Inibidores do TNF-alfa vs. outras terapias biológicas para a doença de Crohn
Contente
- Visão geral
- O que são biológicos?
- Inibidores de TNF-alfa
- Bloqueadores de integrina
- Inibidores da interleucina
- O takeaway
Visão geral
Se você tem a doença de Crohn, pode passar por uma variedade de tratamentos antes de encontrar um que gere efetivamente seus sintomas.
O tratamento para a doença de Crohn geralmente atinge o sistema imunológico. Isso envolve drogas que modificam a maneira como seu sistema imunológico reage ao que é percebido como uma ameaça. Ao fazer isso, esses medicamentos podem reduzir a inflamação e os sintomas da doença de Crohn.
Os inibidores de TNF-alfa são conhecidos como terapias biológicas. TNF significa "fator de necrose tumoral".
O que são biológicos?
Os biológicos são terapias poderosas na doença de Crohn. Eles também podem ter efeitos colaterais muito graves. Eles geralmente são prescritos para pessoas com sintomas de Crohn moderados a graves ou se outros tratamentos não funcionarem.
Os biológicos são medicamentos feitos a partir de células vivas que trabalham para bloquear a resposta natural do sistema imunológico aos antígenos, ou algo que seu corpo considera prejudicial.
Em pessoas com doença de Crohn, o sistema imunológico do corpo não pode dizer a diferença entre substâncias estranhas e o próprio tecido do corpo. Isso causa a inflamação que cria tantos sintomas.
As terapias biológicas, diferentemente de outros tratamentos para a doença de Crohn, têm como alvo agressivo proteínas específicas que causam inflamação do trato gastrointestinal. Isso geralmente os torna bem-sucedidos quando nenhum outro tratamento funciona.
No entanto, essa terapia agressiva pode comprometer sua saúde de outras maneiras.
Existem três tipos de produtos biológicos:
- Inibidores de TNF-alfa
- bloqueadores de integrina
- bloqueadores de interleucina
Inibidores de TNF-alfa
Os inibidores de TNF-alfa são vendidos sob as marcas Remicade, Humira e Cimzia.
Algumas pessoas com doença de Crohn são capazes de tomar um inibidor de TNF-alfa em casa. Essas pessoas recebem canetas ou seringas pré-cheias com a quantidade certa de medicamento. O seu médico fornece um esquema de dosagem e você administra o tratamento você mesmo.
Os inibidores de TNF-alfa bloqueiam a resposta imune que causa os sintomas da doença de Crohn. No entanto, o bloqueio dessa resposta imune pode criar novos problemas.
Esses medicamentos não podem apenas bloquear seu sistema imunológico de atacar seu próprio tecido, mantendo intactas suas respostas imunes naturais. Isso o deixa suscetível a outras doenças e infecções e às vezes pode aumentar o risco de desenvolver certos tipos de câncer.
Você pode ter um risco aumentado de tuberculose enquanto estiver tomando este medicamento. Além de injeções ou tratamentos intravenosos, você também precisará de testes cutâneos regulares para garantir que não está infectado.
Os inibidores de TNF-alfa são caros. Os tratamentos podem custar até milhares de dólares.
Alguns desses medicamentos exigem que as pessoas passem horas no consultório médico recebendo tratamento por via intravenosa. Isso também pode ser demorado e dispendioso se você precisar tirar muito tempo do trabalho para tratamento.
Bloqueadores de integrina
Natalizumab (Tysabri) e vedolizumab (Entyvio) são bloqueadores de integrina. Esses medicamentos funcionam interferindo no processo de glóbulos brancos ligados ao revestimento do intestino. Isso reduz a inflamação e alivia outros sintomas.
Alguns efeitos colaterais graves e até fatais foram associados a bloqueadores de integrina. Seus benefícios no tratamento da doença de Crohn devem ser comparados aos efeitos colaterais e benefícios dos inibidores de TNF-alfa ao tomar decisões de tratamento.
Antes de poder tomar o natalizumab, você deve estar matriculado em um programa chamado TOUCH. O programa de prescrição TOUCH é a única maneira de receber Tysabri.
O requisito do programa de prescrição é devido ao risco de um distúrbio cerebral raro, mas mortal, relacionado ao natalizumab. O distúrbio é chamado de leucoencefalopatia multifocal progressiva (LMP). É uma inflamação da substância branca do cérebro.
O vedolizumabe não parece ter o mesmo risco de PML que o natalizumabe, mesmo que os dois medicamentos funcionem de maneira semelhante.
Inibidores da interleucina
A terceira classe de produtos biológicos utilizados no tratamento de Crohn são os inibidores da interleucina. O ustekinumab (Stelara) é o único medicamento nesta classe que foi aprovado pela FDA.
O ustekinumab tem como alvo duas proteínas específicas que causam inflamação: interleucina-12 (IL-12) e interleucina-23 (IL-23). Pessoas com Crohn têm níveis mais altos de IL-12 e IL-23 no corpo.
Ao direcionar essas proteínas, o ustekinumab bloqueia a inflamação no trato gastrointestinal e diminui os sintomas da doença de Crohn.
O ustekinumab é usado para tratar adultos com Crohn moderado a grave que não responderam suficientemente bem à terapia convencional. Inicialmente, é administrado por via intravenosa, sob a supervisão de um profissional de saúde.
As doses seguintes de ustekinumab podem ser administradas por injeção sob a pele a cada oito semanas, por um profissional de saúde ou pelos próprios pacientes após o treinamento.
Como outros produtos biológicos, o ustekinumab pode aumentar o risco de infecções.
O takeaway
Seu médico pode prescrever terapias biológicas se você tiver doença de Crohn moderada a grave ou se outros tratamentos não funcionaram para você. Certifique-se de perguntar e entender completamente os possíveis efeitos colaterais de todos os medicamentos prescritos pelo seu médico.