Aborto Cirúrgico
Contente
- O que são abortos cirúrgicos?
- Tipos de aborto
- Abortos por aspiração
- D&E
- Preparação
- Custo e eficácia
- O que esperar após um aborto cirúrgico
- Efeitos colaterais comuns
- Quando ver seu médico
- Menstruação e sexo
- Riscos e complicações potenciais
Introdução
Existem dois tipos de aborto cirúrgico: aborto por aspiração e aborto por dilatação e evacuação (D&E).
Mulheres com até 14 a 16 semanas de gravidez podem fazer um aborto por aspiração, enquanto os abortos D&E são normalmente realizados em 14 a 16 semanas ou depois.
Você deve esperar para fazer sexo por pelo menos uma a duas semanas após o aborto cirúrgico. Isso pode ajudar a reduzir o risco de infecção.
O que são abortos cirúrgicos?
Existem várias opções que uma mulher pode escolher quando ela precisa interromper a gravidez. As opções incluem abortos médicos, que envolvem o uso de medicamentos, e abortos cirúrgicos.
Os abortos cirúrgicos também são chamados de abortos na clínica. Eles são geralmente mais eficazes do que um aborto medicamentoso, com um risco menor de um procedimento incompleto. Os dois tipos de aborto cirúrgico são:
- abortos por aspiração (o tipo mais comum de aborto cirúrgico)
- abortos de dilatação e evacuação (D&E)
O tipo de aborto que uma mulher costuma fazer depende de quanto tempo passou desde sua última menstruação. As terminações médicas e cirúrgicas são seguras e eficazes quando feitas em pacientes apropriados. A escolha do tipo de aborto depende da disponibilidade, ou acesso, da evolução da gravidez e da preferência da paciente. As interrupções médicas não são tão eficazes após 70 dias ou 10 semanas de gravidez.
Tipos de aborto
Se uma mulher está com 10 semanas ou mais de gravidez, ela não tem mais direito ao aborto medicamentoso. Mulheres com até 15 semanas de gravidez podem ter um aborto por aspiração, enquanto os abortos D&E são normalmente realizados 15 semanas ou depois.
Abortos por aspiração
A visita média à clínica dura de três a quatro horas para um aborto por aspiração. O procedimento em si deve levar de cinco a 10 minutos.
Abortos por aspiração, também chamados de aspiração a vácuo, são o tipo mais comum de aborto cirúrgico. Durante este procedimento, você receberá medicação para a dor, que pode incluir uma medicação anestésica que é injetada no colo do útero. Você também pode receber um sedativo, que permitirá que você fique acordado, mas extremamente relaxado.
O seu médico irá primeiro inserir um espéculo e examinar o seu útero. Seu colo do útero será aberto com dilatadores antes ou durante o procedimento. Seu médico inserirá um tubo através do colo do útero até o útero, que é conectado a um dispositivo de sucção. Isso esvaziará o útero. Muitas mulheres sentirão cólicas leves a moderadas durante esta parte do procedimento. A cólica geralmente diminui depois que o tubo é removido do útero.
Imediatamente após o procedimento, o médico pode examinar o útero para garantir que está completamente vazio. Você receberá antibióticos para prevenir a infecção.
O procedimento de aspiração real leva cerca de cinco a 10 minutos, embora possa ser necessário mais tempo para a dilatação.
D&E
Um aborto D&E é normalmente usado após a 15ª semana de gravidez. O procedimento leva entre 10 e 20 minutos, podendo ser necessário mais tempo para a dilatação.
Este procedimento começa da mesma forma que um aborto por aspiração, com o médico aplicando analgésicos, verificando seu útero e dilatando seu colo do útero. Como no aborto por aspiração, o médico insere um tubo conectado a uma máquina de sucção no útero através do colo do útero e, combinado com outras ferramentas médicas, esvazia suavemente o útero.
Após a remoção do tubo, o médico usará uma pequena ferramenta de metal em forma de alça chamada cureta para remover qualquer tecido remanescente que reveste o útero. Isso garantirá que o útero esteja completamente vazio.
Preparação
Antes do seu aborto cirúrgico, você se encontrará com um profissional de saúde que irá repassar todas as suas opções para ajudá-lo a encontrar a certa. Antes da consulta para o seu aborto, haverá alguma preparação necessária, incluindo:
- Peça a alguém que o leve para casa após o procedimento.
