O perigo do colesterol oxidado e dicas para prevenção
Contente
- Doença cardíaca e colesterol
- O que é colesterol?
- O que é colesterol oxidado?
- Quais são os fatores de risco associados ao colesterol oxidado?
- Prevenção do colesterol oxidado
Doença cardíaca e colesterol
As doenças cardíacas são a principal causa de morte nos Estados Unidos. Você provavelmente já ouviu falar que muita gordura saturada pode levar a colesterol alto e, eventualmente, doenças cardíacas. O colesterol oxidado é o que coloca o perigo aqui.
O que é colesterol?
O colesterol é uma substância semelhante à cera que ocorre naturalmente em seu corpo, e precisa dele para funcionar. Você também obtém colesterol dos alimentos que come.
Se você tem um acúmulo de colesterol na corrente sanguínea, ele pode formar uma substância chamada placa entre as camadas das paredes das artérias. O acúmulo torna mais difícil para o seu coração manter o sangue circulando. Se a placa se separar, pode levar a coágulos sanguíneos. Os derrames ocorrem quando um coágulo bloqueia alguma das artérias que levam ao cérebro. Se uma artéria que leva ao seu coração estiver bloqueada, você poderá sofrer um ataque cardíaco.
Existem dois tipos de colesterol: lipoproteína de alta densidade (HDL), também conhecida como bom colesterol, e lipoproteína de baixa densidade (LDL), também conhecida como colesterol ruim.
O LDL é composto de gorduras e proteínas e contribui para o acúmulo de placas nas artérias. Esse acúmulo extra torna as artérias menos flexíveis e leva à aterosclerose ou endurecimento das artérias.
O que é colesterol oxidado?
O colesterol que se acumula perigosamente nas paredes das artérias é oxidado. A oxidação é muito prejudicial para as células do colesterol.
A oxidação é o resultado de um processo normal do corpo, mas se algo desencadeia uma superprodução de colesterol oxidado, pode ser perigoso.
Seu sistema imunológico pode confundir o colesterol oxidado com bactérias. Seu sistema imunológico então tenta combatê-lo, o que pode causar inflamação dentro da parede arterial. Isso pode levar à aterosclerose ou doenças cardíacas.
Quais são os fatores de risco associados ao colesterol oxidado?
Existem três maneiras principais de o colesterol oxidado se acumular na corrente sanguínea:
- comer alimentos fritos comercialmente, como frango frito e batatas fritas
- ingestão de ácidos graxos poliinsaturados em excesso, encontrados em óleos vegetais
- tabagismo
Óleos parcialmente hidrogenados, ou gorduras trans, são algumas das gorduras menos saudáveis que você pode comer. Os óleos vegetais, que contêm gorduras trans, tiveram uma molécula extra de hidrogênio adicionada durante a produção.
Alimentos processados também são fontes de colesterol oxidado. Esses incluem:
- margarinas
- comidas rápidas
- comidas fritas
- assados comercialmente
Todos esses alimentos causam inflamação no seu corpo. Essa inflamação é causada por danos à membrana celular e pelas partículas oxidadas de LDL presentes.
Prevenção do colesterol oxidado
Há coisas que você pode fazer para impedir o dano do LDL oxidado.
- Concentre-se em comer gorduras saudáveis. As gorduras monoinsaturadas são consideradas anti-inflamatórias.
- Coma gorduras saturadas com moderação.
- Inclua muitas frutas e vegetais frescos em sua dieta.
- Preste atenção aos rótulos nutricionais e fique longe de alimentos hidrogenados ou parcialmente hidrogenados.
O seu médico pode prescrever alguns medicamentos, mas geralmente suplementos naturais e uma dieta saudável são a melhor defesa.
Converse com seu médico antes de iniciar um novo suplemento. Alguns suplementos podem interagir pouco com os medicamentos que você está tomando.
Se você tem colesterol alto ou pressão alta, seu médico pode testá-lo para verificar se você tem um nível alto de LDL oxidado em seu corpo. Um exame de sangue com perfil lipídico de rotina pode fornecer resultados totais de colesterol, mas não testa o colesterol oxidado. Uma tomografia computadorizada de escore de cálcio na artéria coronária pode identificar o colesterol oculto.
A aterosclerose é uma condição perigosa e você deve levar a sério. Você pode não apresentar nenhum sintoma, por isso é importante obter exames físicos regulares, especialmente se você tiver algum dos fatores de risco. O seu médico pode ficar de olho nos seus níveis de LDL oxidado e tratá-lo para evitar que ele piore.
Ainda estão sendo realizadas pesquisas sobre LDL oxidado e o melhor tratamento. A melhor defesa é uma dieta e estilo de vida saudáveis, então converse com seu médico e embarque.