Hiperlexia: sinais, diagnóstico e tratamento
Contente
- Definição
- Sinais de hiperlexia
- Hiperlexia e autismo
- Hiperlexia versus dislexia
- Diagnóstico
- Tratamento
- Leve embora
Se você está confuso sobre o que é hiperlexia e o que ela significa para seu filho, você não está sozinho! Quando uma criança está lendo excepcionalmente bem para sua idade, vale a pena aprender sobre esse raro distúrbio de aprendizagem.
Às vezes, pode ser difícil dizer a diferença entre uma criança superdotada e outra que tem hiperlexia e está no espectro do autismo. Uma criança superdotada pode precisar apenas que suas habilidades sejam cultivadas mais, enquanto uma criança que está no espectro pode precisar de atenção especial para ajudá-la a se comunicar melhor.
Ainda assim, a hiperlexia por si só não serve como diagnóstico de autismo. É possível ter hiperlexia sem autismo. Cada criança é programada de forma diferente e, prestando muita atenção em como seu filho se comunica, você poderá obter o apoio de que precisam para maximizar seu potencial.
Definição
A hiperlexia ocorre quando uma criança consegue ler em níveis muito além do esperado para sua idade. “Hiper” significa melhor do que, enquanto “lexia” significa leitura ou linguagem. Uma criança com hiperlexia pode descobrir como decodificar ou pronunciar palavras muito rapidamente, mas não entende ou compreende a maior parte do que está lendo.
Ao contrário de uma criança que é um leitor talentoso, uma criança com hiperlexia terá habilidades de comunicação ou fala abaixo de sua idade. Algumas crianças até têm hiperlexia em mais de um idioma, mas têm habilidades de comunicação abaixo da média.
Sinais de hiperlexia
Existem quatro características principais que a maioria das crianças com hiperlexia terá. Se seu filho não tiver, ele pode não ser hiperléxico.
- Sinais de transtorno do desenvolvimento. Apesar de serem capazes de ler bem, as crianças hiperléxicas apresentam sinais de um transtorno de desenvolvimento, como a incapacidade de falar ou se comunicar como outras crianças de sua idade. Eles também podem apresentar problemas de comportamento.
- Compreensão inferior ao normal. Crianças com hiperlexia têm habilidades de leitura muito altas, mas habilidades de compreensão e aprendizado inferiores ao normal. Eles podem achar outras tarefas como montar quebra-cabeças e descobrir brinquedos e jogos um pouco complicadas.
- Capacidade de aprender rapidamente. Eles aprenderão a ler rapidamente sem muito ensino e, às vezes, até aprenderão a ler sozinhos. Uma criança pode fazer isso repetindo as palavras que vê ou ouve continuamente.
- Afinidade por livros. Crianças com hiperlexia vão gostar mais de livros e outros materiais de leitura do que de brincar com outros brinquedos e jogos. Eles podem até mesmo soletrar palavras em voz alta ou no ar com os dedos. Além de serem fascinados por palavras e letras, algumas crianças também gostam de números.
Hiperlexia e autismo
A hiperlexia está fortemente ligada ao autismo. Uma revisão clínica concluiu que quase 84 por cento das crianças com hiperlexia estão no espectro do autismo. Por outro lado, estima-se que apenas cerca de 6 a 14 por cento das crianças com autismo tenham hiperlexia.
A maioria das crianças com hiperlexia apresenta fortes habilidades de leitura antes dos 5 anos de idade, quando têm cerca de 2 a 4 anos. Algumas crianças com essa condição começam a ler com apenas 18 meses!
Hiperlexia versus dislexia
A hiperlexia pode ser o oposto da dislexia, uma dificuldade de aprendizagem caracterizada por dificuldade de leitura e escrita.
No entanto, ao contrário das crianças com hiperlexia, as crianças disléxicas podem normalmente entender o que estão lendo e ter boas habilidades de comunicação. Na verdade, adultos e crianças com dislexia costumam ser capazes de entender e raciocinar muito bem. Eles também podem ser pensadores rápidos e muito criativos.
