Dextrometorfano (DXM) e álcool: uma interação perigosa
Contente
- O que é o DXM?
- Efeitos do DXM
- Efeitos colaterais a curto prazo
- Efeitos colaterais a longo prazo
- Efeitos do álcool
- O que acontece quando você mistura DXM e álcool?
- Interações e efeitos colaterais
- Riscos de gravidez
- Precauções
- Sinais de uso indevido
- Onde obter ajuda
- A linha inferior
Dextrometorfano (DXM) é o supressor de tosse mais popular vendido nos Estados Unidos.
Robitussin é uma marca popular para supressores de tosse. Alguns, mas não todos, seus produtos contêm DXM.
De acordo com o National Capital Poison Center, mais de 6.000 pessoas visitam salas de emergência por toxicidade ou overdose de DXM anualmente.
DXM é comumente mal utilizado com álcool. Um relatório de 2018 constatou que 1 em cada 30 adolescentes usava DXM e 6 em 10 adolescentes usavam álcool. Dezessete por cento dos alunos da 12ª série relataram compulsão alimentar em 2017.
Beber álcool com DXM aumenta o risco de toxicidade e pode causar sérios problemas de saúde.
O que é o DXM?
DXM é um supressor de tosse comum. Existe desde 1958. Mais de 100 produtos diferentes para tosse e constipação, incluindo alguns da Robitussin. O DXM funciona reduzindo o reflexo da tosse no cérebro para reduzir a tosse.
A dose diária máxima recomendada de DXM é de 120 miligramas (mg) em doses divididas. Nas doses recomendadas, o DXM é seguro com poucos efeitos colaterais.
Quando o DXM é mal utilizado, são tomadas doses maiores para obter um efeito "alto" ou alucinogênico.
Efeitos do DXM
O DXM é um dos produtos mais comuns vendidos sem receita (OTC) para adolescentes.
Você pode pensar que o DXM é relativamente seguro, pois está disponível OTC. Mas muitos desses produtos para tosse e resfriado têm outros ingredientes, como acetaminofeno, anti-histamínico e guaifenesina. Isso pode causar um acúmulo de efeitos colaterais, que podem ser perigosos.
Os efeitos de uma overdose são semelhantes à cetamina ou fenciclidina (PCP), causando uma sensação flutuante ou extracorpórea. Doses mais altas aumentam gradualmente os riscos à saúde.
Dependendo da dose tomada, os efeitos podem durar 6 horas. Quando usado com álcool, os efeitos duram mais. Discutiremos por que isso pode acontecer um pouco mais tarde.
"Robo-tropeçar" é um termo de gíria para o uso indevido de remédios para tosse com DXM. Às vezes, a droga é misturada com refrigerante ou doce para mascarar o sabor desagradável do xarope para a tosse.
Alguns outros nomes populares para uso indevido do DXM incluem:
- dosagem robótica
- doce
- skittles
- robô
- tussin
- C triplo
- demônios vermelhos
- veludo
- vitamina D
- dexing
Efeitos colaterais a curto prazo
Alguns efeitos colaterais comuns do uso indevido de DXM incluem:
- tontura
- sonolência
- boca seca
- ritmo cardíaco acelerado
- dor de cabeça
- nervosismo ou inquietação
- nausea e vomito
- dor de estômago, diarréia ou constipação
Efeitos colaterais a longo prazo
O uso pesado a longo prazo de DXM pode causar toxicidade e tolerância ao medicamento. Tolerância significa que você precisa de mais substância para sentir seus efeitos.
As reações graves da overdose de DXM podem incluir:
- dificuldade em falar e confusão
- problemas com visão e coordenação
- respiração lenta
- queda perigosa da temperatura corporal
- pálido ou azul na cara
- convulsões
- alucinações, mania e paranóia
- aumento da frequência cardíaca
- suando
- nausea e vomito
- tremor
- agitação
Esta não é uma lista completa de todos os efeitos colaterais. Verifique com seu médico ou farmacêutico se estiver apresentando efeitos colaterais do uso do DXM.
Em caso de emergência
Em alguns casos, a overdose de DXM pode resultar em morte. Se você ou alguém conhecido tiver tomado DXM e tiver algum dos sintomas acima, ligue para o 911 imediatamente.
Efeitos do álcool
O consumo social moderado é comum e aceito em muitas partes do mundo.
Mas beber em excesso, o que significa tomar muitas bebidas de uma só vez, pode prejudicar seu corpo de várias maneiras. As reações imediatas podem incluir problemas de equilíbrio, movimento e julgamento.
De acordo com o Instituto Nacional de Abuso de Álcool e Alcoolismo, o consumo excessivo de álcool pode causar problemas em muitos de nossos maiores órgãos, como:
- coração
- cérebro
- fígado
- rins
O que acontece quando você mistura DXM e álcool?
Tanto o DXM quanto o álcool têm efeitos depressores no cérebro. Isso significa que, juntos, eles têm um impacto mais poderoso.
