8 possíveis razões pelas quais sua boca está insensível
Contente
- Quando sua boca está dormente
- Mordida, queimadura e acidez
- Reação alérgica localizada
- Deficiência de B-12
- Baixo teor de açúcar no sangue
- Síndrome da boca ardente
- Convulsões
- Sinais de acidente vascular cerebral
- Câncer e vasos sanguíneos danificados
- Medicamentos e tratamento que causam uma boca entorpecida
- Outros sintomas com a boca dormente
- Dicas para calmantes e feridas
- Quando consultar um médico
- O que um médico verificará?
- Cuidando de uma boca entorpecida
- O takeaway
Quando sua boca está dormente
Se você tem uma boca entorpecida, pode sentir uma perda de sensação ou sensação na boca. Isso pode acontecer na sua língua, gengivas, lábios ou em mais de uma área.
Você pode sentir um formigamento ou formigamento (alfinetes e agulhas) nos lábios ou dentro da boca.
O termo médico para dormência ou formigamento em qualquer parte do corpo é parestesia. Geralmente envolve pressão, irritação, excesso de excitação ou danos aos nervos.
Uma boca entorpecida por si só geralmente não é nada grave e você pode não precisar de tratamento. Em outros casos, o tratamento depende da causa da dormência.
Analisamos 8 possíveis causas para uma boca entorpecida e o que você pode fazer por cada uma.
Mordida, queimadura e acidez
Morder a língua, o lábio ou o lado da boca ao mastigar alimentos pode causar dormência na boca. Comer ou beber algo muito quente ou muito picante também pode levar a uma boca entorpecida.
Uma cárie no dente também pode causar dormência em parte da boca. Isso acontece porque os nervos da boca ou dos lábios podem estar levemente danificados ou inflamados (inchados).
Tratamento
A dormência devido a um pequeno ferimento na boca ou nos lábios desaparecerá por conta própria à medida que a área sarar. Isso pode levar alguns dias ou menos.
Para ferimentos graves ou queimaduras, procure assistência médica. Se você acredita ter uma cárie, procure um dentista.
Reação alérgica localizada
Uma reação alérgica pode causar dormência na boca e formigamento nos lábios. Isso pode ser devido à inalação de pólen ou à ingestão de um alimento que você é alérgico.
A síndrome de alergia oral, às vezes chamada de síndrome de alergia ao pólen de frutas, ocorre quando você se torna alérgico ao pólen de uma fruta ou vegetal, bem como da própria fruta ou vegetal.
Pessoas com alergias sazonais são mais propensas a ter isso. Filhos mais jovens são menos prováveis, e os que geralmente crescem com isso.
Este tipo de alergia causa apenas sintomas dentro e ao redor da boca. A dormência é uma reação alérgica local. Isso significa que o sistema imunológico reage exageradamente e acha que o alimento ou outra substância é prejudicial.
Os sintomas de alergia são desencadeados, como:
- inchaço
- nariz a pingar
- espirros
Tratamento
A maioria das pessoas tem sintomas leves que desaparecem por conta própria.
Evitar o alérgeno alimentar geralmente elimina a dormência na boca e outros sintomas. O seu médico pode prescrever medicamentos anti-alérgicos, se necessário.
Deficiência de B-12
A falta de vitamina B-12 ou ácido fólico (vitamina B-9) pode desencadear uma série de sintomas, incluindo dormência na boca, dor e queimação. Também pode causar úlceras na boca.
Isso acontece porque essas vitaminas são necessárias para produzir glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio e energizam o corpo. As vitaminas B também são importantes para a saúde dos nervos.
Tratamento
O tratamento para uma deficiência de vitamina B-12 ou ácido fólico é muito importante. Se não for tratado, pode causar danos permanentes nos nervos.
Um médico ou nutricionista pode recomendar alimentos ricos em vitamina B-12, ácido fólico e outras vitaminas do complexo B. Você provavelmente também precisará de suplementos diários dessas vitaminas.
Em alguns casos, seu médico pode prescrever injeções de vitamina B-12. Isso pode ajudar a melhorar a nutrição se o seu corpo não conseguir absorver adequadamente a vitamina B-12 e outros nutrientes.
Baixo teor de açúcar no sangue
Diabetes e baixo nível de açúcar no sangue (hipoglicemia) podem levar a vários sintomas, incluindo dormência na boca e nos lábios.
Isso pode acontecer porque níveis muito baixos de açúcar no sangue afetam o cérebro. Os nervos que trabalham para enviar sinais da boca, língua e lábios podem ficar temporariamente danificados ou não funcionar.
Outros sintomas de uma queda no açúcar no sangue incluem:
- suando
- fome
- arrepios
- tremendo
- ansiedade
Tratamento
O baixo nível de açúcar no sangue é tratado primeiro pela ingestão de uma bebida açucarada ou pela ingestão de um alimento açucarado.
Se você foi diagnosticado com diabetes, seu médico também pode alterar seus medicamentos para garantir que eles não estejam muito altos e diminuam demais o açúcar no sangue.
Mudar sua dieta para incluir mais alimentos ricos em fibras que ajudam a equilibrar os níveis de açúcar no sangue também ajudará.
Síndrome da boca ardente
A síndrome da boca ardente ou SBM é comum em mulheres de meia idade e idosas, principalmente durante a menopausa.
Estima-se que cerca de 2% dos americanos tenham essa síndrome. As mulheres têm quase sete vezes mais chances de ter BMS do que os homens.
Geralmente, causa uma sensação de queimação ou dor na ponta e nos lados da língua, no céu da boca e nos lábios. Também pode causar uma boca dormente.
