O que causa uma vagina rasa e como é tratada?
Contente
- Coisas a considerar
- Se a penetração vaginal for desconfortável
- O que você pode fazer
- Se a penetração vaginal não for possível
- O que você pode fazer
- Condições que podem causar a vagina ser superficial
- Vaginismo
- Útero inclinado
- Estenose vaginal
- Síndrome de MRKH
- Consulte um médico ou outro profissional de saúde
Coisas a considerar
Há muita discussão sobre o comprimento médio de um pênis ereto (5,5 polegadas), mas pouca atenção é dada ao comprimento médio de um canal vaginal.
Isso pode ser porque, como em muitas coisas relacionadas à vagina, muita coisa é mal compreendida ou deixada ao mito e à lenda urbana.
O canal vaginal médio é de 3 a 6 polegadas de comprimento, ou aproximadamente o comprimento da sua mão. Mas isso não é estático - a duração real pode mudar ao longo do dia.
Por exemplo, se você se excita sexualmente, seu canal vaginal cresce mais. Isso permite que o colo do útero e o útero se levantem e se afastem do canal, para que a penetração seja mais confortável.
O canal vaginal passa por muitas alterações, e não há duas iguais. O comprimento, a forma e o tamanho de cada pessoa são diferentes. Tudo isso é normal.
E, a menos que sinta alguma dor ou desconforto, provavelmente tudo está bem.
Se você estiver sentindo desconforto, pode não ser o resultado de uma vagina "rasa". Pode ser causado por uma condição subjacente que torna a penetração desconfortável.
Continue lendo para saber mais sobre por que isso acontece e como você pode encontrar alívio.
Se a penetração vaginal for desconfortável
Você pode pensar que a penetração desconfortável é apenas um efeito colateral do sexo com alguém que tem um pênis.
No entanto, não é a única vez que a penetração pode ser dolorosa.
Por exemplo, você pode sentir desconforto ao tentar inserir um tampão, copo menstrual ou brinquedo sexual.
Outros sintomas podem incluir:
- resistência ao tentar inserir
- desconforto crescente
- dor profunda com movimento ou empurrão
- ardor ou dor na área da vagina e virilha
- dor latejante que permanece enquanto o item é inserido ou durante a relação sexual
Isso pode ser causado por:
- secura vaginal
- infecção
- lágrimas ou cicatrizes
- miomas
O que você pode fazer
Se a penetração desconfortável não resultar de uma condição de saúde subjacente, você poderá remediar a dor e o desconforto por conta própria.
- Use um tamanho menor. Se o seu fluxo menstrual não for comparável ao tamanho do tampão ou do copo, talvez não forneça lubrificação suficiente durante a inserção. O mesmo vale para brinquedos sexuais - quanto maior nem sempre é melhor.
- Devagar as coisas. Tomar seu tempo permitirá que sua mente e corpo se preparem para a inserção. Se você estiver com um parceiro, fale sobre o que está sentindo. Você pode precisar de mais tempo com as preliminares para ficar suficientemente excitado e produzir lubrificação natural suficiente para a penetração.
- Aplique lubrificante. O lubrificante pode reduzir o atrito e facilitar a penetração. Você pode achar útil esfregar um pouco a parte externa da vagina e o objeto que está inserindo.
- Tente relaxar seus músculos. Se sentir desconforto durante a inserção, pode estar tensionando os músculos. Isso é mais provável se você já teve problemas anteriores e espera desconforto.
- Tente uma posição diferente. Isso pode exigir um pouco de experimentação; portanto, considere uma oportunidade para experimentar coisas novas. Se você ainda não é, incline seu produto ou brinquedo menstrual em direção à parte inferior das costas, em vez de endireitar o corpo.
Se a penetração vaginal não for possível
Se esta é a primeira vez que a inserção ou penetração não funciona, pode não ser motivo de preocupação.
No domínio da mente sobre o corpo, sua mente pode estar impedindo que seu corpo se envolva em atividades normais.
Mas se você sentir desconforto ou tiver problemas com a inserção antes, considere marcar uma consulta com um médico ou outro profissional de saúde.
Em alguns casos, isso pode ocorrer devido a cicatrizes, aperto muscular ou outra condição física. Também pode ser o resultado de trauma anterior ou outra condição de saúde mental subjacente.
O seu médico perguntará sobre seus sintomas e histórico médico para ajudar a determinar a causa subjacente.
A partir daí, eles trabalharão com você para desenvolver um plano de atendimento projetado para aliviar seus sintomas e facilitar a inserção ou penetração.
