Ultrassom Terapêutico
Contente
- Ultrassom terapêutico
- Como o ultrassom é usado terapeuticamente?
- Aquecimento profundo
- Cavitação
- O que esperar
- Quais são os riscos do ultrassom terapêutico?
- O ultrassom terapêutico realmente funciona?
- Leve embora
Ultrassom terapêutico
Ao ouvir a palavra “ultrassom”, você pode pensar em sua aplicação durante a gravidez como uma ferramenta que pode gerar imagens do útero. Este é um ultrassom diagnóstico usado para capturar imagens de órgãos e outros tecidos moles.
O ultrassom terapêutico é uma ferramenta de tratamento utilizada por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.
Como o ultrassom é usado terapeuticamente?
O ultrassom terapêutico é frequentemente usado para tratar a dor crônica e promover a cura do tecido. Pode ser recomendado se você tiver alguma das seguintes condições:
- síndrome do túnel carpal
- dor no ombro, incluindo ombro congelado
- tendinite
- lesões ligamentares
- aperto da junta
Os fisioterapeutas usam o ultrassom terapêutico de duas maneiras diferentes:
Aquecimento profundo
Seu fisioterapeuta (PT) pode usar ultrassom terapêutico para fornecer aquecimento profundo aos tecidos moles para aumentar a circulação sanguínea para esses tecidos. Isso poderia, teoricamente, promover a cura e diminuir a dor.
Seu TP também pode usar este tratamento com o objetivo de melhorar a flexibilidade dos músculos para restaurar uma amplitude completa de movimento.
Cavitação
Seu TP pode usar energia de ultrassom para causar contração e expansão rápidas de bolhas de gás microscópicas (cavitação) ao redor do tecido lesado. Isso, teoricamente, acelera a cura.
O que esperar
- Seu PT aplicará gel condutor na parte do corpo em foco.
- Eles moverão lentamente a cabeça do transdutor para frente e para trás na pele da parte do corpo em foco.
- Dependendo de sua condição específica, seu PT pode ajustar a profundidade de penetração das ondas.
Normalmente, o tratamento dura de 5 a 10 minutos e normalmente não é realizado mais de uma vez por dia.
Quais são os riscos do ultrassom terapêutico?
A US Food and Drug Administration aprovou o uso de ultrassom terapêutico por profissionais licenciados. Tem potencial para causar danos se o calor for deixado no mesmo local por muito tempo. Se, durante o tratamento, você sentir desconforto, alerte seu PT imediatamente.
Um risco potencial com o ultrassom terapêutico é que as mudanças rápidas de pressão durante a cavitação podem causar uma “microplosão” e danificar a atividade celular. É improvável que isso ocorra na maioria dos usos do tratamento.
Embora o ultrassom terapêutico seja geralmente considerado seguro no tratamento de certas condições, existem algumas áreas em que não é recomendado, incluindo:
- sobre feridas abertas
- com mulheres grávidas
- perto de um marca-passo
Uma vez que a aplicação de energia nas circunstâncias acima tem o potencial de causar danos, sempre informe ao seu PT se elas se aplicam a você.
O ultrassom terapêutico realmente funciona?
A eficácia do ultrassom terapêutico não foi documentada por meio de pesquisas. Por exemplo, cerca de 60 pessoas com osteoartrite de joelho concluíram que o uso do tratamento não ofereceu nenhum benefício adicional na melhora e nas funções da dor.
Embora não seja necessariamente apoiado por pesquisas clínicas, o ultrassom terapêutico é um tratamento popular e amplamente utilizado oferecido por muitos terapeutas físicos e ocupacionais.
Por ser seguro e comumente usado para tratar várias doenças, você pode tentar a terapia de ultrassom para ver se melhora sua funcionalidade e dor e, então, decidir se vale a pena continuar.
Leve embora
O ultrassom terapêutico é uma ferramenta amplamente utilizada por fisioterapeutas. Se for oferecido a você como parte de seu tratamento, deve sempre fazer parte de um plano geral de tratamento que inclua exercícios, alongamentos ou outras atividades específicas.