Como identificar e tratar a subluxação do ombro
Contente
- Qual é a sensação?
- Quando procurar atendimento médico
- Como seu médico irá diagnosticar isso?
- Em que consiste o tratamento?
- Redução fechada
- Imobilização
- Medicamento
- Cirurgia
- Reabilitação
- Dicas para atendimento domiciliar
- As complicações são possíveis?
- Qual é a perspectiva?
O que é subluxação do ombro?
A subluxação do ombro é uma luxação parcial do ombro. A articulação do ombro é composta pela bola do osso do braço (úmero), que se encaixa em uma cavidade em forma de copo (glenóide).
Quando você desloca o ombro, a cabeça do osso do braço se solta completamente. Mas em uma subluxação do ombro, a cabeça do osso do braço só sai parcialmente da órbita.
O ombro é uma das articulações mais fáceis de deslocar porque é muito móvel. Essa mobilidade permite que você gire o braço totalmente, como em um arremesso de softbol. Arremessar com muita rapidez ou força pode causar subluxação da articulação, mas muitas vezes essa lesão ocorre após anos de uso repetido.
Em uma subluxação, o osso pode se deslocar para frente, para trás ou para baixo. Às vezes, a lesão também rompe músculos, ligamentos ou tendões ao redor da articulação do ombro.
Qual é a sensação?
Um ombro deslocado ou subluxado pode causar:
- dor
- inchaço
- fraqueza
- dormência, ou sensação de alfinetes e agulhas no braço
Com uma subluxação, o osso pode voltar ao encaixe sozinho.
Tanto a subluxação quanto a luxação podem causar sintomas semelhantes, por isso pode ser difícil dizer a diferença sem consultar um médico.
Quando procurar atendimento médico
Procure ajuda médica se seu ombro não voltar para a articulação por si só ou se você achar que pode estar deslocado. Não tente colocá-lo de volta no lugar sozinho. Você pode danificar os ligamentos, músculos e outras estruturas ao redor da articulação do ombro.
Se puder, coloque uma tala ou tipoia para segurar o ombro no lugar até que você possa ver o seu médico.
Como seu médico irá diagnosticar isso?
Seu médico perguntará sobre seus sintomas e fará um exame físico antes de examinar seu ombro. Você pode precisar de raios-X para ver se a cabeça do osso saiu parcial ou totalmente da cavidade do ombro. Os raios X também podem mostrar ossos quebrados ou outras lesões ao redor do ombro.
Depois que o médico determinar a extensão da lesão, ele poderá ajudar a colocar o ombro no lugar e desenvolver um plano de cuidados.
Em que consiste o tratamento?
Colocar o ombro de volta no lugar é fundamental. Embora isso possa ser feito no campo ou onde quer que tenha ocorrido a lesão, é mais seguro ter um médico para realizar essa técnica em um consultório médico ou pronto-socorro.
Redução fechada
Os médicos colocam o ombro de volta no lugar usando um procedimento chamado redução fechada. Como esse processo pode ser doloroso, você pode obter um analgésico de antemão. Ou você pode estar dormindo e sem dor sob anestesia geral.
O médico moverá e girará suavemente o braço até que o osso deslize de volta para o encaixe. A dor deve diminuir quando a bola estiver de volta no lugar. Seu médico pode fazer radiografias depois para ter certeza de que seu ombro está na posição correta e que não há outras lesões ao redor da articulação do ombro.
Imobilização
Depois de uma redução fechada, você usará uma tipoia por algumas semanas para manter a articulação do ombro imóvel. A imobilização da articulação impede que o osso deslize novamente. Mantenha o ombro na tipoia e evite esticá-lo ou movê-lo muito enquanto a lesão cicatriza.
Medicamento
A dor de uma subluxação deve diminuir assim que o médico fizer uma redução fechada. Se você ainda tiver dor depois, seu médico pode prescrever um analgésico, como hidrocodona e paracetamol (Norco).
No entanto, você não deve tomar analgésicos prescritos por mais de alguns dias. Eles são conhecidos por se tornarem criadores de hábitos.
