Formigamento na cabeça: causas, tratamento e condições relacionadas
Contente
- Visão geral
- Causas de formigamento ou dormência na cabeça
- Resfriados e infecções dos seios nasais (sinusite)
- Enxaqueca e outras dores de cabeça
- Estresse ou ansiedade
- Ferimentos na cabeça
- Diabetes
- Esclerose múltipla (EM)
- Epilepsia e convulsões
- Infecções que causam danos nos nervos
- Doenças autoimunes que causam danos nos nervos
- Drogas e outras substâncias
- Condições neurodegenerativas
- Outras condições
- Sintomas e causas específicos
- Formigamento na cabeça apenas em um lado
- Formigamento na cabeça e no rosto
- Formigamento na cabeça e pescoço
- Formigamento na cabeça e tonturas
- Remédios caseiros
- Tratamentos médicos
- Quando consultar seu médico
- Resumo
Visão geral
Experimentar formigamento ou alfinetes na cabeça pode ser perturbador. Essas sensações também podem afetar partes vizinhas do corpo, como o rosto e o pescoço. Você também pode sentir dormência ou queimação.
Conhecida como parestesia, a sensação de formigamento é comum nos membros (braços, pernas) e extremidades (mãos, pés). Você provavelmente experimentou parestesia temporária depois de ficar sentado com as pernas cruzadas por muito tempo ou adormecer com o braço atrás da cabeça.
A parestesia pode ocorrer quando um nervo mantém a pressão contínua. Quando você remove a fonte de pressão, ela geralmente desaparece. Lesões ou doenças que danificam os nervos também podem causar isso.
A parestesia da cabeça tem uma grande variedade de causas. Pode ser temporário (agudo) ou contínuo (crônico). Continue lendo para descobrir mais sobre formigamentos na cabeça.
Causas de formigamento ou dormência na cabeça
A maioria das condições que causam formigamento na cabeça não é grave. Em casos raros, o formigamento na cabeça pode ser um sinal de um problema médico sério.
Resfriados e infecções dos seios nasais (sinusite)
Os seios são uma série de cavidades conectadas atrás do nariz, bochechas e testa. Infecções como resfriados, gripes e sinusites podem fazer com que os seios fiquem inchados e inflamados. Seios aumentados podem comprimir os nervos próximos, causando formigamento na cabeça.
Enxaqueca e outras dores de cabeça
As enxaquecas causam intensa dor pulsante ou pulsante em um ou nos dois lados da cabeça. Alterações no fluxo sanguíneo e pressão na cabeça podem resultar em formigamento. Uma aura de enxaqueca ocorre antes de uma enxaqueca. Pode causar sintomas sensoriais, como formigamento, geralmente no rosto.
Outras dores de cabeça que podem desencadear formigamento incluem:
- dores de cabeça tensionais
- dores de cabeça de cluster
- dores de cabeça fadiga ocular
Estresse ou ansiedade
Às vezes, o estresse pode causar formigamento na cabeça. Situações estressantes ativam a resposta de luta ou fuga do seu corpo. Os hormônios do estresse, como a noradrenalina, direcionam o sangue para as áreas do corpo que mais precisam. Como resultado, você pode sentir formigamento ou falta de sensibilidade em outras áreas.
Ferimentos na cabeça
Lesões que afetam a base do crânio podem danificar os nervos dentro do cérebro. Isso pode levar a sintomas como paralisia facial, dormência ou formigamento. Lesões diretamente nos nervos responsáveis pela sensação na cabeça também podem causar formigamento ou dormência na área lesada.
Diabetes
O diabetes é um distúrbio metabólico comum associado ao alto nível de açúcar no sangue. Com o tempo, o diabetes não tratado pode levar a danos nos nervos. Embora o dano no nervo craniano seja menos comum, os idosos que têm diabetes podem desenvolvê-lo. Pode causar dormência no rosto e em outras áreas da cabeça.
Esclerose múltipla (EM)
A EM é uma doença degenerativa crônica que afeta o sistema nervoso central. Formigamento e dormência são sintomas comuns. Eles podem afetar o rosto, pescoço e outras partes da cabeça.
Epilepsia e convulsões
A epilepsia é um distúrbio neurológico que causa convulsões. Certos tipos de convulsões, como convulsões parciais simples, podem causar formigamento no rosto.
Infecções que causam danos nos nervos
As infecções bacterianas e virais podem afetar os nervos da cabeça, provocando formigamento e dormência na cabeça, face e pescoço. Algumas dessas condições incluem:
- Hepatite C
- HIV
- Doença de Lyme
- cobreiro
- encefalite
Doenças autoimunes que causam danos nos nervos
As doenças autoimunes ocorrem quando o sistema imunológico ataca os próprios tecidos do corpo. Às vezes, os nervos do cérebro são afetados, causando formigamento na cabeça ou no rosto. Algumas condições auto-imunes que causam formigamento na cabeça incluem:
- fibromialgia
- A síndrome de Guillain-Barré
- lúpus
- artrite reumatoide
- Síndrome de Sjögren
Drogas e outras substâncias
Formigamento ou dormência na cabeça podem ser efeitos colaterais de alguns medicamentos, como quimioterápicos ou anticonvulsivantes. O uso indevido de álcool, tabaco e outras drogas também pode causar formigamento na cabeça.
