A prova de que o autocuidado foi a maior tendência de bem-estar de 2018
Contente
Autocuidado: um substantivo, um verbo, um estado de ser. Essa noção de bem-estar e o fato de que todos deveríamos praticá-la mais veio à tona no final do ano passado. Na verdade, mais da metade das mulheres da geração do milênio fizeram do autocuidado sua resolução de Ano Novo de 2018 - essencialmente concordando que a saúde mental merece mais atenção e se comprometendo a torná-la uma prioridade.
E se você ainda acha que o autocuidado é uma "tendência", não. Manteve-se forte ao longo de 2018 e não mostra sinais de abrandamento. A prova está nos downloads: a Apple acaba de lançar uma lista dos melhores de 2018 e o autocuidado foi a tendência dos apps do ano.
Os aplicativos de autocuidado mais bem avaliados, de acordo com a Apple, incluíam o aplicativo Calm para dormir e meditação (que também foi o aplicativo do ano da Apple em 2017). Outra escolha popular foi o 10% mais feliz, um aplicativo baseado no New York Times livro best-seller que fornece vídeos diários e meditações guiadas semanais para ajudar até mesmo os céticos da meditação a ter uma vida mais feliz. Havia também o aplicativo Shine-a de autocuidado e meditação que fornece textos de motivação diários e afirmações de cinco minutos para guiá-lo em tudo, desde amizades tóxicas a autocuidado no mundo do namoro online.
Curiosamente, enquanto os aplicativos de autocuidado e saúde mental claramente explodiram este ano, a Apple e o Google também introduziram recursos para incentivar os usuários a gastar menos tempo em seus telefones em nome do bem-estar mental. O Bem-estar digital do Google e o Tempo de tela da Apple permitem que os usuários rastreiem quantos minutos estão gastando em seus telefones e em aplicativos específicos e fornecem ferramentas destinadas a ajudá-lo a limitar o tempo gasto em seu dispositivo para que você possa se desconectar e estar mais presente em outras áreas de sua vida. (Relacionado: Eu experimentei as novas ferramentas de tempo de tela da Apple para reduzir as mídias sociais)
Embora a ideia de autocuidado certamente tenha existido também no ano passado, ela realmente explodiu neste ano, permeando vários setores. Mais academias começaram a incorporar atenção plena em sua programação, oferecendo meditações guiadas, rolamento de espuma, sessões de liberação de pontos de gatilho e outras opções restauradoras destinadas a fornecer uma abordagem mais equilibrada para o bem-estar geral. No início deste ano, a ClassPass introduziu uma programação que se concentrava no bem-estar e no autocuidado. E quando a marca de perda de peso legada Weight Watchers rebatizou neste outono como WW, ("bem-estar que funciona") eles fizeram uma parceria com o popular aplicativo de meditação Headspace, observando que a saúde mental é uma grande parte de alcançar qualquer meta de fitness ou perda de peso. (Relacionado: Headspace lançou um podcast-encontra-meditação projetado para ajudá-lo a dormir)
A indústria da beleza foi outra opção natural para o movimento de autocuidado. As marcas foram rápidas em aderir à ideia como o novo "mime-se", encorajando as mulheres a ir em frente e tomar aquele banho de espuma usando uma máscara de lençol e bebendo uma taça de vinho como uma forma de desestressar e conseguir tempo para em uma rotina agitada. (Relacionado: Como reservar tempo para autocuidado quando você não tem nenhum)
As celebridades também ampliaram a importância do autocuidado postando seus conselhos no Dia Internacional do Autocuidado. (Sim, é um verdadeiro "feriado" que tem sido uma coisa desde 2011 para promover os benefícios gerais do autocuidado em uma base diária.) Eles lembraram às pessoas que autocuidado também significa ouvir o seu corpo e o que ele precisa- quer isso signifique priorizar o sono e a meditação, suar ou apenas cancelar planos e se dar permissão para não fazer nada.
Essencialmente, como expressou um meme compartilhado por Viola Davis, autocuidado não é apenas uma coisa - e definitivamente não se trata apenas de reservar uma aula de ginástica ou tratamento de spa caro. Cuidar de si também pode significar dar uma caminhada para tomar um pouco de ar fresco ou, finalmente, marcar uma consulta médica que você está adiando há muito tempo.
Então, embora estejamos felizes por ter sido uma tendência em 2018 (para sua informação, agora existem mais de 10 milhões de posts no Instagram com # selfcare), dificilmente o classificamos na mesma categoria que Jazzercise ou o sumo-tudo-frenesi dos anos anteriores. Porque, em sua essência, o autocuidado é realmente apenas assumir a propriedade de seu bem-estar físico e mental - e isso é algo que todos devemos priorizar cada ano, banho de espuma incluído ou não.