Meningomielocele em crianças
Contente
- O que é meningomielocele em crianças?
- Quais são os sintomas da meningomielocele?
- O que causa a meningomielocele?
- Como é diagnosticada a meningomielocele?
- Como é tratada a meningomielocele?
- Qual é a perspectiva de longo prazo?
- Como posso prevenir a meningomielocele?
O que é meningomielocele em crianças?
A meningomielocele, também conhecida como mielomeningocele, é um tipo de espinha bífida. A espinha bífida é um defeito de nascença no qual o canal vertebral e a coluna vertebral não fecham antes do nascimento do bebê. Esse tipo de defeito de nascimento também é chamado de defeito do tubo neural.
A medula espinhal e as meninges (o tecido que cobre a medula espinhal) podem se projetar nas costas da criança. Em alguns casos, a pele nas costas da criança cobre a medula espinhal e as meninges. Em outros casos, a medula espinhal e as meninges podem grudar na pele.
A espinha bífida ocorre mais comumente em três formas:
- spina bifida occulta
- meningoceles
- meningomielocele (mielomeningocele)
Desses três, a meningomielocele é a mais grave. A espinha bífida occulta é a mais leve e mais comum.
Quais são os sintomas da meningomielocele?
Um bebê com meningomielocele nasce com a medula espinhal exposta. Um saco no meio da região lombar do bebê pode cobrir a medula espinhal exposta.
Os sintomas exatos e sua gravidade dependem do caso particular do seu filho. A meningomielocele geralmente é muito grave, porque a medula espinhal geralmente não se desenvolveu adequadamente e o cérebro geralmente é afetado.
Anormalidades na medula espinhal geralmente causam problemas nas funções da perna, bexiga e intestino. Algumas crianças podem perder o controle completo da bexiga ou intestino. Suas pernas podem ficar parcial ou completamente paralisadas ou sentir falta. Em outras crianças, essas partes do corpo e suas funções são apenas levemente afetadas.
Outros possíveis sintomas incluem:
- deformidades ortopédicas
- hidrocefalia (acúmulo de líquido no crânio que leva ao inchaço do cérebro)
- Malformação de Chiari (defeitos estruturais na parte do cérebro que controla o equilíbrio)
Como a medula espinhal é exposta, uma criança com meningomielocele corre o risco de desenvolver meningite bacteriana.
O que causa a meningomielocele?
Os médicos não sabem exatamente por que essa condição ocorre. É possível que a falta de ácido fólico antes e durante a gravidez precoce prejudique o desenvolvimento da medula espinhal. A condição também pode ser parcialmente genética. Em muitos casos, no entanto, não há conexão familiar.
Como é diagnosticada a meningomielocele?
Essa condição geralmente é diagnosticada durante o segundo trimestre da gravidez, quando as mulheres podem fazer um exame de sangue chamado tela quádrupla. O teste pode rastrear várias condições, incluindo meningomielocele, síndrome de Down e outras doenças congênitas do bebê. A maioria das mulheres que carregam um bebê com defeitos no tubo neural apresenta níveis elevados de alfa-fetoproteína materna (AFP).
Se o teste de triagem for positivo, testes adicionais como ultrassom na gravidez ou amniocentese podem confirmar o diagnóstico.
Como é tratada a meningomielocele?
Esta condição é normalmente diagnosticada durante o início da gravidez. Algumas mulheres optam por interromper a gravidez.
Se você optar por não fazer isso, seu bebê provavelmente precisará de cirurgia após o nascimento. A cirurgia imediata pode ajudar a proteger seu filho de infecções como meningite. O seu médico pode prescrever antibióticos como uma medida adicional na prevenção dessas infecções.
Se seu filho tiver hidrocefalia, às vezes chamada de água no cérebro, talvez seja necessário inserir um shunt. A derivação drena líquido extra ao redor do cérebro e reduz a pressão.
Seu filho pode não desenvolver controle da bexiga. Se for esse o caso, eles podem precisar de um cateter para ajudar a drenar a bexiga.
Devido ao efeito que essa condição pode ter nos membros inferiores do seu filho, ele pode precisar usar aparelho. Suspensórios são dispositivos ortopédicos que suportam as pernas ou parte principal do corpo.
Na maioria dos casos, o tratamento do seu filho será ao longo da vida. Eles precisam consultar um médico regularmente para avaliar qualquer problema em desenvolvimento. Eles também podem precisar usar uma cadeira de rodas por toda a vida.
Qual é a perspectiva de longo prazo?
Os tratamentos modernos prolongaram a vida útil de pessoas com espinha bífida. A Universidade da Carolina do Norte estima que 90% das pessoas com essa condição vivem até a idade adulta. Os tratamentos para espinha bífida continuam melhorando.
Os bebês com espinha bífida geralmente exigem muitas cirurgias para tratar as anormalidades físicas com as quais nascem. É mais provável que os bebês morram como resultado de um defeito de nascença ou devido a uma complicação de uma cirurgia para corrigir um defeito de nascença, nos primeiros anos após o diagnóstico.
Como posso prevenir a meningomielocele?
Acredita-se que a espinha bífida e outros defeitos do tubo neural estejam relacionados a baixos níveis de ácido fólico. É importante tomar suplementos de ácido fólico durante a gravidez. O ácido fólico é uma vitamina B que é importante no desenvolvimento de glóbulos vermelhos e é importante para a boa saúde em geral, especialmente durante a gravidez. Você deve tomar um suplemento de ácido fólico antes de engravidar.