Condições neurodegenerativas
Condições neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer, são caracterizadas por danos ou perdas nos neurônios. Algumas dessas condições podem causar formigamento na cabeça.
Outras condições
Várias outras condições podem causar formigamento na cabeça, incluindo:
- pressão alta
- hipotireoidismo
- postura pobre
- acidente vascular cerebral ou ataque isquêmico transitório (AIT)
- deficiência de vitamina B-12
- desequilíbrios eletrolíticos
- tumores cerebrais
Sintomas e causas específicos
A localização do formigamento na cabeça pode ajudar seu médico a determinar sua causa. Outros sintomas também podem fornecer pistas. Mantenha um registro de todos os seus sintomas para compartilhar com seu médico.
Aqui estão alguns sintomas específicos de formigamento na cabeça e o que poderia estar causando:
Formigamento na cabeça apenas em um lado
Certas condições podem causar formigamento em apenas um lado da cabeça. O formigamento pode ocorrer em diferentes áreas do lado esquerdo ou direito da cabeça, incluindo o topo da cabeça, a parte de trás da cabeça, a orelha, a têmpora ou o rosto.
As seguintes condições podem causar formigamento em apenas um lado da cabeça ou face:
- Paralisia de Bell
- diabetes
- infecções que afetam o nervo facial
- enxaquecas e outras dores de cabeça
- em
- estresse ou ansiedade
Formigamento na cabeça e no rosto
Formigamento na cabeça pode ocorrer ao lado de formigamento no rosto em um ou nos dois lados. As condições que podem causar formigamento na cabeça e no rosto incluem:
- Paralisia de Bell
- aneurisma cerebral
- Tumor cerebral
- infecções pelo frio e sinusite
- diabetes
- infecções que afetam o nervo facial
- enxaquecas e outras dores de cabeça
- em
- estresse ou ansiedade
- derrame
Formigamento em um lado do rosto pode ser um sinal de aviso de um derrame. Um acidente vascular cerebral é fatal e requer atenção médica de emergência. Conhecer os sinais de um derrame pode ajudá-lo a agir rapidamente.
Formigamento na cabeça e pescoço
Quando um nervo no pescoço fica irritado, pode causar dor e formigamento no pescoço ou na cabeça. Hérnia de disco e esporão ósseo podem resultar em um nervo comprimido. Isso pode causar formigamento no pescoço, conhecido como radiculopatia cervical.
Outras fontes de formigamento na cabeça e pescoço incluem:
- artrite
- enxaquecas e outras dores de cabeça
- em
- estresse ou ansiedade
Formigamento na cabeça e tonturas
Quando o formigamento da cabeça é acompanhado por tonturas ou tonturas, isso pode indicar:
- diabetes
- baixo nível de açúcar no sangue ou baixa pressão arterial
- infecções de ouvido e outras condições de ouvido
- desmaio
- ferimentos na cabeça
- infecções
- medicamento
- ataques de pânico
- estresse ou ansiedade
- acidente vascular cerebral ou AIT
Remédios caseiros
A parestesia da cabeça é frequentemente temporária. Dependendo da causa, ele pode desaparecer por conta própria. Caso contrário, remédios caseiros e mudanças no estilo de vida podem ajudar a melhorar seus sintomas.
Sua postura cotidiana e nível de estresse podem contribuir para o formigamento da cabeça. Tente o seguinte:
- Durma mais.
- Reduza as fontes de estresse em sua vida sempre que possível.
- Arranje tempo para atividades relaxantes, como meditação ou caminhada.
- Evite movimentos repetitivos.
- Exercite regularmente.
- Mantenha uma boa postura.
- Procure tratamento para uma condição de saúde subjacente.
Tratamentos médicos
Tratar a condição subjacente geralmente alivia o formigamento da cabeça. Marque uma consulta para discutir seus sintomas com seu médico. Eles podem avaliar seus sintomas para identificar a fonte do formigamento na cabeça.
Medicamentos prescritos e vendidos sem receita podem tratar resfriados, infecções nos seios nasais e outras infecções que causam formigamento na cabeça. Outras condições, como diabetes e EM, exigem uma combinação de mudanças no estilo de vida, medicamentos e terapias alternativas.
Se você suspeitar que o formigamento é um efeito colateral de qualquer medicamento em uso, fale com seu médico. Eles podem encontrar outro medicamento que funcione para você ou verificar se você pode interromper o uso. De repente, não pare de tomar qualquer medicamento sem a aprovação do seu médico.
Os tratamentos gerais para formigamento da cabeça incluem cremes tópicos, medicamentos e fisioterapia em alguns casos. Terapias alternativas que podem ajudar incluem:
- acupuntura
- biofeedback
- massagem
Quando consultar seu médico
Formigamento na cabeça às vezes é um sinal de uma condição subjacente que precisa de tratamento médico. Consulte o seu médico se o formigamento da cabeça estiver atrapalhando suas atividades diárias ou se não desaparecer. O seu médico pode determinar sua causa e encontrar o tratamento certo para você.
Resumo
Embora o formigamento seja menos comum na cabeça, ele pode ocorrer. Muitas vezes, não é sinal de uma condição médica séria. Com o tratamento, o formigamento na cabeça geralmente desaparece.