Por que meu dedo do pé está tremendo e como faço para parar com isso?
Contente
- Visão geral
- Causas de contração dos dedos dos pés
- Má circulação sanguínea
- Alongamento do músculo ou irritação muscular
- Problemas comuns
- Deficiência de nutrientes
- Pernas dolorosas em movimento síndrome dos dedos dos pés
- Danos nos nervos
- Condições do sistema nervoso central
- Dedo se contraindo à noite
- Tratamento de contração dos dedos dos pés
- Remédios caseiros
- Exercícios
- Quando consultar um médico
- Prevenção
- Leve embora
Visão geral
A contração dos dedos dos pés, também chamada de tremor ou espasmo, pode ser causada por uma variedade de condições. Muitos simplesmente resultam de interrupções temporárias no sistema circulatório, músculos ou articulações. Outros podem estar ligados ao quanto você se exercita ou ao que come.
Os sintomas de contração dos dedos do pé geralmente são leves e não requerem atenção médica. A maioria das causas de espasmos inofensivos (benignos) pode ser tratada com algumas atividades rápidas em casa.
Mas se a contração muscular for acompanhada de sintomas mais graves, como fadiga ou febre, e persistir por mais de algumas semanas, consulte um médico.
Causas de contração dos dedos dos pés
Seus nervos, músculos e até o fluxo sanguíneo podem causar contrações nos dedos dos pés. Uma deficiência em certos nutrientes e minerais também pode ser uma causa.
Má circulação sanguínea
A má circulação dos dedos dos pés pode levar à falta de suprimento de oxigênio aos músculos dos dedos dos pés. Isso pode resultar da contração dos vasos sanguíneos por várias razões, como uma deficiência de cálcio ou potássio.
Também pode resultar do acúmulo de placa nas artérias devido a condições como aterosclerose ou endurecimento das artérias.
Alongamento do músculo ou irritação muscular
Esticar os músculos dos dedos dos pés com muita força ou força repentina pode causar espasmos ou até cãibras à medida que se contraem rapidamente e ficam rígidos.
O uso dos músculos dos dedos dos pés e dos pés por um longo período de tempo pode irritar os músculos e causar espasmos, especialmente se você não ficar hidratado ou reabastecer os nutrientes com uma refeição.
Isso é comum após um treino intensivo, ficar em pé o dia inteiro ou realizar trabalhos manuais como trabalhos de jardinagem.
Problemas comuns
Inflamação ou lesão nas articulações pode pressionar ou danificar os nervos motores que emitem sinais para os músculos dos dedos dos pés se moverem. Isso pode causar a hiperatividade dos nervos e contrair involuntariamente os músculos dos dedos dos pés, o que é conhecido como fasciculação muscular.
Deficiência de nutrientes
A falta de certas vitaminas e nutrientes pode causar espasmos musculares em todo o corpo, inclusive nos dedos dos pés. Por exemplo, a vitamina D torna mais difícil para o seu corpo absorver outros nutrientes, como cálcio e fosfato.
Não consumir vitamina B-12 suficiente também pode afetar a capacidade do sistema nervoso de se manter adequadamente, o que pode causar espasmos.
Pernas dolorosas em movimento síndrome dos dedos dos pés
A síndrome das pernas dolorosas que movem os dedos dos pés (PLMT) ocorre quando os dedos dos pés se movem involuntariamente acompanhados por uma dor perceptível nas pernas. Essa condição pode resultar de dano ou lesão no nervo e medula espinhal.
Danos nos nervos
Os danos nos nervos causados por uma lesão ou por condições como distúrbios auto-imunes ou neuropatia periférica podem interromper a função do nervo motor e causar fasciculação muscular nos dedos dos pés.
Condições do sistema nervoso central
Algumas condições mais graves do sistema nervoso central podem causar espasmos musculares em todo o corpo, incluindo os dedos dos pés.
Esclerose lateral amiotrófica (ELA)
A ALS acontece quando os neurônios motores que transmitem sinais dos nervos para os músculos se tornam fracos e morrem.
Mal de Parkinson
A contração muscular é um dos primeiros sintomas da doença de Parkinson. Essa condição ocorre quando os neurônios que transmitem sinais nervosos no cérebro começam a desaparecer. Os espasmos musculares consistentes que resultam em ondulações ou contrações dos dedos do pé são chamados de distonia.
Danos nos nervos (neuropatia)
A neuropatia acontece quando os nervos são danificados. Isso pode ser causado por lesão, esforço excessivo dos músculos dos pés ou condições que podem causar a acumulação de substâncias tóxicas, como diabetes ou doença renal.
A neuropatia periférica é um tanto comum, com 20 milhões de pessoas nos Estados Unidos afetadas.
Atrofia muscular espinhal
Atrofia muscular espinhal é uma condição genética rara na qual os neurônios motores são gradualmente perdidos. Essa condição afeta menos de 0,02% dos bebês nascidos nos Estados Unidos.
Fraqueza muscular (miopatia)
A miopatia ocorre quando as fibras musculares funcionam incorretamente. Existem três tipos de miopatia, sendo a mais comum a miosite.
