Revisão rápida modificada para economia de proteínas: ajuda na perda de peso?
Contente
- Pontuação da dieta Healthline: 2,25 de 5
- O que é o rápido modificado com economia de proteína?
- Como fazer um jejum modificado com economia de proteína
- Isso funciona para perda de peso?
- Outros benefícios possíveis
- Possíveis desvantagens
- Alimentos para comer
- Alimentos a evitar
- Menu de amostra
- Segunda-feira
- terça
- Quarta feira
- Quinta feira
- Sexta-feira
- O resultado final
Pontuação da dieta Healthline: 2,25 de 5
A dieta rápida modificada com economia de proteína foi originalmente projetada por médicos para ajudar seus pacientes a perder peso rapidamente.
No entanto, nas últimas décadas, ele ganhou popularidade generalizada entre as pessoas que fazem dieta e procuram uma maneira rápida e fácil de perder quilos extras.
Embora o plano seja frequentemente elogiado por sua eficácia, sua segurança e sustentabilidade têm sido questionadas.
Este artigo analisa mais de perto o jejum modificado com economia de proteína e se ele é eficaz para a perda de peso.
Composição da pontuação de classificação- Pontuação geral: 2,25
- Pontuação de perda de peso rápida: 4
- Pontuação de perda de peso em longo prazo: 1
- Fácil de seguir: 2
- Qualidade nutricional: 2
O que é o rápido modificado com economia de proteína?
O jejum modificado com economia de proteína (PSMF) é uma dieta de baixíssimas calorias projetada para auxiliar na perda de peso e preservar a massa muscular.
Ele restringe severamente o consumo de calorias enquanto aumenta a ingestão de alimentos ricos em proteínas.
Além disso, a ingestão de carboidratos e gorduras é muito limitada nesta dieta.
O PSMF foi introduzido pela primeira vez na década de 1970 para ajudar pessoas com obesidade a perder peso sob a orientação de um médico.
No entanto, nos últimos anos, a dieta alimentar passou por várias modificações. Também é frequentemente seguido sem supervisão médica, o que pode ser perigoso.
ResumoO PSMF é uma dieta altamente restritiva que envolve limitar severamente a ingestão de calorias, carboidratos e gordura e aumentar o consumo de proteínas.
Como fazer um jejum modificado com economia de proteína
A dieta é dividida em duas fases principais: a fase intensiva e a fase de realimentação.
A fase intensiva pode durar até 6 meses e envolve a limitação da ingestão de calorias a menos de 800 calorias por dia.
Para seguir o PSMF, você deve consumir aproximadamente 0,7 gramas de proteína por libra (1,5 gramas por kg) de peso corporal. Geralmente, isso deve vir de alimentos ricos em proteínas, como aves, peixes, ovos, queijo com baixo teor de gordura e tofu.
Gorduras adicionadas, como óleos ou molhos para salada, são proibidas e os carboidratos são restritos a cerca de 20 gramas ou menos por dia.
Durante a fase de realimentação, carboidratos e gorduras são adicionados lentamente de volta à dieta, e a ingestão diária de proteínas é reduzida gradualmente em 7–14 gramas por mês.
A fase de realimentação pode durar de 6 a 8 semanas. São permitidos até 45 gramas de carboidratos por dia no primeiro mês, enquanto até 90 gramas por dia são permitidos durante o segundo mês ().
Um multivitamínico, bem como suplementos de potássio, cálcio, magnésio e sódio, são usados durante a fase intensiva para ajudar a proteger contra deficiências nutricionais.
ResumoUm PSMF típico é dividido em duas fases: a fase intensiva e a fase de realimentação. Durante a fase intensiva, carboidratos, gordura e calorias são severamente restringidos. Na fase de realimentação, os alimentos são gradualmente adicionados de volta à dieta.
Isso funciona para perda de peso?
Estudos mostram que um PSMF pode ser eficaz para perda de peso rápida quando realizado sob supervisão médica adequada. Isso ocorre porque a dieta é extremamente baixa em calorias e rica em proteínas, o que promove a perda de peso.