Tratamento
A causa da síndrome da boca ardente não é conhecida. Acredita-se que seja um tipo de dor nos nervos.
De acordo com uma revisão de 2013, pode ser devido a alterações nos hormônios ou vitaminas e minerais no corpo. Medicamentos podem ajudar. Estes incluem ácido alphalipóico e antidepressivos.
Convulsões
Convulsões devido a epilepsia ou tumores cerebrais podem causar uma boca entorpecida. Isso pode afetar a língua, gengivas e lábios.
Essas condições graves causam outros sintomas, além de dormência na boca.
Tratamento
Drogas ou cirurgia para tratar a causa das convulsões interromperão ou reduzirão outros sintomas, incluindo dormência na boca.
Sinais de acidente vascular cerebral
Um acidente vascular cerebral pode bloquear temporariamente o fluxo sanguíneo para o seu cérebro. Isso pode causar uma série de sintomas graves.
Um derrame também pode danificar os nervos que transmitem sinais para seu rosto, boca, língua e garganta. Isso pode fazer com que sua boca fique dormente. Mas um acidente vascular cerebral geralmente causa mais de um sintoma no rosto.
Os sintomas faciais podem incluir:
- inclinação e dormência de um lado do rosto e da boca
- fala arrastada
- visão embaçada
- dificuldade em engolir
Câncer e vasos sanguíneos danificados
O câncer de boca e garganta pode desencadear uma série de sintomas, incluindo dormência na boca. A sensação de dormência pode ocorrer em toda a área da boca e dos lábios ou em áreas irregulares.
Isso acontece quando as células cancerígenas causam danos nos nervos ou vasos sanguíneos na boca.
Outros sintomas do câncer de boca incluem:
- dor ou irritação na área da língua ou boca
- manchas vermelhas ou brancas na boca ou nos lábios
- manchas espessas na língua e dentro da boca
- uma mandíbula dolorida
- dificuldade em mastigar ou engolir
Tratamento
O tratamento inclui quimioterapia, radiação e cirurgia.
Em alguns casos, a dormência na boca pode ser permanente se uma grande parte da boca ou língua estiver danificada. A cirurgia para o tratamento do câncer de boca também pode causar dormência na boca.
Medicamentos e tratamento que causam uma boca entorpecida
Às vezes, a dormência na boca pode ser um efeito colateral de certos medicamentos e tratamentos para certas condições médicas.
Converse com seu farmacêutico ou médico sobre quaisquer sintomas com os quais você esteja preocupado ou que estejam interferindo em sua atividade normal.
Os tratamentos que podem causar dormência na boca incluem:
- terapia com bisfosfonatos (Actonel, Zometa, Fosamax e Boniva)
- quimioterapia
- radiação
- cirurgia na boca ou no rosto, cabeça ou pescoço
Outros sintomas com a boca dormente
Você pode não ter outros sintomas na boca, exceto dormência na boca ou nos lábios.
Se você tiver outros sintomas, eles podem incluir:
- comichão na boca e lábios
- formigamento
- uma sensação de formigamento
- inchaço dos lábios, língua e gengivas
- comichão e inchaço na garganta
- dor ou dor
- uma língua vermelha (glossite)
- manchas vermelhas ou brancas na boca ou nos lábios
- áreas endurecidas ou ásperas na boca
- úlceras na boca
Dicas para calmantes e feridas
Existem várias pomadas e remédios vendidos sem receita para tratar lesões na boca, queimaduras ou feridas que podem causar dormência.
Esses incluem:
- uma lavagem com água salgada
- uma compressa fria
- glicerina
- acetaminofeno e outros analgésicos
- cremes entorpecentes (como Orajel)
- lavagens bucais anti-sépticas
- medicamentos líquidos anti-histamínicos
Se você tiver dormência frequente na boca e outros sintomas, mantenha um diário de todos os seus sintomas. Registre a hora, o que estava fazendo e se estava comendo ou bebendo alguma coisa no momento.
Isso ajudará seu médico a descobrir o que está fazendo com que sua boca fique entorpecida.
Quando consultar um médico
Consulte um médico ou dentista se você tiver dormência na boca que dura mais de algumas horas ou se mantém intermitente por vários dias.
Informe o seu médico se tiver outros sintomas na boca ou em qualquer parte do corpo. Na maioria dos casos, a dormência na boca por si só não é sinal de uma doença grave.
O que um médico verificará?
O seu médico irá verificar o interior da sua boca. Isso pode envolver um exame cuidadoso dos lábios, língua, gengivas, teto e lados da boca e garganta.
Se houver manchas nos lábios, na língua ou em qualquer lugar da boca, pode ser necessária uma biópsia. Isso envolve entorpecer a área e remover um pequeno pedaço de tecido ou pele. Esta amostra é enviada para um laboratório para análise.
Você também pode precisar de um exame de sangue para descobrir se a dormência está relacionada a uma alteração nos hormônios, nos níveis de açúcar no sangue ou nos baixos níveis de nutrientes.
Se você tem uma condição crônica, como diabetes, seu médico verificará se seus níveis de açúcar no sangue estão equilibrados.
Em casos raros, especialmente se você tiver outros sintomas, seu médico poderá recomendar uma varredura do cérebro, cabeça, rosto ou garganta. Isso pode mostrar se há lesões ou tumores na boca, garganta ou cérebro.
Cuidando de uma boca entorpecida
O takeaway
- Uma boca entorpecida geralmente não é nada séria.
- Consulte um médico ou dentista se a dormência da boca durar mais de algumas horas ou continuar por vários dias.
- Outros sintomas e um exame médico podem ajudar a identificar a causa.
- Para ferimentos leves na boca comuns, o tratamento conservador em casa geralmente é tudo o que é necessário.