Autor: Clyde Lopez
Data De Criação: 20 Julho 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Explicando o herpes-zóster | Coluna #123
Vídeo: Explicando o herpes-zóster | Coluna #123

Contente

Resumo

O que são telhas?

A zona é um surto de erupção cutânea ou bolhas na pele. É causada pelo vírus varicela-zóster - o mesmo vírus que causa a varicela. Depois de você ter varicela, o vírus permanece em seu corpo. Pode não causar problemas por muitos anos. Mas, à medida que você envelhece, o vírus pode reaparecer na forma de herpes.

As telhas são contagiosas?

As telhas não são contagiosas. Mas você pode pegar varicela de alguém com herpes zoster. Se você nunca teve catapora ou a vacina contra a catapora, tente ficar longe de qualquer pessoa que tenha herpes zoster.

Se você tiver herpes zoster, tente ficar longe de qualquer pessoa que não tenha contraído a varicela ou da vacina contra a varicela, ou qualquer pessoa que possa ter um sistema imunológico fraco.

Quem corre risco de desenvolver telhas?

Qualquer pessoa que já teve catapora corre o risco de contrair herpes. Mas esse risco aumenta à medida que você envelhece; o herpes é mais comum em pessoas com mais de 50 anos.

Pessoas com sistema imunológico enfraquecido correm maior risco de contrair herpes. Isso inclui aqueles que


  • Têm doenças do sistema imunológico, como HIV / AIDS
  • Ter certos tipos de câncer
  • Tome medicamentos imunossupressores após um transplante de órgão

Seu sistema imunológico pode ficar mais fraco quando você tem uma infecção ou está estressado. Isso pode aumentar o risco de herpes.

É raro, mas possível, obter herpes zoster mais de uma vez.

Quais são os sintomas do herpes?

Os primeiros sinais de herpes incluem ardor ou dor aguda e formigamento ou coceira. Geralmente ocorre em um lado do corpo ou rosto. A dor pode ser leve a intensa.

Um a 14 dias depois, você terá uma erupção na pele. Consiste em bolhas que geralmente cicatrizam em 7 a 10 dias. A erupção geralmente é uma única faixa ao redor do lado esquerdo ou direito do corpo. Em outros casos, a erupção ocorre em um lado do rosto. Em casos raros (geralmente entre pessoas com sistema imunológico enfraquecido), a erupção cutânea pode ser mais disseminada e parecer semelhante a uma erupção cutânea de varicela.

Algumas pessoas também podem ter outros sintomas:

  • Febre
  • Dor de cabeça
  • Arrepios
  • Estômago virado

Que outros problemas as telhas podem causar?

As telhas podem causar complicações:


  • A neuralgia pós-herpética (NPH) é a complicação mais comum do herpes zoster. Causa forte dor nas áreas onde ocorreu a erupção cutânea. Geralmente melhora em algumas semanas ou meses. Mas algumas pessoas podem sentir dor de NPH por muitos anos, e isso pode interferir na vida diária.
  • A perda de visão pode acontecer se o herpes afeta seus olhos. Pode ser temporário ou permanente.
  • Problemas de audição ou equilíbrio são possíveis se você tiver herpes dentro ou perto do ouvido. Você também pode ter fraqueza nos músculos desse lado do rosto. Esses problemas podem ser temporários ou permanentes.

Muito raramente, a zona também pode causar pneumonia, inflamação do cérebro (encefalite) ou morte.

Como o herpes é diagnosticado?

Normalmente, o seu médico pode diagnosticar o herpes, tomando seu histórico médico e observando a erupção. Em alguns casos, seu provedor pode raspar o tecido da erupção ou esfregar um pouco do fluido das bolhas e enviar a amostra para um laboratório para teste.

Quais são os tratamentos para as telhas?

Não há cura para o herpes. Os medicamentos antivirais podem ajudar a tornar o ataque mais curto e menos grave. Eles também podem ajudar a prevenir PHN. Os medicamentos são mais eficazes se você puder tomá-los dentro de 3 dias após o aparecimento da erupção. Portanto, se você acha que pode ter herpes zoster, entre em contato com seu médico o mais rápido possível.


Os analgésicos também podem ajudar com a dor. Uma toalha fria, loção de calamina e banhos de aveia podem ajudar a aliviar um pouco a coceira.

As telhas podem ser evitadas?

Existem vacinas para prevenir o herpes ou diminuir seus efeitos. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças recomendam que adultos saudáveis ​​com 50 anos ou mais tomem a vacina Shingrix. Você precisa de duas doses da vacina, administradas com 2 a 6 meses de intervalo. Outra vacina, Zostavax, pode ser usada em certos casos.

Artigos Interessantes

A crise dos opióides: como fazer sua voz ser ouvida

A crise dos opióides: como fazer sua voz ser ouvida

O Etado Unido etão no meio de uma da piore crie de droga até hoje. Enfrentar a crie do opióide ignifica determinar a caua ubjacente do vício, deenvolver plano de tratamento eficaze...
Triagem e diagnóstico de sífilis na gravidez

Triagem e diagnóstico de sífilis na gravidez

Doi tete - conhecido como microcopia de campo ecuro e tete direto de anticorpo fluorecente - podem diagnoticar definitivamente a ífili. No entanto, nenhum dee tete etá amplamente diponí...