Ambos entorpecem seus sentidos e diminuem sua coordenação e julgamento. Misturar os dois também pode causar náusea e vômito severos, às vezes durando horas.
Os efeitos colaterais do DXM e do álcool podem durar vários dias, dependendo da pessoa e da mistura de medicamentos.
Ambos podem afetar sua respiração. Em overdose grave, pode levar à morte por insuficiência respiratória, o que significa que você para de respirar.
Interações e efeitos colaterais
A força com que você reage ao usar álcool e DXM juntos depende de muitos fatores, incluindo:
- era
- genética
- sexo
- problemas de saúde existentes
- outros medicamentos usados juntos
O co-uso pode aumentar os efeitos colaterais comuns de ambos, como ficar tonto ou sonolento e aumentar a freqüência cardíaca.
Um dos maiores riscos do DXM e do uso de álcool é o potencial de efeitos prejudiciais adicionais e estresse no fígado. Os efeitos colaterais do DXM são mais fortes quando tomados com álcool.
Alguns medicamentos para resfriado e tosse com DXM também têm acetaminofeno, o ingrediente ativo do Tylenol. A superdosagem desses produtos com vários ingredientes aumenta o risco de toxicidade e insuficiência hepática.
Seu corpo pode desenvolver tolerância ao DXM e ao álcool com o uso contínuo. Isso significa que seu corpo se acostuma a eles e você precisa de doses mais altas para obter os mesmos resultados.
Seu risco de overdose aumenta quanto mais você toma uma das substâncias, porque seu fígado fica sobrecarregado tentando metabolizá-las. Você também pode sentir sintomas de abstinência se parar subitamente de tomá-los.
Riscos de gravidez
Embora os riscos do uso de álcool durante a gravidez sejam bem conhecidos, os efeitos do uso de DXM na gravidez não são claros. Mas grandes doses de DXM com consumo excessivo de álcool podem aumentar os problemas de saúde da mãe e do feto.
Antes de usar qualquer remédio para tosse ou resfriado, verifique sempre com seu médico.
Evite usar álcool combinado com DXM durante a gravidez.
Precauções
Outros medicamentos e drogas podem interagir com DXM e álcool, aumentando os efeitos nocivos sobre o corpo. Estes incluem drogas estimulantes como anfetaminas e drogas depressoras como benzodiazepínicos.
Altas doses de DXM podem causar interações medicamentosas perigosas com inibidores da monoamina oxidase (IMAOs). Esta é uma classe de medicamentos usados para tratar a depressão.
Usá-los juntos aumenta o risco de síndrome da serotonina, que pode aumentar a pressão arterial e a frequência cardíaca para níveis inseguros. O álcool pode aumentar esses riscos.
Outros medicamentos antidepressivos que podem interagir e causar síndrome da serotonina são:
- fluoxetina
- paroxetina
Sinais de uso indevido
Alguns sinais de uso indevido incluem:
- sonolência
- fala arrastada
- identificar alunos
- problemas de equilíbrio ou movimento
Os sinais de overdose incluem:
- dificuldade em respirar
- ficando azul na cara
O transtorno pelo uso de substâncias, ou dependência, é mais sério e complicado do que o uso indevido. É o uso repetido de uma droga, apesar das consequências negativas. Muitos fatores explicam por que alguém pode desenvolver um distúrbio de uso de substâncias. Isso inclui:
- genética
- sexo
- era
- de Meio Ambiente
- razões sociais
Alguns sinais de um distúrbio de uso de substâncias podem incluir:
- mudanças de comportamento, sono e humor
- perdendo o interesse na vida cotidiana e nos relacionamentos
- incapaz de se concentrar no trabalho ou em outras atividades regulares
- desejos
- tolerância
- sintomas de abstinência
Onde obter ajuda
Se você suspeitar de uma overdose de DXM ou álcool, ligue para o 911 imediatamente.
Programas de reabilitação (internados ou ambulatoriais), terapia, grupos de apoio ou uma combinação dos três podem ajudar as pessoas a se recuperarem de um distúrbio de uso de substâncias. Em alguns casos, os medicamentos também podem ajudar, como no transtorno do uso de álcool. Não existem medicamentos que tratam o vício em DXM.
Se você ou alguém que você conhece tem um distúrbio de uso de substâncias, essas organizações podem oferecer suporte gratuito e confidencial e referência ao tratamento:
- Alcoólicos Anônimos
- Localizador de fornecedores de tratamento SAMHSA
- Projeto do Grupo de Apoio
A linha inferior
O uso indevido de álcool e álcool é comum. Os adolescentes geralmente usam mal o DXM, pensando erroneamente que é mais seguro porque é OTC.
O uso de álcool e DXM aumenta o risco de lesões nos principais órgãos, como coração e fígado.
Converse com seu médico ou farmacêutico sobre os riscos e interações de medicamentos de venda livre e medicamentos prescritos com álcool.