- Você não pode comer por um certo tempo antes do procedimento, que será especificado pelo seu médico.
- Se o seu médico prescrever medicação para dor ou dilatação em uma consulta antes do procedimento, siga as instruções cuidadosamente.
- Não tome nenhum medicamento ou medicamento por 48 horas antes do procedimento sem discutir isso com seu médico primeiro. Isso inclui aspirina e álcool, que podem tornar o sangue mais fluido.
Custo e eficácia
Os abortos na clínica são altamente eficazes. Eles são mais eficazes do que os abortos medicamentosos, que apresentam uma taxa de eficácia de mais de 90%. Você terá uma consulta de acompanhamento com seu médico ou clínica para garantir que o procedimento foi totalmente bem-sucedido.
O custo do aborto cirúrgico varia de acordo com vários fatores. Os abortos por aspiração são normalmente mais baratos do que os abortos D&E. De acordo com a Planned Parenthood, pode custar até US $ 1.500 para um aborto cirúrgico no primeiro trimestre, com abortos no segundo trimestre custando mais, em média.
O que esperar após um aborto cirúrgico
Recomenda-se que as mulheres descansem pelo resto do dia após o aborto. Algumas mulheres serão capazes de retornar à maioria das atividades normais (exceto levantar pesos) no dia seguinte, embora algumas possam demorar mais um dia. O período de recuperação para um aborto D&E pode durar mais do que para um aborto por aspiração.
Efeitos colaterais comuns
Imediatamente após o procedimento e durante o período de recuperação, você pode sentir alguns efeitos colaterais. Os efeitos colaterais comuns de abortos cirúrgicos incluem:
- sangramento, incluindo coágulos de sangue
- cólicas
- nausea e vomito
- suando
- sentindo tonto
Assim que seu provedor de serviços de saúde garantir que sua saúde está estável, você receberá alta para casa. A maioria das mulheres apresenta sangramento vaginal e cólicas semelhantes a um ciclo menstrual por dois a quatro dias.
Quando ver seu médico
Alguns efeitos colaterais são sintomas de condições potencialmente emergentes. Você deve ligar para sua clínica ou procurar atendimento médico imediato se sentir os seguintes sintomas:
- passagem de coágulos sanguíneos maiores do que um limão por mais de duas horas
- sangramento que é forte o suficiente para que você precise trocar o absorvente duas vezes em uma hora por duas horas seguidas
- corrimento vaginal fétido
- febre
- dor ou cólicas que pioram em vez de melhorar, especialmente após 48 horas
- sintomas de gravidez que persistem após uma semana
Menstruação e sexo
Sua menstruação deve retornar quatro a oito semanas após o aborto. A ovulação pode ocorrer sem sinais ou sintomas perceptíveis e muitas vezes antes de você retomar os ciclos menstruais normais, portanto, você deve sempre usar anticoncepcionais. Você deve esperar para fazer sexo por pelo menos uma a duas semanas após o aborto, o que pode ajudar a reduzir o risco de infecção. Você também deve aguardar esse período de tempo para usar tampões ou inserir qualquer coisa na vagina.
Riscos e complicações potenciais
Embora os abortos sejam tipicamente extremamente seguros e a maioria das mulheres não tenha complicações fora dos efeitos colaterais comuns, a probabilidade de complicações aumenta ligeiramente com o aumento do período gestacional.
As complicações potenciais de abortos cirúrgicos incluem:
- Infecção: pode ser grave e exigir hospitalização. Os sintomas incluem febre, dor abdominal e corrimento vaginal de cheiro desagradável. A chance de infecção aumenta se você tiver uma infecção sexualmente transmissível.
- Rupturas ou lacerações cervicais: muitas vezes podem ser resolvidas com pontos após o procedimento, se necessário.
- Perfuração uterina: que pode ocorrer quando um instrumento perfura a parede uterina.
- Hemorragia: que pode resultar em sangramento suficiente para que seja necessária uma transfusão de sangue ou hospitalização.
- Produtos retidos da concepção: quando parte da gravidez não é removida.
- Reações alérgicas ou adversas a medicamentos: incluindo analgésicos, sedativos, anestesia, antibióticos e / ou medicamentos de dilatação.