A dislexia é muito mais comum do que a hiperlexia. Uma fonte estima que cerca de 20 por cento das pessoas nos Estados Unidos têm dislexia. Oitenta a 90 por cento de todas as dificuldades de aprendizagem são classificadas como dislexia.
Diagnóstico
A hiperlexia geralmente não ocorre por conta própria como uma condição autônoma. Uma criança hiperléxica também pode ter outros problemas comportamentais e de aprendizagem. Esta condição não é fácil de diagnosticar porque não segue as regras.
A hiperlexia não está claramente definida no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) para médicos nos Estados Unidos. O DSM-5 lista a hiperlexia como parte do autismo.
Não há nenhum teste específico para diagnosticar isso. A hiperlexia é normalmente diagnosticada com base nos sintomas e mudanças que uma criança apresenta ao longo do tempo. Como qualquer distúrbio de aprendizagem, quanto mais cedo uma criança receber um diagnóstico, mais rápido elas terão suas necessidades atendidas para poder aprender melhor do seu jeito.
Informe o seu pediatra se você acha que seu filho tem hiperlexia ou qualquer outro problema de desenvolvimento. Um pediatra ou médico de família precisará da ajuda de outros especialistas médicos para diagnosticar a hiperlexia. Você provavelmente terá que consultar um psicólogo infantil, terapeuta comportamental ou terapeuta da fala para ter certeza.
Seu filho pode fazer testes especiais que são usados para descobrir sua compreensão da linguagem. Algumas delas podem envolver brincar com blocos ou um quebra-cabeça e apenas ter uma conversa. Não se preocupe - os testes não são difíceis ou assustadores. Seu filho pode até se divertir fazendo isso!
Seu médico provavelmente também verificará a audição, a visão e os reflexos do seu filho. Às vezes, os problemas auditivos podem impedir ou atrasar as habilidades de fala e comunicação. Outros profissionais de saúde que ajudam a diagnosticar a hiperlexia incluem terapeutas ocupacionais, professores de educação especial e assistentes sociais.
Tratamento
Os planos de tratamento para hiperlexia e outros distúrbios de aprendizagem serão adaptados às necessidades e estilo de aprendizagem do seu filho. Nenhum plano é o mesmo. Algumas crianças podem precisar de ajuda para aprender por apenas alguns anos. Outros precisam de um plano de tratamento que se estenda até a idade adulta ou indefinidamente.
Você é uma grande parte do plano de tratamento do seu filho. Como pai ou mãe, você é a melhor pessoa para ajudá-los a comunicar como se sentem. Os pais muitas vezes podem reconhecer o que seu filho precisa para aprender novas habilidades mentais, emocionais e sociais.
Seu filho pode precisar de terapia da fala, exercícios de comunicação e aulas sobre como entender o que está lendo, bem como ajuda extra para praticar novas habilidades de fala e comunicação. Depois de começarem a escola, eles podem precisar de ajuda extra para compreensão de leitura e outras aulas.
Nos Estados Unidos, os programas de educação individualizada (IEPs) são feitos para crianças a partir dos 3 anos de idade que se beneficiariam de atenção especial em certas áreas. Uma criança hiperléxica é excelente em leitura, mas pode precisar de outra maneira de aprender outros assuntos e habilidades. Por exemplo, eles podem se sair melhor usando tecnologia ou preferir escrever em um caderno.
Sessões de terapia com um psicólogo infantil e terapeuta ocupacional também podem ajudar. Algumas crianças com hiperlexia também precisam de medicamentos. Converse com seu pediatra sobre o que é melhor para seu filho.
Leve embora
Se seu filho está lendo muito bem em uma idade jovem, isso não significa que ele tem hiperlexia ou está no espectro do autismo. Da mesma forma, se seu filho for diagnosticado com hiperlexia, isso não significa que ele tem autismo. Todas as crianças são conectadas de maneira diferente e têm velocidades e estilos de aprendizagem variados.
Seu filho pode ter uma maneira única de aprender e se comunicar. Como acontece com qualquer distúrbio de aprendizagem, é importante receber um diagnóstico e começar um plano de tratamento o mais cedo possível. Com um plano estabelecido para o sucesso do aprendizado contínuo, seu filho terá todas as oportunidades de prosperar.