7 sinais de que você deve consultar um especialista em sono
Contente
- 1. Você tem insônia crônica
- 2. Você tem sonolência diurna excessiva (SDE)
- 3. Não é incomum você adormecer em momentos incomuns
- 4. Você ronca regularmente enquanto dorme
- 5. Você luta com pernas inquietas durante a hora de dormir
- 6. Você experimenta uma perda de controle e movimento muscular enquanto está acordado
- 7. você está dormindo demais
- O takeaway
Muitos de nós vivemos estilos de vida ocupados, e não há sinal deles diminuindo a velocidade. Por causa disso, não é surpresa que os adultos americanos não estejam dormindo o suficiente.
De fato, o adulto médio atinge menos de 7 horas de sono por noite, o que é menor que a quantidade recomendada.
Se você não dormir o suficiente, poderá sofrer consequências a curto prazo, como irritabilidade, fadiga diurna e problemas metabólicos, além de enfrentar mais consequências para a saúde a longo prazo.
E se o problema for mais do que falta de sono? Se você tiver sintomas adicionais, como adormecer durante o dia ou falta de controle muscular, pode estar lidando com o sono desordenado, em vez de privação do sono sozinha.
Aqui estão sete sinais de que você pode precisar procurar um especialista em sono para ajudar a descobrir.
1. Você tem insônia crônica
Insônia significa que você tem problemas para adormecer à noite. Você também pode ter problemas para dormir, o que significa que você acorda frequentemente durante a noite. Algumas pessoas com insônia também podem acordar mais cedo do que o necessário pela manhã e não conseguem voltar a dormir.
O que pode tornar a insônia tão frustrante é que você provavelmente está cansado e deseja fechar os olhos. Mas, por alguma razão, você simplesmente não consegue adormecer.
Insônia ocasional pode ser irritante, mas não conseguir dormir de vez em quando não costuma ser um problema de saúde. Se você se encontra gerenciando insônia regularmente, talvez seja hora de procurar um médico. Isso pode ser um sinal de insônia crônica, que é um tipo comum de distúrbio do sono.
A própria insônia pode estar relacionada a outras condições subjacentes, incluindo:
- estresse
- transtornos do humor, como ansiedade, depressão e transtorno bipolar
- asma
- dor crônica
- narcolepsia
- síndrome das pernas inquietas (SPI)
- apnéia do sono
- doença do refluxo gastroesofágico (DRGE)
2. Você tem sonolência diurna excessiva (SDE)
Às vezes, a sonolência diurna pode estar diretamente ligada à insônia noturna. Também pode ser causado por outras condições que podem interromper seus ciclos de sono, como apneia do sono e RLS.
Ter sonolência excessiva durante o dia pode dificultar a concentração no trabalho ou na escola. Também pode tornar certas tarefas perigosas, como operar máquinas pesadas.
A fadiga diurna pode fazer você se sentir irritado. Você também pode adotar hábitos que dificultem o sono novamente à noite, como consumo de cafeína e cochilos à tarde.
O que diferencia a EDS do cansaço diurno é sua intensidade e sua capacidade de ocorrer, não importa quanto sono você tenha dormido na noite anterior.
Se você tem EDS, não apenas se sente extremamente sonolento durante o dia, mas também pode parecer um "ataque" repentino. Isso significa que você pode se sentir alerta em um momento e pronto para adormecer no próximo.
A SDE é o sintoma mais proeminente observado em pessoas com narcolepsia.
3. Não é incomum você adormecer em momentos incomuns
A SDE associada à narcolepsia pode fazer você dormir repentinamente durante o dia. Esses ataques do sono podem ocorrer no meio do trabalho ou na escola, e pode ser uma experiência confusa. No meio, você pode ter períodos de alerta.
A privação do sono e os distúrbios do sono também podem apresentar situações perigosas.
Um problema cada vez mais comum nos Estados Unidos é chamado de “direção sonolenta”, em que as pessoas que dirigem veículos ficam com muito sono para dirigir ou adormecem atrás do volante.
Estima-se que a condução sonolenta possa causar até 6.000 acidentes fatais por ano. O risco é maior em adultos com apneia do sono e naqueles que dormem menos de 6 horas por noite.
Se você teve muitas chamadas fechadas ao dirigir com sono, talvez seja hora de avaliar se um distúrbio do sono é o culpado. Até que seu médico ajude você a descobrir isso, é melhor evitar dirigir ou deixar alguém dirigir por você.
4. Você ronca regularmente enquanto dorme
O ronco regular e intenso à noite é um sintoma comum da apneia obstrutiva do sono (AOS). Este é um distúrbio perigoso do sono que causa pausas periódicas na respiração enquanto você dorme devido à constrição de tecidos moles na garganta.
A OSA é extremamente comum, afetando cerca de 12 milhões de pessoas nos Estados Unidos. É importante tratar a AOS por causa de suas complicações perigosas, incluindo distúrbios metabólicos, doenças cardíacas e derrames.
O problema é que você pode não perceber que possui OSA, a menos que alguém lhe diga que o ouve ofegando ou bufando durante o sono.
Outros sinais de OSA podem incluir:
- acordando no meio da noite, sentindo falta de ar
- aumento da frequência cardíaca enquanto dorme, o que pode ser determinado com um monitor cardíaco
- fadiga diurna regular
- depressão e irritabilidade
5. Você luta com pernas inquietas durante a hora de dormir
A síndrome das pernas inquietas (SPI) é caracterizada por dores e dores nas pernas, dificultando o sono à noite. Você também pode ter RLS durante o dia sem perceber, pois o movimento pode ajudar a aliviar os sintomas.
O RLS tem sido associado à falta de dopamina no cérebro e às vezes está ligado a condições neurológicas, como a doença de Parkinson. O RLS também pode dificultar o sono à noite. Se sentir desconforto na parte inferior das pernas regularmente à noite, consulte um médico para tratamento.
6. Você experimenta uma perda de controle e movimento muscular enquanto está acordado
A narcolepsia é conhecida por causar paralisia involuntária dos músculos enquanto você está acordado. Conhecido como cataplexia, esse sintoma pode ser o primeiro a aparecer em até 10% das pessoas com narcolepsia. No entanto, a cataplexia tende a seguir a SDE.
Outro sintoma relacionado observado na narcolepsia é um fenômeno conhecido como paralisia do sono. Isso causa uma incapacidade de se mover - ou até de falar - quando você adormece ou acorda. Você pode até ter alucinações leves.
Ao contrário da cataplexia, a paralisia do sono geralmente dura apenas alguns segundos ou minutos por vez.
7. você está dormindo demais
Em um país onde dormir pouco é geralmente a norma, alguns distúrbios do sono podem fazer com que você durma demais. As recomendações médias de sono são de pelo menos 7 horas por noite para adultos, mas não devem exceder 9 horas.
Dormir mais do que isso de vez em quando, como nos finais de semana ou nas férias, pode significar que você tem privação do sono ou está se recuperando de uma doença.
No entanto, dormir mais do que a quantidade recomendada todas as noites pode indicar um distúrbio do sono. Algumas pessoas com narcolepsia secundária relatam dormir mais de 10 horas por noite.
O takeaway
Com mais de 80 distúrbios do sono conhecidos, é impossível diagnosticar o sono desordenado. Manter o controle de seus sintomas pode ajudá-lo a diferenciar entre privação de sono e um possível distúrbio do sono.
É importante discutir seus sintomas com seu médico para que você possa começar o tratamento. Muitos distúrbios do sono podem afetar sua saúde geral a longo prazo, aumentando o risco de doenças cardíacas, pressão alta e distúrbios de humor.