Um pequeno estudo em 12 adolescentes em um PSMF descobriu que os participantes perderam uma média de 25 libras (11 kg) em um período de 6 meses. Isso representou cerca de 10% do seu peso corporal total ().
Outro estudo mais antigo de 6 semanas em 15 pessoas mostrou que seguir um PSMF reduziu a gordura corporal em 32 libras (14 kg) sem alterar significativamente a massa muscular ().
Dito isso, não está claro o quão eficaz um PSMF é para sustentar a perda de peso a longo prazo e se ele pode fazer com que o peso recupere uma vez que uma dieta normal seja retomada.
Na verdade, a maioria dos estudos relata que quem faz dieta recupera mais de 50% do peso que perde em 2–3 anos após completar uma dieta PSMF ().
Um estudo em 127 pessoas descobriu que um PSMF foi mais eficaz do que uma dieta convencional de baixa caloria para perda de peso a curto prazo.
Porém, após um ano, a perda de peso foi semelhante entre os grupos, sugerindo que um PSMF pode não ser tão eficaz para a manutenção do peso em longo prazo ().
ResumoA pesquisa mostra que um PSMF aumenta a perda de peso a curto prazo, preservando a massa muscular. No entanto, alguns estudos descobriram que pode não ser eficaz para sustentar a perda de peso a longo prazo.
Outros benefícios possíveis
Além de ajudá-lo a perder peso rapidamente, seguir um PSMF tem sido associado a vários outros benefícios à saúde.
Alguns dos benefícios potenciais de um PSMF incluem:
- Níveis de colesterol diminuídos. Um estudo mostrou que um PSMF de curto prazo reduziu os níveis de colesterol total e LDL (mau) em 20%. No entanto, a dieta também diminuiu os níveis de colesterol HDL (bom) ().
- Melhor controle de açúcar no sangue. Algumas pesquisas descobriram que dietas de muito baixas calorias como o PSMF podem ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2 (,).
- Pressão arterial reduzida. Estudos mostram que a restrição calórica pode ajudar a reduzir os níveis de pressão arterial para melhorar a saúde do coração ().
- Pode ajudar a proteger contra a síndrome metabólica. Uma dieta com muito poucas calorias pode melhorar vários componentes da síndrome metabólica. Isso pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas, derrame e diabetes tipo 2 (,).
O PSMF pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol e pressão arterial, melhorar o controle do açúcar no sangue e proteger contra a síndrome metabólica.
Possíveis desvantagens
Seguir um PSMF pode ser uma opção segura e eficaz para perda de peso quando realizado sob a orientação e supervisão de um profissional de saúde.
No entanto, a dieta é altamente restritiva, muito baixa em calorias e elimina muitos nutrientes importantes. Isso pode aumentar o risco de deficiências nutricionais se você não estiver sendo monitorado de perto.
O PSMF não é adequado para idosos, com histórico de distúrbios alimentares, mulheres grávidas ou amamentando ou com índice de massa corporal menor que 27 ().
Também não é aconselhável para quem tem histórico de cálculos biliares ou teve sua vesícula removida. As dietas de muito baixas calorias podem aumentar o risco de efeitos colaterais adversos em pessoas com essas condições ().
Alguns dos sintomas mais comuns de PSMF e restrição calórica, em geral, incluem mudanças de humor, náuseas, diminuição dos níveis de energia e desidratação ().
Além disso, as dietas de muito baixo teor calórico freqüentemente levam à rápida perda de peso, o que acarreta um alto risco de recuperação do peso quando uma dieta normal é retomada ().
A perda de peso lenta e consistente é geralmente uma opção muito melhor para manter os resultados a longo prazo.
ResumoSem supervisão médica, um PSMF pode aumentar o risco de deficiências nutricionais. Também pode causar efeitos colaterais leves e não é aconselhável para certos grupos de pessoas.
Alimentos para comer
A maioria dos alimentos incluídos em um PSMF são alimentos de proteína magra, como aves, ovos, tofu, peixes e cortes magros de carne vermelha.
