Tremor
Contente
- Resumo
- O que é um tremor?
- Quais são os tipos de tremor?
- O que causa tremor?
- Quem corre risco de tremor?
- Quais são os sintomas do tremor?
- Como o tremor é diagnosticado?
- Quais são os tratamentos para o tremor?
Resumo
O que é um tremor?
Um tremor é um movimento rítmico de agitação em uma ou mais partes do corpo. É involuntário, o que significa que você não pode controlá-lo. Esse tremor acontece por causa das contrações musculares.
O tremor costuma ocorrer nas mãos, mas também pode afetar os braços, a cabeça, as cordas vocais, o tronco e as pernas. Pode ir e vir ou pode ser constante. O tremor pode acontecer por conta própria ou ser causado por outro distúrbio.
Quais são os tipos de tremor?
Existem vários tipos de tremor, incluindo
- Tremor essencial, às vezes chamado de tremor essencial benigno. Este é o tipo mais comum. Geralmente afeta suas mãos, mas também pode afetar sua cabeça, voz, língua, pernas e tronco.
- Tremor parkinsoniano, que é um sintoma comum em pessoas com doença de Parkinson. Geralmente afeta uma ou ambas as mãos quando estão em repouso, mas pode afetar o queixo, os lábios, o rosto e as pernas.
- Tremor distônico, que acontece em pessoas com distonia. A distonia é um distúrbio do movimento no qual você tem contrações musculares involuntárias. As contrações fazem com que você tenha movimentos de torção e repetitivos. Pode afetar qualquer músculo do corpo.
O que causa tremor?
Geralmente, o tremor é causado por um problema nas partes profundas do cérebro que controlam os movimentos. Para a maioria dos tipos, a causa é desconhecida. Alguns tipos são herdados e executados em famílias. Também pode haver outras causas, como
- Distúrbios neurológicos, incluindo esclerose múltipla, doença de Parkinson, acidente vascular cerebral e lesão cerebral traumática
- Certos medicamentos, como medicamentos para asma, anfetaminas, cafeína, corticosteróides e medicamentos usados para certos distúrbios psiquiátricos e neurológicos
- Transtorno de uso de álcool ou abstinência de álcool
- envenenamento por mercúrio
- Hipertireoidismo (tireoide hiperativa)
- Insuficiência hepática ou renal
- Ansiedade ou pânico
Quem corre risco de tremor?
Qualquer pessoa pode ter tremor, mas é mais comum em adultos de meia-idade e idosos. Para certos tipos, ter um histórico familiar aumenta o risco de obtê-lo.
Quais são os sintomas do tremor?
Os sintomas de tremor podem incluir
- Tremor rítmico nas mãos, braços, cabeça, pernas ou torso
- Voz trêmula
- Dificuldade em escrever ou desenhar
- Problemas para segurar e controlar utensílios, como uma colher
Como o tremor é diagnosticado?
Para fazer um diagnóstico, seu médico
- Levará seu histórico médico
- Faremos um exame físico, que inclui verificação
- Se o tremor acontece quando os músculos estão em repouso ou em ação
- A localização do tremor
- Quantas vezes você tem o tremor e quão forte ele é
- Faremos um exame neurológico, incluindo a verificação de
- Problemas com equilíbrio
- Problemas com a fala
- Aumento da rigidez muscular
- Pode fazer exames de sangue ou urina para procurar a causa
- Pode fazer testes de imagem para ajudar a descobrir se a causa é um dano no seu cérebro
- Pode fazer testes que verificam suas habilidades para realizar tarefas diárias, como escrever à mão e segurar um garfo ou xícara
- Pode fazer um eletromiograma. Este é um teste que mede a atividade muscular involuntária e como seus músculos respondem à estimulação nervosa
Quais são os tratamentos para o tremor?
Não há cura para a maioria das formas de tremor, mas existem tratamentos para ajudar a controlar os sintomas. Em alguns casos, os sintomas podem ser tão leves que você não precisa de tratamento.
Encontrar o tratamento certo depende de obter o diagnóstico correto da causa. O tremor causado por outra condição médica pode melhorar ou desaparecer quando você tratar essa condição. Se o seu tremor for causado por um determinado medicamento, a interrupção desse medicamento geralmente faz com que o tremor desapareça.
Os tratamentos para tremores em que a causa não foi encontrada incluem
- Medicação. Existem diferentes medicamentos para os tipos específicos de tremor. Outra opção são as injeções de Botox, que podem tratar vários tipos diferentes.
- Cirurgia pode ser usado para casos graves que não melhoram com medicamentos. O tipo mais comum é a estimulação cerebral profunda (DBS).
- Terapia física, fonoaudiológica e ocupacional, o que pode ajudar a controlar o tremor e lidar com os desafios diários causados pelo tremor
Se você descobrir que a cafeína e outros estimulantes desencadeiam seus tremores, pode ser útil eliminá-los de sua dieta.
NIH: Instituto Nacional de Doenças Neurológicas e Derrame