Se precisar de mais alívio da dor, experimente um AINE como o ibuprofeno (Motrin) ou naproxeno (Naprosyn). Esses medicamentos podem reduzir a dor e o inchaço no ombro. Siga as instruções da embalagem e não tome mais medicamento do que o recomendado.
Se a dor persistir após algumas semanas, pergunte ao seu médico sobre outras opções de alívio da dor.
Cirurgia
Você pode precisar de cirurgia se tiver episódios repetidos de subluxação. Seu cirurgião pode consertar qualquer problema que torne a articulação do ombro instável.
Isso inclui:
- rasgos de ligamento
- lágrimas da tomada
- fraturas da cavidade ou cabeça do osso do braço
- rasgos do manguito rotador
A cirurgia do ombro pode ser feita através de incisões muito pequenas. Isso é chamado de artroscopia. Às vezes, isso exigirá um procedimento / reconstrução aberto denominado artrotomia. Você precisará de reabilitação após a cirurgia para recuperar o movimento do ombro.
Reabilitação
A reabilitação pode ajudá-lo a recuperar a força e o movimento do ombro após a cirurgia ou quando a tipoia for removida. Seu fisioterapeuta lhe ensinará exercícios suaves para fortalecer os músculos que estabilizam a articulação do ombro.
Seu fisioterapeuta pode usar algumas destas técnicas:
- massagem terapêutica
- mobilização articular, ou mover a articulação através de uma série de posições para melhorar a flexibilidade
- exercícios de fortalecimento
- exercícios de estabilidade
- ultrassom
- gelo
Você também receberá um programa de exercícios para fazer em casa. Faça esses exercícios com a freqüência recomendada pelo fisioterapeuta. Enquanto você está se recuperando, evite esportes ou outras atividades que possam causar lesões no ombro.
Dicas para atendimento domiciliar
Para cuidar do seu ombro em casa e evitar novas lesões:
Aplique gelo. Segure uma bolsa fria ou saco de gelo ao ombro por 15 a 20 minutos de cada vez, algumas vezes ao dia. O gelo vai aliviar a dor e diminuir o inchaço logo após a lesão. Depois de alguns dias, você pode mudar para aquecimento.
Descansar. Depois de subluxar seu ombro pela primeira vez, é mais provável que aconteça novamente. Evite qualquer atividade que possa puxar a bola do osso do braço para fora do encaixe, como atirar ou levantar objetos pesados. Volte aos esportes e outras atividades lentamente, usando apenas os ombros quando se sentir pronto.
Trabalhe na flexibilidade. Faça os exercícios que seu fisioterapeuta recomendou todos os dias. Fazer movimentos suaves regulares evitará que a articulação do ombro fique rígida.
As complicações são possíveis?
As complicações de uma subluxação do ombro incluem:
- Instabilidade do ombro. Depois de ter uma subluxação, é mais provável que aconteça novamente. Algumas pessoas têm subluxações repetidas vezes.
- Perda de movimento. Danos no ombro podem causar perda de flexibilidade.
- Outras lesões no ombro. Durante uma subluxação, ligamentos, músculos e tendões em seu ombro também podem ser feridos.
- Danos nos nervos ou vasos sanguíneos. Os nervos ou vasos sanguíneos ao redor da articulação do ombro podem ser feridos.
Qual é a perspectiva?
Você vai usar uma tipoia para segurar o ombro no lugar por uma a duas semanas. Depois disso, você deve evitar movimentos intensos do ombro por cerca de quatro semanas.
Depois de subluxar seu ombro, é mais provável que aconteça novamente. Se você tem subluxações de ombro com frequência, pode precisar de cirurgia para estabilizá-lo.
Após a cirurgia, leva cerca de quatro a seis semanas para o ombro se recuperar. Seu braço ficará na tipoia durante a maior parte ou o tempo todo. Os atletas podem não ser capazes de participar totalmente dos esportes por alguns meses após a cirurgia.