O que você pode fazer
Seu provedor trabalhará com você para desenvolver um plano de atendimento adaptado às suas necessidades individuais. Eles podem recomendar um ou mais dos seguintes itens.
- Exercícios do assoalho pélvico. O canal vaginal é um longo tubo muscular. Como qualquer músculo, deve ser exercitado regularmente. Caso contrário, pode não se comportar como deveria. Isso pode tornar a penetração desconfortável ou totalmente impossível.
- Terapia sexual. Se você tem preocupações subjacentes sobre a intimidade sexual, pode ser útil procurar um terapeuta sexual. Eles podem ajudá-lo a falar sobre seus pensamentos e experiências.
- Tratamento médico. Em alguns casos, condições médicas subjacentes dificultam a penetração, se não impossível. O seu médico pode recomendar cremes tópicos, medicamentos orais ou outros tratamentos para ajudar a relaxar os músculos e facilitar a inserção.
Condições que podem causar a vagina ser superficial
Depois de discutir seus sintomas, seu médico pode diagnosticar uma das seguintes condições.
Vaginismo
O vaginismo é uma resposta corporal automática. Seus músculos vaginais se contraem involuntariamente quando você tenta inserir algo, como um absorvente interno, um dedo ou um brinquedo.
Essa condição geralmente é tratada através de uma combinação de exercícios do assoalho pélvico e terapia sexual.
Essa abordagem em duas etapas pode ajudá-lo a aprender a relaxar os músculos pélvicos e a trabalhar com os estressores subjacentes que você possa estar enfrentando.
O seu médico também pode recomendar o uso de um dilatador vaginal para ajudar seu corpo a se sentir mais confortável com a penetração.
Útero inclinado
O útero é um pequeno órgão que fica logo acima da vagina. Geralmente aponta para o abdômen.
Mas em quase um terço das pessoas, o útero se inclina em direção à coluna. Isso é conhecido como útero inclinado, inclinado ou retrovertido.
Um útero inclinado não diminui o comprimento do canal vaginal, mas pode dificultar a inserção ou a penetração. A penetração por trás e a penetração profunda podem ser especialmente desconfortáveis.
Seu provedor pode recomendar diferentes ângulos ou posições para tentar durante o sexo ou outra penetração.
Em alguns casos, certos exercícios podem ajudar a corrigir a posição do útero. Em casos graves, a cirurgia pode ser discutida. O seu médico aconselhará as opções de tratamento com base no seu caso único.
Estenose vaginal
Estenose vaginal é uma condição que causa tecido cicatricial no canal vaginal.
Como resultado, a abertura e o canal vaginal podem se tornar mais curtos e estreitos. Isso pode tornar a penetração mais difícil, se não impossível.
A estenose vaginal é frequentemente o resultado da radioterapia. Da mesma forma, cirurgias e lesões podem causar cicatrizes no canal vaginal.
O tratamento se concentra em manter os músculos flexíveis e prevenir a rigidez. Para fazer isso, seu médico pode recomendar o uso de um dilatador vaginal e a prática de exercícios do assoalho pélvico.
Você também pode se beneficiar da adição de lubrificante, pois a estenose vaginal pode reduzir a umidade natural.
Síndrome de MRKH
Os indivíduos nascidos com síndrome de Mayer-Rokitansky-Küster-Hauser (MRKH) têm uma vagina e um útero subdesenvolvidos ou ausentes. Eles podem, no entanto, nascer com genitália feminina intacta e cromossomos femininos.
Algumas pessoas com síndrome de MRKH podem não saber sobre os órgãos sexuais ausentes ou subdesenvolvidos até que sejam mais velhos. Por exemplo, o primeiro sinal pode ser a falta de menstruação durante a puberdade.
Essas variações podem causar dor ou desconforto durante a penetração. Isso pode tornar impossível a relação sexual.
O seu médico pode recomendar técnicas de dilatação para ajudar a "esticar" o canal vaginal até o comprimento médio. Em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária para criar um canal vaginal.
Consulte um médico ou outro profissional de saúde
Dor ou desconforto com a penetração podem ocorrer de tempos em tempos. No entanto, se o desconforto interferir com sua vida diária ou a penetração se tornar impossível, você deve marcar uma consulta com um médico.
Provavelmente, seu provedor realizará um exame físico para descartar quaisquer condições subjacentes, como uma infecção, que possam tornar a penetração dolorosa.
Uma vez que a causa subjacente esteja clara, seu médico trabalhará com você para desenvolver um plano de assistência que alivie seus sintomas e ajude a aliviar qualquer apreensão.