Quanto tempo você deve tomar banho?
Contente
- Quanto tempo deve durar um banho?
- Efeitos colaterais de longos banhos
- Efeitos colaterais de chuveiros curtos
- Escolha de água quente, morna ou fria
- Com que freqüência você deve tomar banho?
- Como tomar banho adequadamente
- Leve embora
Você é um tomador de chuveiros que entra e sai ou gosta de ficar parado por tempo suficiente para que a água se acumule em torno de seus pés? Independentemente de qual campo você se enquadra, você pode querer apontar para o meio, especialmente se deseja manter sua pele hidratada e limpa.
Embora a importância de tomar banho vários dias por semana, se não diariamente, seja crítica para sua saúde e higiene gerais, passar muito ou pouco tempo no chuveiro pode causar problemas de pele.
Quanto tempo deve durar um banho?
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o banho dura em média 8 minutos. Se você gosta de ficar no chuveiro por mais de 15 minutos, você pode querer repensar sua rotina de higiene.
De acordo com o dermatologista certificado Dr. Edidiong Kaminska, MD, o tempo máximo de banho recomendado é de cerca de 5 a 10 minutos. Tempo suficiente para limpar e hidratar a pele sem exagerar. “Nossa pele precisa de água, assim como nosso corpo, mas se fizermos mais ou menos do que isso, pode haver consequências”, acrescenta ela.
E se você tem pele seca ou eczema, a Dra. Anna Guanche, MD, FAAD, diz que banhos mais curtos e mornos são recomendados. Além disso, o Baylor College of Medicine afirma que é especialmente importante evitar chuveiros quentes nos meses de inverno, pois o calor pode danificar a superfície da pele, o que pode levar à inflamação e aumentar os sintomas de eczema.
Efeitos colaterais de longos banhos
Embora um banho quente prolongado possa parecer a melhor maneira de cuidar do corpo, o banho excessivo pode desidratar a pele. “O objetivo do banho é hidratar e limpar a pele, mas o banho morno ou quente por períodos prolongados remove a oleosidade natural da pele e abre nossos poros e permite que a umidade escape”, diz Kaminska.
Para manter a umidade, ela geralmente recomenda aplicar um hidratante corporal após o banho na pele, pois permite que a água (hidratação) permaneça na pele e não escape.
Efeitos colaterais de chuveiros curtos
Se o excesso de lavagem tem consequências, é seguro dizer que o banho insuficiente também apresenta problemas. Em geral, o banho insuficiente pode não limpar completamente a pele.
“Todos nós temos bactérias e organismos normais que vivem em nossa pele (flora normal), e isso protege nossa pele de lesões ou insultos”, explica Kaminska. Se o equilíbrio for inclinado para o crescimento excessivo da flora normal ou saudável, ela diz que isso pode aumentar o risco de infecção da pele - sem mencionar o risco de odor corporal se você lavar a pele constantemente.
Escolha de água quente, morna ou fria
Há benefícios em chuveiros de água quente, morna e fria. Mas se você não tiver certeza de qual temperatura é a melhor para você, tome cuidado e tome um banho quente ou morno.
Água morna, em vez de água quente, é melhor para doenças de pele como psoríase e eczema, de acordo com a Academia Americana de Dermatologia. Usar água morna, em vez de quente, também pode ajudar a manter sua conta de água baixa.
Os banhos frios também podem ter alguns benefícios, como reduzir a dor muscular, acalmar a pele irritada ou com coceira e, claro, ajudá-lo a acordar de manhã. Os banhos quentes, por outro lado, podem ajudá-lo a controlar os sintomas de um resfriado ou tosse, soltando o catarro e abrindo as vias aéreas.
Com que freqüência você deve tomar banho?
Saber quanto tempo você deve ficar sob a água é apenas parte da equação. Você também precisa estar atento à frequência com que toma banho. De acordo com a American Academy of Dermatology, a maioria das pessoas não precisa de mais do que um banho por dia.
Dito isso, o AAD aponta que, às vezes, é necessário limpar o corpo mais de uma vez por dia, como se você praticasse um esporte ou atividade que o fizesse suar. Você deve tomar banho quando terminar. Se for esse o caso, certifique-se de que a água esteja morna e hidrate imediatamente após o banho.
Mas se você ainda tiver problemas com pele seca após banhos frequentes, você pode falar com um dermatologista para obter dicas sobre como minimizar o ressecamento.
Como tomar banho adequadamente
O que você faz no chuveiro é tão importante quanto a frequência com que você toma banho e por quanto tempo deixa a água penetrar em sua pele. “Há muitas maneiras de tomar banho, mas a maneira mais simples e suave é usar as mãos”, diz Kaminska. Seus passos para tomar banho incluem:
- Molhe o corpo com água morna, mas não quente
- Use uma barra simples de sabão ou limpador líquido.
- Faça espuma com as mãos e lave o corpo de cima para baixo ou da cabeça aos pés.
- Não se esqueça de todos os cantos e fendas, como as dobras da pele, axilas, virilha e entre os dedos dos pés.
- Banho por 5 a 10 minutos.
- Aplique hidratante após a secagem.
Leve embora
Limitar o tempo de banho em 5 a 10 minutos e usar água morna ou morna pode ajudar a evitar que a pele resseque, enquanto limpa bem o corpo.