Vegetais sem amido também são permitidos como parte da dieta ().
Aqui estão alguns dos alimentos que você pode comer como parte de um PSMF:
- Aves: frango sem pele, peru, ganso, pato
- Carne: cortes magros de boi, porco, cordeiro
- Frutos do mar: linguado, linguado, bacalhau, bagre, linguado
- Vegetais sem amido: folhas verdes, brócolis, repolho, couve-flor, couve de Bruxelas, aipo, tomate, cebola
- Laticínios com baixo teor de gordura: queijo cottage, queijo, leite desnatado
- Ovos e claras
- tofu
Um PSMF inclui alimentos com proteínas magras, como aves, ovos, tofu, peixe e carne vermelha, bem como vegetais sem amido.
Alimentos a evitar
Um PSMF é uma dieta altamente restritiva que limita a maioria dos carboidratos e gorduras ().
Aqui estão alguns dos alimentos que você deve evitar como parte de um PSMF:
- Frutas: maçãs, bagas, laranjas, uvas, melões, peras, pêssegos
- Vegetais amiláceos: batatas, milho, ervilhas, pastinaga
- Grãos: trigo, quinua, aveia, cevada, trigo sarraceno, painço
- Legumes: feijão preto, lentilha, grão de bico, feijão, amendoim
- Alimentos processados: refeições de conveniência, assados, batatas fritas, fast food, barras de chocolate
- Bebidas adoçadas: suco, chá doce, bebidas esportivas, refrigerante
- Açúcares e adoçantes: mel, xarope de bordo, açúcar de mesa, melaço, açúcar mascavo, xarope de milho com alto teor de frutose
- Gorduras e óleos: azeite, óleo de coco, óleos vegetais, molhos para salada, manteiga, margarina
- Laticínios integrais: iogurte, queijo, leite
Um PSMF restringe a ingestão da maioria dos alimentos ricos em carboidratos ou gordura.
Menu de amostra
Este plano de refeição de amostra de 5 dias demonstra como pode ser um PSMF típico.
Segunda-feira
- Café da manhã: ovos com espinafre e tomate
- Almoço: bacalhau grelhado com brócolis no vapor
- Jantar: peito de peru com ervas com couve de Bruxelas assada
terça
- Café da manhã: tofu mexido com cebola, alho e pimentão
- Almoço: frango assado no forno com salada (sem molho)
- Jantar: costeletas de porco com espargos assados
Quarta feira
- Café da manhã: omelete de clara de ovo com abobrinha, tomate e alho
- Almoço: bagre assado com repolho cozido
- Jantar: embrulho de alface com carne moída magra, cogumelos, alho, gengibre e cebolinha
Quinta feira
- Café da manhã: queijo cottage baixo teor de gordura com canela
- Almoço: Almôndegas de peru com baixo teor de carboidratos e macarrão de abobrinha e tomate
- Jantar: Limão e alho frango assado com salada (sem molho)
Sexta-feira
- Café da manhã: ovos cozidos com sal e pimenta
- Almoço: tofu assado com feijão verde cozido no vapor
- Jantar: bife do lombo grelhado com berinjela assada no forno
O menu de amostra acima fornece várias idéias de refeições que podem ser consumidas em um PSMF. Você pode ajustar facilmente os alimentos incluídos de acordo com seu gosto.
O resultado final
Um jejum modificado com economia de proteína é uma dieta altamente restritiva projetada para promover uma rápida perda de peso, aumentando a ingestão de proteínas e limitando o consumo de calorias, carboidratos e gordura.
Alguns estudos descobriram que é eficaz para perda de peso a curto prazo e melhorias no controle de açúcar no sangue, colesterol e pressão arterial.
No entanto, também pode aumentar o risco de deficiências nutricionais e recuperação de peso a longo prazo.
Além disso, devido à sua natureza restritiva, é melhor segui-lo sob a orientação de um profissional de saúde para maximizar os resultados e minimizar os efeitos colaterais adversos.