Cateterismo de Swan-Ganz
Contente
- O que é um cateterismo de Swan-Ganz?
- O que é um cateter de artéria pulmonar (PAC)?
- Por que o cateterismo de Swan-Ganz é realizado?
- Preparando-se para o cateterismo de Swan-Ganz
- Procedimento de cateterismo de Swan-Ganz
- Riscos do cateterismo de Swan-Ganz
- Controvérsia em torno do cateterismo de Swan-Ganz
O que é um cateterismo de Swan-Ganz?
Um cateterismo de Swan-Ganz é um tipo de procedimento de cateterismo da artéria pulmonar.
É um teste de diagnóstico usado para determinar se existem anormalidades hemodinâmicas ou relacionadas ao fluxo sanguíneo no coração e nos pulmões. Pode ser um teste útil para pessoas que tiveram problemas cardíacos recentemente, como um ataque cardíaco.
O procedimento envolve a inserção de um cateter de artéria pulmonar (PAC) no lado direito do coração e nas artérias que levam aos pulmões. O PAC tem uma ponta de balão. O balão permite que o cateter seja transportado pelo fluxo sanguíneo para o local do coração onde será usado.
Como o seu sangue leva o cateter onde é necessário, a imagem não é necessária para ajudar a guiá-lo. Portanto, o procedimento pode ser feito ao seu lado. O PAC também é conhecido como cateter de Swan-Ganz ou cateter do coração direito.
O procedimento em si às vezes é chamado de cateterismo do coração direito. Isso ocorre porque ele pode medir a pressão do seu sangue enquanto flui através do lado direito do seu coração. Ele mede a pressão em três locais diferentes:
- átrio direito
- artéria pulmonar
- capilares pulmonares
Essas medidas podem ser usadas para descobrir a quantidade de oxigênio no sangue na parte direita do seu coração. Também é usado para descobrir quanto sangue flui do seu coração em geral.
O que é um cateter de artéria pulmonar (PAC)?
Um PAC é um tubo longo e fino com uma ponta de balão na extremidade. A ponta do balão ajuda o cateter a se mover suavemente através dos vasos sanguíneos e para a câmara direita do coração. O PAC está em uso clínico há mais de 30 anos. De acordo com a literatura recente, não se sabe com que frequência os PACs são usados atualmente nos Estados Unidos.
O PAC é uma ferramenta de diagnóstico usada para monitorar a função cardíaca e pulmonar. Ele também avalia a eficácia dos medicamentos. Geralmente é inserido em uma das três veias:
- Certo veia jugular interna (RIJ). Está localizado no pescoço e é o caminho mais curto e mais direto para o coração.
- Esquerda Veia sub-clávica. Está localizado sob a clavícula ou clavícula. É uma veia grande no lado esquerdo da área superior do peito.
- Veias femorais. Estes estão localizados na virilha.
Em um cateterismo de Swan-Ganz, o PAC é inserido em um desses pontos de acesso e guiado para os vasos e câmaras do coração e pulmão direitos.
Por que o cateterismo de Swan-Ganz é realizado?
Um cateterismo cardíaco direito avalia a hemodinâmica à medida que circula pelo coração e pulmões e pelo corpo. É frequentemente usado para verificar se há complicações no coração, pulmões ou rins.
O procedimento também é usado para avaliar:
- insuficiência cardíaca
- função cardíaca após um ataque cardíaco
- choque
- edema pulmonar ou líquido nos pulmões
- doença cardíaca congênita
- monitoramento pós-cirúrgico de pessoas que fizeram cirurgia de coração aberto
- doença cardíaca valvular, como válvulas cardíacas com vazamento
- cardiomiopatia
- hipertensão arterial pulmonar (HAP)
Às vezes, é usado em conjunto com um IV. Os medicamentos para o coração podem ser administrados por via intravenosa e os efeitos desse medicamento podem ser testados e monitorados pelo Swan-Ganz.
O cateterismo de Swan-Ganz também pode ser realizado em combinação com uma biópsia endocárdica para preparar um transplante de coração. A biópsia endocárdica concentra-se no músculo cardíaco. A pressão cardíaca pulmonar deve ser a mais baixa possível para os transplantados. O Swan-Ganz pode ajudar a determinar se são necessários medicamentos para baixar a pressão arterial.
Preparando-se para o cateterismo de Swan-Ganz
Você provavelmente será solicitado a evitar comer ou beber qualquer coisa por pelo menos oito horas antes do procedimento. Algumas pessoas deverão dormir no hospital na noite anterior ao teste.
