Estudo descobre que 'sono de beleza' é realmente uma coisa real
Contente
É um fato conhecido que o sono pode ter um grande impacto em tudo, desde seu peso e humor até sua capacidade de funcionar como um ser humano normal. Agora, um novo estudo publicado na revista Royal Society Open Science sugere que a falta de sono pode, de fato, ter um efeito em sua aparência - além das óbvias olheiras.
Para o estudo, pesquisadores do Instituto Karolinska recrutaram 25 alunos (homens e mulheres) para participar de um experimento de sono. Cada pessoa recebeu um kit para verificar o quanto dormiu durante a noite e foi orientada a monitorar duas noites boas de sono (dormindo 7 a 9 horas) e duas noites ruins (dormindo no máximo 4 horas).
Depois de cada noite gravada, os pesquisadores tiravam fotos dos alunos e as mostravam a outro grupo de pessoas que deveria analisar as fotos e avaliar cada aluno com base na atratividade, saúde, sonolência e confiabilidade. Como esperado, as pessoas privadas de sono tiveram classificação inferior em todos os quesitos. O grupo também disse que teria menos probabilidade de se socializar com os alunos que dormiam menos. (Relacionado: A compulsão alimentar não saudável causada por apenas uma hora a menos de sono.)
“As descobertas mostram que a privação aguda do sono e a aparência de cansaço estão relacionadas à diminuição da atratividade e da saúde, conforme percebido por outras pessoas”, concluem os autores do estudo. E o fato de se querer evitar o contato com "indivíduos privados de sono, ou com aparência de sono" é uma estratégia que faz sentido, evolutivamente falando, explicam os pesquisadores, uma vez que "um rosto com aparência doentia, seja devido à privação de sono ou de outra forma "sinaliza um risco para a saúde.
Como Gayle Brewer, Ph.D., especialista em psicologia não associada ao estudo explicou à BBC, "O julgamento da atratividade é muitas vezes inconsciente, mas todos nós o fazemos e somos capazes de pegar até mesmo pequenas pistas, como se alguém parece cansado ou insalubre. "
Claro, "a maioria das pessoas consegue lidar bem se perder um pouco do sono de vez em quando", disse a pesquisadora-chefe Tina Sundelin, Ph.D., à BBC. "Não quero preocupar as pessoas ou fazê-las perder o sono com essas descobertas." (Viu o que ela fez lá?)
O tamanho da amostra do estudo era pequeno e ainda há muito mais pesquisas a serem feitas quando se trata de determinar a importância dessas 7 a 8 horas de sono realmente, mas sempre podemos encontrar outro motivo para colocar em dia alguns zzz's muito necessários . Então, por enquanto, tente o seu melhor para evitar aquelas horas perdidas de rolar no Instagram entorpecente antes de dormir - e durma um pouco de sono de beleza.