Autor: Sara Rhodes
Data De Criação: 9 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 20 Novembro 2024
Anonim
Uso de LAXANTES para tratar constipação intestinal? | Dr. Marcelo Werneck
Vídeo: Uso de LAXANTES para tratar constipação intestinal? | Dr. Marcelo Werneck

Contente

O bisacodil retal é usado em curto prazo para tratar a constipação. Também é usado para esvaziar os intestinos antes de cirurgias e certos procedimentos médicos. O bisacodil está em uma classe de medicamentos chamados laxantes estimulantes. Ele age aumentando a atividade dos intestinos para causar a evacuação.

O bisacodil retal vem como um supositório e enema para uso retal. Geralmente é usado no momento em que a evacuação é desejada. Os supositórios geralmente causam evacuação em 15 a 60 minutos e o enema em 5 a 20 minutos. Não use bisacodil mais de uma vez por dia ou por mais de 1 semana sem falar com seu médico. Siga cuidadosamente as instruções na embalagem ou no rótulo da receita e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Use bisacodil retal exatamente como dirigido. O uso frequente ou continuado de bisacodil pode torná-lo dependente de laxantes e fazer com que seus intestinos percam a atividade normal. Se você não evacuar regularmente após usar bisacodil, não use este medicamento novamente e converse com seu médico.


Se estiver usando um supositório bisacodil, siga estas etapas:

  1. Se o supositório for mole, coloque-o sob água fria ou leve à geladeira por alguns minutos para endurecê-lo antes de retirar a embalagem.
  2. Remova o invólucro.
  3. Se lhe foi dito para usar metade do supositório, corte-o longitudinalmente com uma faca ou lâmina limpa e afiada.
  4. Deite-se sobre o lado esquerdo e levante o joelho direito contra o peito.
  5. Usando o dedo, insira o supositório, com a ponta pontiaguda primeiro, no reto até que ele passe pelo esfíncter muscular do reto, cerca de 2,5 centímetros em adultos. Se não for inserido além desse esfíncter, o supositório pode saltar para fora.
  6. Segure-o no lugar pelo maior tempo possível.
  7. Lave bem as mãos.

Se estiver usando um bisacodil enema, siga estas etapas:

  1. Agite bem o frasco de enema.
  2. Remova a blindagem protetora da ponta.
  3. Deite-se sobre o lado esquerdo e levante o joelho direito até o peito ou ajoelhe-se e incline-se para a frente de modo que a cabeça e o peito repousem confortavelmente.
  4. Insira delicadamente o frasco de enema no reto com a ponta apontando para o umbigo.
  5. Aperte a garrafa suavemente até que esteja quase vazia.
  6. Remova o frasco de enema do reto. Mantenha o conteúdo do enema no lugar o maior tempo possível, por até 10 minutos.
  7. Lave bem as mãos.

Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.


Antes de usar bisacodil retal,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a bisacodil, qualquer outro medicamento ou qualquer um dos ingredientes desses produtos. Verifique o rótulo ou peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
  • informe o seu médico se você tiver dor de estômago, náuseas, vômitos, uma mudança repentina nos movimentos intestinais com duração de mais de 2 semanas, fissuras anais ou hemorróidas.
  • Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Se você engravidar enquanto estiver usando bisacodil retal, chame seu médico.
  • converse com seu médico sobre os riscos e benefícios do uso deste medicamento se você tiver 65 anos de idade ou mais. Os adultos mais velhos geralmente não devem usar bisacodil retal porque não é tão seguro ou eficaz quanto outros medicamentos que podem ser usados ​​para tratar a mesma condição.

Uma dieta regular e um programa de exercícios são importantes para o funcionamento regular do intestino. Faça uma dieta rica em fibras e beba muitos líquidos (oito copos) por dia, conforme recomendado pelo seu médico.


Este medicamento geralmente é usado quando necessário. Se o seu médico lhe disse para usar bisacodil retal regularmente, use a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não use uma dose dupla para compensar uma dose perdida.

O bisacodil retal pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • dores de estômago
  • desmaio
  • desconforto estomacal
  • queimando no reto

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você tiver este sintoma, pare de usar bisacodil e chame seu médico imediatamente:

  • sangramento retal

O bisacodil retal pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum ao usar este medicamento.

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Se alguém engolir bisacodil retal, ligue para o centro de controle de intoxicações local em 1-800-222-1222. Se a vítima desmaiou ou não está respirando, ligue para os serviços de emergência locais no 911.

Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre o bisacodil retal.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Bisac-Evac® Supositórios
  • Unisacodil Bisacodil®
  • Dulcolax® Supositórios
  • Frota® Bisacodyl Enema
  • Dulcolax® Kit de preparação intestinal (contendo bisacodil, bisacodil retal)
  • Frota® Kits de preparação (contendo bisacodil, bisacodil retal, fosfato de sódio)
  • LoSo® Preparação® Kit (contendo Bisacodil, Bisacodil Retal, Citrato de Magnésio)
  • Tridrate® Kits de evacuação intestinal (contendo bisacodil, bisacodil retal, citrato de magnésio)
Última revisão - 15/11/2016

Artigos Frescos

Os Melhores Blogs de Fitness de 2020

Os Melhores Blogs de Fitness de 2020

A maioria de nó conhece bem o muito benefício para a aúde do exercício, ma encontrar a diciplina não apena para começar o treinamento, ma também para continuar com e...
O que você precisa saber sobre frenectomias orais

O que você precisa saber sobre frenectomias orais

Uma frenectomia, também conhecida como frenotomia, pode e referir a qualquer procedimento em que o tecido de ligação ao corpo é cortado ou modificado. O procedimento de frenectomia...