Informe o seu médico se alguma das seguintes situações se aplicar a você:
- Você tem alergias.
- Você está tomando ou tomou anticoagulantes no passado recente.
- Você está tomando outros medicamentos prescritos ou vendidos sem receita.
- Você está grávida ou acredita que poderia estar grávida.
Você precisará remover as jóias antes do procedimento.
Você também precisará assinar um formulário de consentimento antes do procedimento para mostrar que entende os riscos. O seu médico lhe dirá exatamente o que esperar durante o procedimento.
Procedimento de cateterismo de Swan-Ganz
O PAC pode ser inserido enquanto você estiver em uma unidade de terapia intensiva ou em uma área de laboratório especial. O procedimento geralmente segue várias etapas:
- Você receberá um sedativo para ajudá-lo a relaxar, mas não para dormir.
- A área onde o PAC será inserido será raspada, limpa e anestesiada com anestesia local, para que você não sinta dor. Geralmente é inserido no pescoço ou na virilha.
- O médico fará um pequeno corte para permitir que o PAC entre através de uma veia.
- Uma bainha introdutora, ou tubo oco, será colocada primeiro na veia. Isso permite que o cateter entre no seu corpo mais facilmente.
- O cateter é então direcionado pelas veias e para o lado direito do coração.
- O médico medirá a pressão sanguínea na artéria pulmonar.
- Uma amostra de sangue pode ser coletada para verificar os níveis de oxigênio no sangue ou medicamentos cardíacos podem ser administrados para verificar a resposta do seu coração.
- Quando todos os testes estiverem concluídos, o equipamento será removido e a ferida da incisão será fechada com pontos.
Durante o procedimento, seu batimento cardíaco será monitorado de perto usando uma máquina de eletrocardiograma (ECG). Você ficará acordado durante o procedimento, mas não sentirá dor. Você pode sentir uma leve pressão onde o cateter é inserido.
A quantidade de tempo que o PAC permanece no coração depende da pessoa. Para pessoas muito doentes que exigem monitoramento mais intenso, o PAC pode precisar permanecer no local por alguns dias.
Riscos do cateterismo de Swan-Ganz
Os riscos mais comuns de um procedimento PAC incluem:
- hematomas no local da inserção do PAC
- sangramento excessivo
- lesão ou lágrima na veia
O pneumotórax, ou colapso do pulmão, também pode ocorrer como resultado de uma punção no pulmão. Isso é mais comum quando o cateter é inserido nas veias do pescoço ou no peito.
As complicações menos comuns incluem:
- coágulos de sangue
- pressão sanguínea baixa
- arritmia cardíaca
- tamponamento cardíaco, no qual o sangue ou líquido se acumula ao redor do coração, comprimindo o coração e resultando em enchimento inadequado dos ventrículos
O risco mais perigoso de um procedimento de CAP é a ruptura da artéria pulmonar, que tem uma taxa de mortalidade de 50%, de acordo com um estudo. Essa é uma complicação rara que afeta mais freqüentemente mulheres acima de 60 anos que têm HAP. Também é mais um risco para as pessoas que recebem terapia anticoagulante ou afinadora do sangue.
Controvérsia em torno do cateterismo de Swan-Ganz
O cateterismo de Swan-Ganz e outros PACs têm sido objeto de controvérsia ao longo dos anos. Isso se deve em parte a um estudo de 1996 liderado por Alfred F. Connors, Jr. da Case Western Reserve University. Segundo o estudo, o procedimento do PAC pode aumentar o risco de morte de pessoas gravemente doentes.
Estudos adicionais questionaram a utilidade do cateterismo de Swan-Ganz como não confiável, impreciso e pouco compreendido e mal interpretado pelo pessoal médico. Tecnologias mais recentes oferecem resultados menos invasivos e confiáveis. Eles incluem:
- Ecocardiografia transesofágica. Este é um tipo de ecocardiograma. Um pequeno transdutor é guiado pela garganta para trás do coração, para ver qualquer problema.
- Tecnologia de contorno de pulso. Este é um sistema não invasivo que monitora de forma contínua e abrangente o débito cardíaco usando uma linha arterial ou cateter.
- Avaliação dinâmica da capacidade de resposta a fluidos. Esta é uma avaliação contínua de quão sensível o corpo será à adição de líquido intravenoso para aumentar o débito cardíaco. Às vezes, administrar líquidos não ajuda a aumentar o débito cardíaco.
Apesar dessas controvérsias, a CAP ainda tem um papel no diagnóstico e tratamento da HAP e insuficiência ventricular direita aguda.