmalte dos dentes. No entanto, existem preocupações sobre a toxicidade microplástica por beber água mineral de garrafas plásticas.

A linha inferior

A água mineral é engarrafada diretamente na fonte e geralmente contém minerais essenciais, particularmente cálcio e magnésio.

Embora a composição mineral exata dependa de onde a água vem, o consumo de água mineral pode trazer vários benefícios à saúde.

No entanto, existem outras maneiras de obter esses minerais. Assim, a escolha entre água da torneira e água mineral deve ser determinada por qual tipo você mais gosta.

Mais Detalhes

Doença renal policística

Doença renal policística

A doença renal policí tica (PKD) é uma doença renal tran mitida por família . Ne a doença, muito ci to e formam no rin , fazendo com que fiquem aumentado .O PKD é tr...
Teste de glicose na urina

Teste de glicose na urina

Um te te de glico e na urina mede a quantidade de glico e na urina. A glico e é um tipo de açúcar. É a principal fonte de energia do eu corpo. Um hormônio chamado in ulina aju...