Uso indevido e vício de opiáceos
![Uso indevido e vício de opiáceos - Medicamento Uso indevido e vício de opiáceos - Medicamento](https://a.svetzdravlja.org/medical/opioid-misuse-and-addiction.webp)
Contente
Resumo
Os opióides, às vezes chamados de narcóticos, são um tipo de droga. Eles incluem analgésicos de alta prescrição, como oxicodona, hidrocodona, fentanil e tramadol. A droga ilegal heroína também é um opioide.Alguns opioides são feitos da planta do ópio e outros são sintéticos (feitos pelo homem).
O médico pode prescrever um opioide para reduzir a dor após uma lesão grave ou cirurgia. Você pode pegá-los se sentir dor intensa devido a problemas de saúde como o câncer. Alguns médicos os prescrevem para dores crônicas.
Os opioides podem causar efeitos colaterais como sonolência, confusão mental, náuseas e prisão de ventre. Eles também podem causar respiração lenta, o que pode levar à morte por overdose. Se alguém tiver sinais de overdose, ligue para o 911:
- O rosto da pessoa está extremamente pálido e / ou pegajoso ao toque
- Seu corpo fica mole
- Suas unhas ou lábios são roxos ou azuis
- Eles começam a vomitar ou fazer ruídos gorgolejantes
- Eles não podem ser acordados ou são incapazes de falar
- Sua respiração ou batimento cardíaco diminuem ou param
Outros riscos do uso de opioides prescritos incluem dependência e vício. Dependência significa sentir sintomas de abstinência ao não tomar o medicamento. O vício é uma doença crônica do cérebro que faz com que uma pessoa busque compulsivamente as drogas, mesmo que elas causem danos. Os riscos de dependência e vício são maiores se você fizer mau uso dos medicamentos. O uso indevido pode incluir tomar muito remédio, tomar o remédio de outra pessoa, tomá-lo de uma maneira diferente do que deveria ou tomar o remédio para ficar chapado.
O uso indevido de opiáceos, dependência e overdoses são problemas graves de saúde pública nos Estados Unidos. Outro problema é que mais mulheres estão fazendo uso indevido de opioides durante a gravidez. Isso pode fazer com que os bebês fiquem viciados e passem por abstinência, conhecida como síndrome de abstinência neonatal (NAS). O uso indevido de opioides às vezes também pode levar ao uso de heroína, porque algumas pessoas mudam de opioides prescritos para heroína.
O principal tratamento para a dependência de opióides prescritos é o tratamento assistido por medicação (MAT). Inclui medicamentos, aconselhamento e apoio de familiares e amigos. MAT pode ajudá-lo a parar de usar a droga, superar a abstinência e lidar com os desejos. Também existe um medicamento chamado naloxona que pode reverter os efeitos de uma sobredosagem de opiáceos e prevenir a morte, se for administrado a tempo.
Para evitar problemas com opioides prescritos, certifique-se de seguir as instruções do seu médico ao tomá-los. Não compartilhe seus medicamentos com ninguém. Contacte o seu médico se tiver alguma dúvida sobre como tomar os medicamentos.
NIH: Instituto Nacional de Abuso de Drogas
- Lutando contra a crise de opiáceos: Iniciativa NIH HEAL trata do controle da dor e do vício
- Crise de opióides: uma visão geral
- Renovação e recuperação após dependência de opióides