Profilaxia Antibiótica
Contente
Sobre a profilaxia antibiótica
A profilaxia antibiótica é o uso de antibióticos antes de uma cirurgia ou procedimento odontológico para prevenir uma infecção bacteriana. Esta prática não é tão difundida como era há 10 anos. Isso é devido ao:
- o aumento da resistência das bactérias aos antibióticos
- a mudança nas bactérias que causam infecções
- melhorias na tecnologia que podem detectar infecções
No entanto, a profilaxia antibiótica ainda é usada em pessoas que apresentam certos fatores de risco para infecção bacteriana. As diretrizes profissionais recomendam o uso de antibióticos antes de procedimentos que apresentam alto risco de infecção bacteriana. Esses incluem:
- cirurgias para câncer de cabeça e pescoço
- cirurgias gastrointestinais
- cesariana
- cirurgias para implantar um dispositivo, como um marca-passo ou desfibrilador
- procedimentos cardíacos, como enxertos de bypass da artéria coronária, substituições de válvula e substituições de coração
Medicamentos para profilaxia antibiótica
Os antibióticos mais comuns usados antes das cirurgias são as cefalosporinas, como a cefazolina e a cefuroxima. Seu médico pode prescrever vancomicina se você for alérgico a cefalosporinas. Eles também podem prescrevê-lo se a resistência aos antibióticos for um problema.
Para procedimentos odontológicos, seu médico provavelmente irá prescrever amoxicilina ou ampicilina.
Fatores para uso
Pessoas que podem precisar de profilaxia antibiótica geralmente apresentam fatores que as colocam em maior risco de infecção durante a cirurgia do que a população em geral. Esses fatores incluem:
- muito jovem ou muito velho
- Nutrição pobre
- obesidade
- diabetes
- tabagismo, incluindo histórico de tabagismo
- infecção existente, mesmo em um local diferente de onde a cirurgia será feita
- cirurgia recente
- estada no hospital antes do procedimento
- certas doenças cardíacas congênitas, ou seja, aquelas que existem desde o nascimento
A profilaxia antibiótica para procedimentos odontológicos pode ser apropriada para pessoas que têm:
- sistema imunológico comprometido
- válvulas cardíacas artificiais
- Histórias de infecção nas válvulas cardíacas ou no revestimento do coração, conhecidas como endocardite infecciosa
- transplantes de coração que levaram a problemas com uma das válvulas cardíacas
Como é dado
As formas e a administração dos medicamentos geralmente dependem do tipo de procedimento que você fará.
Antes da cirurgia, o médico geralmente dá antibióticos por meio de um tubo inserido em uma de suas veias. Ou podem prescrever uma pílula. Normalmente, você toma a pílula cerca de 20 minutos a uma hora antes do procedimento. Se a cirurgia envolver os olhos, o médico pode prescrever um colírio ou uma pasta. Eles os aplicarão diretamente aos seus olhos.
Antes de procedimentos odontológicos, seu médico provavelmente irá prescrever comprimidos que você toma por via oral. Se você se esquecer de aviar a receita ou de tomar os comprimidos antes da consulta, seu dentista poderá prescrever antibióticos durante ou após o procedimento.
Converse com seu medico
A profilaxia antibiótica é eficaz, mas você ainda deve observar os sintomas de infecção após o procedimento. Isso inclui febre, bem como dor, sensibilidade, pus ou um abscesso (caroço cheio de pus) próximo ao local da cirurgia. As infecções não tratadas podem levar a tempos de recuperação mais longos. Em casos muito raros, eles podem causar a morte. Ligue para o seu médico imediatamente se tiver algum destes sintomas.