Períodos irregulares e irregulares: normal durante a amamentação?
Contente
- Visão geral
- Minha menstruação será diferente se eu estiver amamentando?
- A menstruação afetará meu suprimento de leite?
- Tomando precauções
- Opções de controle de natalidade durante a amamentação
Visão geral
Quase todas as mães que amamentam não têm menstruação nos primeiros seis meses após o parto.
É um fenômeno conhecido como amenorréia lactacional. Essencialmente, a amamentação regular do seu bebê atua como um inibidor da liberação dos hormônios necessários para se preparar para uma nova gravidez. Nenhuma liberação de hormônios significa que nenhuma ovulação pode ocorrer e, portanto, você não tem período.
Mas como a amenorréia é única para todas as mães que amamentam, isso pode durar de apenas alguns meses após o parto a vários anos. Existem vários fatores que afetarão quando você tiver seu primeiro período após o bebê. Esses incluem:
- com que frequência seu bebê ama
- se estão sendo oferecidos suplementos ao seu bebê ou não
- se seu bebê toma ou não chupeta
- quanto tempo seu bebê dorme à noite
- se seu bebê ainda está tomando sólidos ou não
- a química do seu próprio corpo e sua sensibilidade às flutuações hormonais relacionadas à amamentação
Se você começar a menstruar novamente enquanto estiver amamentando, poderá experimentar períodos irregulares e irregulares e se perguntar o que está acontecendo.
É completamente normal ter ciclos inconsistentes ao amamentar um bebê, e você pode atribuí-lo aos mesmos hormônios que causaram amenorréia.
Minha menstruação será diferente se eu estiver amamentando?
Embora possa não ser tão regular e consistente quanto os períodos pré-bebê, a menstruação durante a amamentação será semelhante em outros aspectos.
Independentemente de seu ciclo ter sido inconsistente antes do bebê, seu período durante a amamentação pode ser mais longo, mais curto ou até mesmo perder ação por vários meses.
Você pode estar irritado ou mal-humorado antes do início do período. Você pode notar sensibilidade nos mamilos durante a ovulação, nos dias que antecedem seu período, ou ambos.
Novamente, a consistência do seu ciclo e os sintomas relacionados ao seu período serão afetados pela frequência com que seu bebê está amamentando e como isso afeta seus hormônios.
A menstruação afetará meu suprimento de leite?
Não considere sua menstruação um sinal de que a amamentação deve terminar. A La Leche League International recomenda que a enfermagem possa e deva continuar quando o período menstrual voltar.
Você pode, no entanto, perceber que seu bebê está um pouco agitado em relação à sua época do mês. Não presuma que é porque o seu leite "ficou ruim". Seu leite materno é tão nutritivo e adequado para seu bebê quanto quando você não está menstruada.
A agitação do seu bebê provavelmente se deve ao fato de algumas mães terem uma redução pequena e temporária no suprimento de leite apenas alguns dias antes do início do período e nos primeiros dias em um.
Quando seus níveis hormonais retornarem ao normal, seu suprimento retornará ao normal. Muitos bebês vão compensar a queda de seu suprimento amamentando com mais frequência.
Tomando precauções
O retorno do seu período, mesmo durante a amamentação, significa que você está novamente fértil e pode engravidar.
A Liga La Leche observa que a amamentação como método de controle da natalidade, conhecido como método de amenorréia na lactação (LAM), é considerada eficaz somente quando certas condições são atendidas. Esses incluem:
- seu bebê tem menos de 6 meses de idade
- seu período ainda não começou
- seu bebê está amamentando exclusivamente sem usar chupetas ou suplementos de qualquer tipo
- você está amamentando seu bebê sob demanda durante o dia e a noite também
Quando essas condições são atendidas, há menos de 2% de chance de engravidar. Isso faz da LAM uma forma de controle de natalidade que é tão confiável quanto um preservativo ou um diafragma.
Opções de controle de natalidade durante a amamentação
Depois que seu período começar, ou outras condições da LAM não estiverem mais sendo satisfeitas, você precisará considerar uma forma alternativa de controle de natalidade, se engravidar não for o que você deseja no momento.
Para evitar problemas para o seu bebê que amamenta, você deve explorar os métodos de barreira não-hormonais. Isso inclui preservativos, diafragmas e espermicidas. O dispositivo intra-uterino (DIU) também é considerado seguro se você estiver amamentando.
Os métodos naturais de planejamento familiar também são uma opção, embora estes geralmente apresentem uma taxa de falhas mais alta que os métodos de barreira. A maioria desses métodos envolve uma combinação de rastreamento de coisas como muco cervical, temperatura corporal basal, manchas ou sangramento menstrual e a posição e firmeza do colo do útero.
Se você quiser explorar as opções de controle da natalidade hormonal enquanto continua a amamentar, tome cuidado para usar apenas opções de progestágeno para reduzir quaisquer efeitos negativos no suprimento de leite.
Algumas mulheres experimentaram um impacto significativo em sua produção de leite com contracepção somente de progestágeno.
Você pode tentar evitar isso introduzindo essa opção de controle da natalidade bem depois de estabelecer com sucesso a amamentação, mas convém evitar qualquer contracepção que tenha estrogênio durante a amamentação.
É uma boa idéia discutir como seu suprimento e composição de leite podem ser afetados por contraceptivos hormonais com seu médico. Alguns recomendam que eles sejam evitados por completo, enquanto outros acham que apresentá-los após o bebê ter mais de 6 meses é bom.