A skatista Letícia Bufoni está pronta para entrar no X Games
Contente
Patinar como uma garotinha para Letícia Bufoni não era a experiência típica de bater no gelo usando vestidos bonitos e brilhantes com o cabelo preso em um coque apertado. Em vez disso, o menino de 9 anos estava percorrendo as ruas de concreto surradas e as pistas de skate grafitadas de São Paulo, a maior cidade do Brasil. Skate é o que seus amigos, na época cerca de 10 meninos da vizinhança (nenhuma menina morava nas proximidades), faziam para se divertir e era tudo o que ela queria fazer, apesar das preocupações de seu pai.
"Meu pai não apoiou minha paixão no início. Ele dizia, 'É um esporte para meninos e você é a única menina'", diz o jovem de 21 anos, que agora é considerado um dos melhores do mundo skatistas femininas. Felizmente, sua mãe e outros membros da família a protegeram. "Minha avó Maria, que morava na mesma rua, comprou meu primeiro skate quando eu tinha 11 anos."
Com o incentivo da mãe e da avó, Bufoni continuou a praticar todos os dias com Maria observando-a das laterais da pista de skate, fornecendo comida e água por até cinco horas por vez. Assim que conseguiu sua primeira prancha, ela começou a entrar e vencer competições locais nas quais era frequentemente a única mulher participante. Em um ano, ela chamou a atenção de seu primeiro grande patrocinador, uma marca de roupas brasileira local, assim como de seu pai, que começou a entender a profundidade de seu talento.
“Me ver em competições simplesmente o deixou perplexo. Ele disse: 'Uau, este é o negócio real.' Depois disso, ele passou a me levar ao parque de skate e às competições também ”, diz ela.
Em 2007, a estrela em ascensão de 14 anos mudou-se para Los Angeles com amigos mais velhos depois de competir em seus primeiros X Games. Três anos depois, ela ganhou sua primeira medalha de X Games (prata) no skate feminino de rua. Agora ela tem um total de seis medalhas nos X Games, incluindo três de ouro, e no total acumulou mais de 150 troféus desde os 11 anos.
"Tenho uma vida ótima. Faço o que quero e me divirto", disse a indicada Atleta Feminina do Ano em 2013 do ESPYS Action Sports, que tem muitos seguidores nas redes sociais (222.000 fãs apenas no Facebook). Com mais de 10 patrocinadores, incluindo Nike, Oakley e GoPro (confira um de seus vídeos divertidos) apoiando suas ambições de carreira profissional ("para continuar ganhando medalhas"), Bufoni pode realmente se esforçar e se concentrar no treinamento para conseguir os truques fortes que ela é conhecida.
Embora ela tenha sido extremamente ativa durante a maior parte de sua vida, não apenas no skate, mas também no surf e no paraquedismo, ela ainda transpira muito para se manter forte e ágil. “Trabalho com um personal trainer na academia de uma hora a três vezes por semana. Também tento andar de skate de uma a três horas no parque quase todos os dias”, diz Bufoni. Estar em forma é difícil para impressionar os juízes com velocidade e habilidades técnicas durante três rodadas de 45 segundos, onde você pode apertar até seis vazas por rodada. Seus movimentos característicos incluem muitos truques ferroviários duros e rápidos que a maioria de suas colegas do sexo feminino (cerca de 10 concorrentes sérias em todo o mundo) não tentam.
Estar disposta a forçar seus limites físicos também significa que na maioria dos dias Bufoni tende a se afastar da pista de skate, seja para praticar ou para um evento, com sangue escorrendo pelos cotovelos, canelas ou palmas das mãos. Rolar os tornozelos também é muito comum. “Eu adoro andar de skate tanto que não penso em me machucar. Se eu me machucar, está tudo bem. É o que eu faço; é o meu esporte. E o amor dói, certo?”, Ela brinca. Sua pior lesão até o momento exigiu uma cirurgia no tornozelo e uma recuperação de 30 dias de um ligamento rompido no ano passado. Mesmo assim, ela se recusa a usar qualquer equipamento de proteção quando anda. Adicione à sua atitude ousada seu estilo único influenciado pelo surf brasileiro, senso de moda afiado e cabelos fluidos e ensolarados que ela é simplesmente magnética de assistir.
Você pode assistir Bufoni ao vivo na ESPN e no ABC no X Games Austin, que está comemorando seu ano inaugural após ter sido disputado em Los Angeles por 11 anos. As provas de skate acontecem no domingo, 8 de junho, a partir das 13h. hora central (verifique as listagens locais para sintonizar).