Autor: Christy White
Data De Criação: 12 Poderia 2021
Data De Atualização: 25 Junho 2024
Anonim
MICROBIOLOGIA - SHIGELLA (SHIGELOSE/DISENTERIA) - PROF. ALEXANDRE FUNCK
Vídeo: MICROBIOLOGIA - SHIGELLA (SHIGELOSE/DISENTERIA) - PROF. ALEXANDRE FUNCK

Contente

O que é shigelose?

A shigelose é uma infecção bacteriana que afeta o sistema digestivo. A shigelose é causada por um grupo de bactérias chamadas Shigella. o Shigella a bactéria é transmitida por meio de água e alimentos contaminados ou pelo contato com fezes contaminadas. As bactérias liberam toxinas que irritam os intestinos. O principal sintoma da shigelose é a diarreia.

De acordo com o, cerca de 500.000 pessoas nos Estados Unidos relatam ter shigelose todos os anos. Os sintomas variam em intensidade. Você pode ter uma infecção de shigelose leve e nem mesmo perceber ou relatar isso.

Crianças pequenas e pré-escolares têm maior probabilidade do que crianças mais velhas e adultos de contrair shigelose. Isso pode ocorrer porque crianças pequenas colocam os dedos na boca com freqüência e são mais propensas a ingerir a bactéria. O grande número de trocas de fraldas em creches também pode aumentar a concentração de infecção nessa faixa etária.

Reconhecendo os sintomas da shigelose

As crises frequentes de diarreia aquosa são o principal sintoma da shigelose. Cólicas abdominais, náuseas e vômitos também podem ocorrer. Muitas pessoas com shigelose também apresentam sangue ou muco nas fezes e podem apresentar febre.


Os sintomas geralmente começam dentro de 3 dias após entrar em contato com Shigella. Em alguns casos, entretanto, os sintomas de infecção podem aparecer até uma semana após o contato.

A diarreia e outros sinais de shigelose geralmente duram entre 2 e 7 dias. A infecção leve que dura alguns dias pode não exigir tratamento. No entanto, é fundamental se manter hidratado entre os episódios de diarreia. Chame seu médico se você tiver diarreia por mais de 3 dias. Isso é muito importante, especialmente se você não consegue conter comida ou água. A desidratação é um perigo real associado à shigelose.

Tratamento para Shigelose

O combate à desidratação é o principal objetivo do tratamento para a maioria dos casos de shigelose. É importante beber muitos líquidos, especialmente soluções eletrolíticas, muitas das quais disponíveis sem receita. Normalmente não é aconselhável tomar qualquer tipo de medicamento para aliviar a diarreia, pois isso manterá a bactéria no seu sistema por mais tempo e pode piorar a infecção.


Infecções moderadas ou graves podem exigir tratamento médico. O tratamento geralmente inclui antibióticos para eliminar as bactérias do trato digestivo. Seu médico pode testar suas fezes para confirmar que Shigella é a fonte da infecção. Confirmação de Shigella ajuda seu médico a escolher o medicamento certo para combater a shigelose. As opções de medicamentos incluem medicamentos antibióticos poderosos, como:

  • azitromicina (Zithromax)
  • ciprofloxacina (Cipro)
  • sulfametoxazol / trimetoprim (Bactrim)

A hospitalização por shigelose é rara. No entanto, em algumas situações graves, a hospitalização é necessária. Se você tiver náuseas e vômitos extremos, pode precisar de fluidos intravenosos e medicamentos.

Complicações associadas à shigelose

A maioria das pessoas não apresenta efeitos nocivos duradouros da shigelose.

O CDC relata que aproximadamente das pessoas infectadas com Shigella flexneri (um dos vários tipos de Shigella) desenvolvem uma doença chamada artrite pós-infecção após ter shigelose. Os sintomas de artrite pós-infecção incluem dor nas articulações, dor ao urinar e irritação nos olhos. A artrite pós-infecção pode se tornar uma condição crônica que dura vários meses, anos ou o resto da vida. É causado por uma reação ao Shigella infecção e acontece apenas em pessoas que são geneticamente predispostas a ela.


Você pode ser infectado novamente pela bactéria Shigella?

Shigella é um grupo de várias bactérias diferentes. Depois de ter sido infectado com um tipo de Shigella, não é provável que você seja infectado pela mesma bactéria novamente. No entanto, você pode ser infectado por uma bactéria diferente da mesma família.

Prevenção de Shigelose

Você pode prevenir a shigelose praticando uma boa higiene pessoal. Lave as mãos antes e depois de usar o banheiro ou trocar uma fralda. Descarte as fraldas sujas em um saco fechado ou lixeira para evitar a propagação da bactéria. Use sabão e água morna sempre que lavar as mãos. Limpe trocadores e balcões de cozinha com lenços antibacterianos antes e depois de usar.

Evite contato pessoal próximo com alguém infectado com Shigella até pelo menos 2 dias após o término da diarreia.

Pessoas com shigelose não devem preparar comida para outras pessoas até que se sintam melhor e parem de ter diarreia. Seu médico pode testar suas fezes novamente após o fim dos sintomas para ter certeza Shigella não está mais presente.

Artigos Interessantes

Efeitos a longo prazo da hepatite C não tratada

Efeitos a longo prazo da hepatite C não tratada

A hepatite C é um víru tranmitido pelo angue que caua inflamação do fígado. Mai de 3 milhõe de peoa etão vivendo com hepatite C no Etado Unido. Como muita peoa podem...
Kefir x Iogurte: qual é a diferença?

Kefir x Iogurte: qual é a diferença?

Iogurte e kefir ão produto lácteo feito com leite fermentado. Kefir é uma bebida de leite líquido. Tem um abor ácido e cremoo. O iogurte é epeo e quae empre é conumi...