Dedo se contraindo à noite
A contração muscular que acontece quando você adormece é conhecida como sacudida hipnagógica (hipnótica). Isso pode ser causado por ansiedade, uso de estimulantes como cafeína ou exercício próximo à hora de dormir. Pode afetar muitos dos seus grupos musculares, incluindo os dedos dos pés.
O distúrbio periódico do movimento dos membros (PLMD) é outra condição na qual os músculos da perna e do braço podem se contrair enquanto você dorme. Esses espasmos podem ser pequenos, isolados ao dedo do pé ou envolver todo o membro.
Tratamento de contração dos dedos dos pés
As contrações benignas dos dedos dos pés geralmente não precisam de tratamento. Geralmente ele desaparece sozinho após alguns dias.
Você pode precisar de tratamento se uma condição subjacente estiver causando espasmos nos dedos dos pés. Os tratamentos podem incluir:
- exercícios regulares de alongamento para reduzir o risco de contrações e cãibras nos dedos dos pés
- massagem nos pés para aliviar a tensão, estresse e pressão nos músculos dos dedos dos pés
- medicamentos prescritos, como betabloqueadores ou medicamentos para convulsões
O tratamento cirúrgico pode tratar de condições que afetam seus músculos ou nervos, como danos nos nervos. Os tratamentos podem incluir:
- reparo do nervo
- transferências
- enxertos
- neurólise (retirada de tecido cicatricial de um nervo)
Remédios caseiros
Considere o seguinte em casa para reduzir a contração dos dedos dos pés:
- Compressa quente ou água. Use uma almofada de aquecimento elétrico ou enrole uma toalha quente e úmida ao redor do dedo para reduzir espasmos musculares. Mergulhar o pé em um banho quente por 20 minutos também pode ajudar.
- Compressa fria ou gelo. Enrole gelo ou um saco congelado de legumes em uma toalha e coloque-o no dedo do pé. Massageie levemente o dedo do pé para reduzir espasmos.
- Ingestão de eletrólitos. Beba água com infusão de eletrólitos ou bebidas esportivas como Gatorade para repor os eletrólitos perdidos, especialmente após exercícios pesados que podem torná-lo mais propenso a cãibras musculares. <
Exercícios
Tente estes exercícios para aliviar os espasmos dos dedos dos pés e minimizar o desconforto:
Toe raise
- Fique na ponta dos pés com o calcanhar para cima e a ponta do pé no chão.
- Fique assim por cinco segundos.
- Abaixe o pé todo o caminho de volta.
- Repita 10 vezes.
Toe flex
- Aponte o dedão do pé com os outros dedos dobrados para baixo em direção à planta do pé.
- Mantenha o dedo do pé assim por cinco segundos.
- Relaxe os dedos dos pés.
- Repita 10 vezes.
Toe curl
- Dobre os dedos dos pés para baixo, como se os estivesse apontando para a planta do pé.
- Mantenha seus dedos assim por cinco segundos.
- Repita 10 vezes.
Andar descalço na areia também pode fortalecer os músculos dos pés e dos pés, enquanto a areia “massageia” a parte inferior dos pés para liberar a tensão.
Quando consultar um médico
Consulte um médico se contrair:
- persiste por duas semanas ou mais
- atrapalha a caminhada, corrida ou outras atividades
Procure atendimento médico de emergência se notar algum sintoma de condição nervosa, como:
- dores de cabeça
- formigamento ou dormência nas mãos, pés ou membros
- dificuldade para caminhar
- perda de massa muscular
- fraqueza muscular
- rigidez muscular
- perdendo a visão ou vendo o dobro
- perdendo sua memória
- discurso ofensivo
Se você tiver algum destes sintomas, seu médico poderá solicitar um teste de diagnóstico para discernir a causa. Os testes podem incluir:
- exames de sangue
- ressonância magnética (MRI) do pé, perna, cérebro ou coluna vertebral
- raios-x para examinar estruturas no pé ou em outras partes do corpo
- exame de urina para verificar se há minerais, toxinas e outras substâncias
- testes de condução nervosa para avaliar sua função nervosa
Prevenção
Você pode executar várias etapas para diminuir a possibilidade de contrações nos dedos dos pés.
- Limite ou evite cafeína, açúcar, álcool ou exercícios excessivos, se algum deles agrava a contração do dedo do pé.
- Gerencie o estresse através de meditação e exercícios respiratórios.
- Durma de sete a oito horas regularmente.
- Coma uma dieta saudável rica em potássio, magnésio e cálcio, como bananas, brócolis, espinafre, amêndoas, iogurte, queijo e leite.
- Beba mais eletrólitos, que reabastecem os minerais que você perde ao longo do dia.
- Use sapatos confortáveis e almofadados com bastante espaço para os dedos dos pés. Você também pode usar palmilhas personalizadas para amortecer os sapatos. Evite usar salto alto por muito tempo.
Leve embora
Na maioria das vezes, você não precisa se preocupar com espasmos nos dedos. Provavelmente desaparecerá rapidamente sem a necessidade de qualquer tratamento ou alteração em sua dieta ou estilo de vida.
Mas se você notar sintomas persistentes por um longo período, consulte seu médico para diagnosticar quaisquer condições que possam estar causando o espasmo dos dedos dos pés.