Formigamento no couro cabeludo: causas, tratamento e condições relacionadas
Contente
- Causa formigamento no couro cabeludo
- Irritação na pele
- Condições de pele
- Psoríase
- Dermatite seborréica
- Foliculite
- Arterite de células gigantes (GCA)
- Causas hormonais
- Diidrotestosterona (DHT)
- Causas físicas
- Outras causas
- O formigamento no couro cabeludo está relacionado à perda de cabelo?
- Remédios caseiros
- Tratamento
- Quando ver um médico
- Resumo
visão global
O formigamento pode ocorrer em qualquer parte do corpo, embora seja mais comum nos braços, mãos, pernas e pés. Você provavelmente já experimentou ter essas partes do seu corpo "adormecidas". Essa condição, conhecida como parestesia, ocorre quando é aplicada pressão sobre um nervo. Pode acontecer de vez em quando (agudo) ou recorrer regularmente (crônico).
Uma sensação de alfinetes e agulhas no couro cabeludo às vezes é acompanhada por sensações de coceira, dormência, queimação ou formigamento. Dor e sensibilidade podem ocorrer junto com formigamento.
Causa formigamento no couro cabeludo
Como outras áreas da pele, o couro cabeludo está repleto de vasos sanguíneos e terminações nervosas. O formigamento pode ocorrer como resultado de trauma nervoso, trauma físico ou irritação.
Algumas das causas mais comuns de formigamento no couro cabeludo incluem problemas de pele, irritação com produtos para o cabelo e queimaduras solares.
Irritação na pele
Os produtos para o cabelo podem irritar a superfície do couro cabeludo. Os culpados mais comuns são tinturas, alvejantes e produtos de alisamento. A aplicação de calor pode piorar a irritação.
Alguns shampoos contêm fragrâncias ou outros produtos químicos que irritam a pele. Esquecer de enxaguar o shampoo também pode causar coceira.
A sensibilidade no couro cabeludo relatou que a poluição é outra fonte comum de irritação no couro cabeludo.
Outras fontes de irritação do couro cabeludo podem incluir:
- detergentes para a roupa
- sabonetes
- cosméticos
- água
- Hera Venenosa
- metais
Condições de pele
Problemas de pele podem afetar a pele do couro cabeludo, causando sintomas como formigamento, coceira e queimação.
Psoríase
A psoríase ocorre quando as células da pele se reproduzem mais rápido do que o normal. Causa manchas elevadas de pele seca e escamosa. De acordo com a National Psoriasis Foundation, a psoríase do couro cabeludo afeta pelo menos uma em cada duas pessoas que têm psoríase.
Dermatite seborréica
A dermatite seborréica é um tipo de eczema que afeta o couro cabeludo junto com outras áreas propensas a oleosidade. Pode causar coceira e queimação. Os sintomas adicionais incluem vermelhidão, pele oleosa e inflamada e descamação.
Foliculite
A foliculite é outra doença da pele que pode causar formigamento no couro cabeludo. Ocorre quando os folículos pilosos ficam inchados e inflamados. As infecções bacterianas, virais e fúngicas estão entre as causas mais comuns. Além de queimação ou coceira no couro cabeludo, a foliculite pode causar dor, inchaços vermelhos semelhantes a espinhas e lesões na pele.
Arterite de células gigantes (GCA)
Às vezes conhecida como arterite temporal (AT), a ACG é uma condição rara que geralmente afeta adultos mais velhos. A ACG ocorre quando o próprio sistema imunológico do seu corpo ataca as artérias, causando inflamação. Pode causar dores de cabeça, dor e sensibilidade no couro cabeludo e no rosto, e dores nas articulações.
Causas hormonais
As flutuações hormonais associadas aos ciclos menstruais das mulheres, gravidez ou menopausa podem às vezes causar formigamento no couro cabeludo.
Diidrotestosterona (DHT)
DHT é um hormônio sexual masculino com queda de cabelo. Homens e mulheres que experimentam queda de cabelo têm níveis elevados de DHT. Atualmente, não há pesquisas ligando o DHT ao formigamento no couro cabeludo, embora algumas pessoas relatem uma sensação de formigamento durante a queda de cabelo.
Causas físicas
Fatores relacionados ao clima podem causar sintomas no couro cabeludo. Em climas frios, o inverno pode deixar o couro cabeludo seco ou com coceira. Por outro lado, o calor e a umidade podem causar formigamento no couro cabeludo. Como o resto da pele, o couro cabeludo pode queimar com a exposição ao sol.
Outras causas
O formigamento no couro cabeludo também pode ser causado por:
- piolhos
- medicamento
- enxaquecas e outras dores de cabeça
- esclerose múltipla
- dano ou disfunção nervosa (neuropatia)
- falta de higiene
- infecções do couro cabeludo, como tinea capitis e tinea versicolor
- estresse ou ansiedade
O formigamento no couro cabeludo está relacionado à perda de cabelo?
Os sintomas do couro cabeludo podem estar relacionados à queda de cabelo. Por exemplo, pessoas com uma condição de queda de cabelo chamada alopecia areata às vezes relatam queimação ou coceira no couro cabeludo. No entanto, a maioria das fontes de formigamento no couro cabeludo não está relacionada à queda de cabelo.
Remédios caseiros
O formigamento no couro cabeludo nem sempre requer tratamento médico. O formigamento leve no couro cabeludo às vezes desaparece por conta própria. Quando a causa é um produto para o cabelo, interromper o uso deve aliviar o formigamento.
Teste produtos para o cabelo, como relaxantes e tinturas, em uma pequena área da pele antes de usá-los e opte por um xampu suave, como xampu para bebês ou para couro cabeludo sensível.
Os sintomas de doenças de pele, como psoríase do couro cabeludo e dermatite seborreica, tendem a piorar com o estresse. Se você sofre de algum problema de pele, tente comer bem, fazer exercícios e dormir o suficiente. Quando possível, minimize as fontes de estresse em sua vida e reserve tempo para atividades que você acha relaxantes.
Você pode prevenir o formigamento no couro cabeludo relacionado ao clima, cuidando dele e praticando uma boa higiene. No inverno, prenda a umidade lavando o cabelo com menos frequência. Você deve sempre cobrir a cabeça quando estiver ao sol.
Tratamento
O tratamento da doença subjacente pode ajudar a aliviar o formigamento no couro cabeludo. Se você tem uma doença de pele que está afetando o couro cabeludo, o médico pode sugerir tratamentos adequados.
A psoríase do couro cabeludo é tratada com produtos de amolecimento de escala sem receita, xampus para psoríase, cremes tópicos e medicamentos prescritos.
A dermatite seborréica é tratada com xampus anti-caspa medicamentosos, cremes tópicos e medicamentos prescritos.
Quando ver um médico
Você deve consultar um médico se o formigamento no couro cabeludo não estiver passando. Quando o formigamento no couro cabeludo e os sintomas relacionados interferirem em suas atividades diárias, marque uma consulta com seu médico.
GCA requer tratamento imediato. Se você tiver mais de 50 anos e apresentar sintomas de ACG, procure atendimento médico de emergência.
Resumo
Irritação e doenças da pele podem causar formigamento, formigamento ou queimação no couro cabeludo. A maioria não é motivo de preocupação. O formigamento no couro cabeludo geralmente não é um sinal de queda de cabelo. Os tratamentos para a doença subjacente costumam ser úteis para aliviar o formigamento no couro cabeludo.