Dormir no chão é bom ou ruim para sua saúde?
Contente
- Dormir no chão é bom para as suas costas?
- Dormir no chão ajuda a dor nas costas?
- Ele trata a ciática?
- Isso ajuda a sua postura?
- Dormir no chão faz mal para você?
- Aumento da dor nas costas
- Reações alérgicas
- Maior exposição ao frio
- Quem não deve dormir no chão?
- Dormir no chão durante a gravidez ou com um bebê
- Como dormir bem no chão
- Leve embora
Se você cresceu em um país ocidental, dormir provavelmente envolve uma cama grande e confortável com travesseiros e cobertores. No entanto, em muitas culturas ao redor do mundo, dormir é associado a um piso duro.
Está se tornando mais comum nos Estados Unidos também. Algumas pessoas dizem que ajuda na dor nas costas, enquanto outras simplesmente acham mais confortável.
A popularidade da vida minimalista também inspirou as pessoas a se livrar das camas e dormir no chão.
Até o momento, não há nenhum benefício pesquisado de dormir no chão. As vantagens foram puramente anedóticas.
Neste artigo, vamos explorar:
- benefícios potenciais de dormir no chão
- efeitos colaterais
- como fazer sem se machucar
Dormir no chão é bom para as suas costas?
Dormir no chão ajuda a dor nas costas?
Não há prova científica de que dormir no chão ajuda a dor nas costas. No entanto, muitas pessoas dizem que proporciona alívio.
Há algum mérito na ideia. Um colchão macio não tem muito suporte. Ele permite que seu corpo afunde, fazendo com que sua coluna se curve. Isso pode causar dores nas costas.
Na verdade, se o seu colchão for muito macio, a Harvard Medical School recomenda colocar madeira compensada sob o colchão. A instituição também sugere colocar seu colchão no chão.
Mas os cientistas não recomendaram abandonar o colchão completamente.
Embora uma superfície mais firme possa aliviar a dor nas costas, também depende de fatores como:
- a causa da sua dor
- posição de dormir
Os únicos benefícios comprovados estão relacionados às superfícies de média firmeza.
Em um artigo de 2015 publicado na revista Sleep Health, os pesquisadores revisaram 24 artigos, procurando ligações entre os tipos de colchão e o sono. Eles descobriram que colchões de média firmeza são os melhores para melhorar a dor durante o sono.
Ele trata a ciática?
A ciática é a dor que envolve o nervo ciático, que vai da parte inferior das costas aos quadris, nádegas e cada perna. Muitas vezes, é causado por um disco protuberante ou hérnia.
Assim como a dor nas costas, a ciática pode ser melhorada dormindo em colchões mais firmes. Uma superfície mais macia pode piorar a ciática porque circunda suas costas e tensiona as articulações.
No entanto, não há evidências de que dormir no chão trate a ciática. Os benefícios relatados são anedóticos. Se você tem ciática, converse com um médico ou fisioterapeuta antes de tentar dormir no chão.
Isso ajuda a sua postura?
Outro benefício anedótico é a melhora da postura.
Novamente, há algum mérito na reivindicação. As superfícies macias permitem que sua coluna se curve, enquanto as superfícies duras fornecem suporte. As pessoas dizem que a firmeza do chão ajuda a coluna a ficar reta.
Mas, sem qualquer prova científica, é melhor ter cuidado se você tiver problemas de coluna. Se você tem uma postura inadequada ou um distúrbio da coluna, como escoliose ou cifose, pergunte a um médico se dormir no chão é seguro para você.
Dormir no chão faz mal para você?
Embora algumas pessoas se sintam melhor depois de dormir no chão, também existem efeitos colaterais potenciais.
Aumento da dor nas costas
As afirmações sobre dormir no chão e dores nas costas são conflitantes. Enquanto alguns dizem que reduz a dor, outros dizem que tem o efeito oposto. Afinal, a superfície dura torna difícil para sua coluna manter sua curva natural.
Em um estudo de 2003 publicado no The Lancet, os pesquisadores descobriram que superfícies mais firmes foram associadas a menos benefícios.
O estudo incluiu 313 adultos com dor lombar crônica inespecífica. Eles foram divididos aleatoriamente em dois grupos para dormir em um colchão firme ou médio por 90 dias.
O grupo que dormiu em colchões de média firmeza relatou menos dores nas costas em comparação ao grupo que dormiu em colchões firmes. Isso incluía dor na cama e durante o dia.
O estudo está desatualizado, mas sugere que superfícies mais firmes podem ser ineficazes para o alívio de dores nas costas. Mais pesquisas são necessárias para entender como dormir no chão afeta especificamente a dor nas costas.
Reações alérgicas
O piso geralmente tem mais poeira e sujeira em comparação com outras superfícies da casa.
Isso é especialmente provável se você tiver carpete, que coleta alérgenos como:
- poeira
- ácaros
- mofo
Se você é alérgico a essas substâncias, dormir no chão pode causar:
- espirros
- coriza
- olhos vermelhos com coceira
- tosse
- respiração ofegante
- Problemas respiratórios
Maior exposição ao frio
Como o calor aumenta, o piso geralmente fica mais frio do que o resto da sala. Pode ser bom dormir no chão durante os meses de verão.
Mas durante o inverno, um piso frio pode reduzir rapidamente o calor do corpo, fazendo você se sentir mais frio do que o normal.
Quem não deve dormir no chão?
Dormir no chão não é para todos. Pode não ser seguro para alguns indivíduos, incluindo:
- Adultos mais velhos. À medida que envelhecemos, nossos ossos ficam mais fracos e perdemos o problema de gordura. Dormir no chão pode aumentar o risco de fraturas ou sensação de frio.
- Pessoas com tendência a sentir frio. Condições como anemia, diabetes tipo 2 e hipotireoidismo podem fazer você sentir frio. Dormir no chão pode deixá-lo ainda mais frio, então é melhor evitá-lo.
- Pessoas com mobilidade reduzida. Se você tiver dificuldade para sentar no chão ou se levantar, durma em uma cama. Você também deve evitar dormir no chão se tiver problemas nas articulações, como artrite.
Dormir no chão durante a gravidez ou com um bebê
Geralmente, é considerado seguro dormir no chão durante a gravidez. Muitas grávidas se sentem mais confortáveis quando dormem no chão.
Faça o que for bom para você. Mas lembre-se, você terá que se abaixar no chão e se levantar. Se isso for desconfortável, evite dormir no chão.
Também é seguro para os bebês dormirem no chão, especialmente se você quiser dormir junto, o que é desencorajado nas camas.
Dormir junto em uma cama aumenta o risco de:
- síndrome de morte súbita infantil (SIDS)
- asfixia
- quedas
Superfícies macias, como travesseiros e cobertores, também aumentam o risco, pois podem bloquear as vias respiratórias do bebê.
Mas em culturas onde dormir no chão é comum, dormir junto está associado a taxas mais baixas de SMSI. Em tais culturas, as pessoas dormem em tapetes firmes no chão. Itens leves não são usados. O bebê também pode dormir em uma esteira separada.
Antes de dormir no chão com seu bebê, converse primeiro com o pediatra.
Como dormir bem no chão
Se você estiver interessado em dormir no chão, siga este guia passo a passo para começar:
- Encontre um espaço no chão que esteja livre de desordem.
- Coloque um cobertor, tapete ou saco de dormir no chão. Você pode usar várias camadas.
- Adicione um travesseiro fino. Não é recomendado empilhar travesseiros, o que pode forçar seu pescoço.
- Deite-se no chão. Tente deitar de costas, de lado e de barriga para baixo. Experimente diferentes posições para ver qual é a melhor.
- Se você estiver de costas ou de barriga para baixo, coloque os joelhos em um segundo travesseiro para apoio extra. Você também pode colocar um travesseiro sob a região lombar quando estiver deitado de costas. Se você estiver de lado, coloque um travesseiro entre os joelhos.
- Dê a si mesmo tempo para se acostumar com o chão. Em vez de mergulhar em uma noite inteira, tente primeiro uma soneca curta. Outra opção é definir o alarme para 2 ou 3 horas e depois voltar para a cama. Com o tempo, você pode aumentar o tempo que dorme no chão.
Leve embora
Dormir no chão não é uma prática nova. Em muitas culturas ao redor do mundo, é comum dormir no chão. Alguns dizem que também ajuda na dor nas costas e na postura, embora os benefícios não tenham sido comprovados pela ciência.
Dormir no chão pode não ser ideal se você tiver uma condição crônica ou mobilidade limitada. Seu médico pode determinar se é seguro para você.