Dosagem de açafrão: quanto você deve tomar por dia?
Contente
- Usos e Benefícios
- Doses eficazes
- Quem não deve tomá-lo?
- Efeitos adversos
- Escolhendo um suplemento
- A linha inferior
Você pode conhecer o açafrão principalmente como tempero, mas também é usado na medicina ayurvédica, uma abordagem holística da saúde que se originou na Índia há mais de 3.000 anos (1).
Os suplementos de açafrão estão agora amplamente disponíveis para uso medicinal, mas saber quanto tomar pode ser confuso.
Veja a seguir os usos e benefícios de açafrão, doses eficazes e preocupações com segurança.
Usos e Benefícios
Acredita-se que a curcumina, um potente produto químico vegetal de açafrão, tenha efeitos anti-inflamatórios poderosos (2, 3).
Muitos estudos indicam que a inflamação crônica de baixo grau pode ser um fator chave no desenvolvimento de condições como doenças cardíacas, diabetes, doença de Alzheimer e câncer (4, 5, 6, 7).
Em estudos com tubos de ensaio e animais, a curcumina demonstrou bloquear certas vias biológicas que levam à inflamação (8).
Os efeitos da cúrcuma e da curcumina também foram investigados por ensaios clínicos randomizados (ECR), o padrão ouro da pesquisa.
Enquanto alguns foram inconclusivos, muitos produziram resultados significativos.
Por exemplo, vários estudos descobriram que a cúrcuma pode reduzir a dor no joelho e melhorar a função em pessoas com osteoartrite - até sugere-se que pode funcionar tão bem quanto o ibuprofeno para reduzir a dor (9, 10, 11).
Em outro ECR, 120 indivíduos com sobrepeso tomaram suplementos de açafrão por três meses. Em média, o colesterol total foi reduzido em 32%, o colesterol LDL “ruim” em 42% e os triglicerídeos em 39% (12).
Açafrão também pode melhorar a qualidade de vida de pessoas com doença renal crônica que sofrem de coceira na pele. Em um ECR, aqueles que tomaram açafrão apresentaram marcadores diminuídos de inflamação e relataram menos prurido (13).
Embora menos conclusivos, outros ECRs indicam que o açafrão pode desempenhar um papel benéfico em doenças cardíacas, prevenção de diabetes, recuperação cirúrgica e síndrome do intestino irritável (14, 15, 16, 17).
Resumo Açafrão contém curcumina, um potente produto químico vegetal com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Muitos benefícios sugeridos do açafrão são suportados por evidências de ensaios clínicos randomizados - o padrão-ouro da pesquisa.
Doses eficazes
Os estudos geralmente usam doses de 500 a 2.000 mg de açafrão por dia, geralmente na forma de um extrato com uma concentração de curcumina muito maior que as quantidades que ocorrem naturalmente nos alimentos.
Por exemplo, a dieta indiana média fornece cerca de 2.000 a 2.500 mg de açafrão (60 a 100 mg de curcumina) por dia. A mesma quantidade na forma de extrato pode embalar até 1.900–2.375 mg de curcumina (18).
Em outras palavras, as especiarias açafrão contêm cerca de 3% de curcumina, em comparação com 95% de curcumina nos extratos (19).
No entanto, açafrão ainda pode ter benefícios quando usado como tempero.
Um estudo observacional em idosos associou positivamente o consumo de curry à saúde cognitiva (20).
Embora não haja consenso oficial sobre doses eficazes de açafrão ou curcumina, o seguinte foi usado em pesquisas com resultados promissores (9, 12, 13):
- Para osteoartrite: 500 mg de extrato de açafrão duas vezes ao dia por 2-3 meses.
- Para colesterol alto: 700 mg de extrato de açafrão duas vezes ao dia por 3 meses.
- Para comichão na pele: 500 mg de açafrão três vezes ao dia por 2 meses.
Altas doses de açafrão e curcumina não são recomendadas a longo prazo, pois faltam pesquisas que confirmem sua segurança.
No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) determinou 1,4 mg por libra (0–3 mg / kg) de peso corporal como uma ingestão diária aceitável (18).
Lembre-se de que todos os suplementos de ervas devem ser usados com cautela. Sempre notifique seu médico sobre quaisquer suplementos que você esteja tomando, incluindo açafrão e curcumina.
Resumo Pesquisas indicam que doses de açafrão de 500 a 2.000 mg por dia podem ser eficazes. No entanto, doses altas não são recomendadas a longo prazo.Quem não deve tomá-lo?
Embora se acredite que o açafrão seja seguro para a maioria das pessoas, certas pessoas podem ter que evitá-lo.
Essas condições justificam extrema cautela:
- Gravidez e amamentação: Não há pesquisas suficientes para determinar se os suplementos de açafrão são seguros para mulheres grávidas ou amamentando.
- Doença da vesícula biliar: A cúrcuma pode causar contração da vesícula biliar, agravando os sintomas (21).
- Pedras nos rins: É rico em oxalato, que pode se ligar ao cálcio e causar formação de pedras nos rins (22).
- Distúrbios hemorrágicos: Isso pode diminuir a capacidade do seu sangue de coagular, o que pode piorar os problemas de sangramento (23).
- Diabetes: Isso pode causar níveis muito baixos de açúcar no sangue (24).
- Falta de ferro: Pode interferir na absorção de ferro (25).
Além disso, os suplementos de açafrão podem interagir com certos medicamentos, como anticoagulantes e medicamentos para diabetes (24, 26).
No entanto, açafrão parece ser seguro nessas circunstâncias nas quantidades normalmente consumidas nos alimentos.
Resumo Os suplementos de açafrão não são seguros se você estiver grávida, amamentando ou tiver certas condições. Suplementos também podem interagir com anticoagulantes e medicamentos para diabetes. No entanto, açafrão parece ser seguro quando usado como tempero nos alimentos.Efeitos adversos
Por curtos períodos de tempo, doses de até 8 gramas por dia foram usadas em pesquisas sem efeitos tóxicos.
Ainda assim, foram relatados efeitos colaterais.
Os efeitos adversos mais comuns incluem reações alérgicas, dor de estômago, diarréia, constipação, náusea e vômito (27, 28).
Em um caso grave, um indivíduo que tomava altas doses de 1.500–2.250 mg duas vezes ao dia experimentava um ritmo cardíaco anormal (29).
Mais estudos são necessários para determinar possíveis efeitos adversos adicionais associados ao uso a longo prazo.
Resumo Foram relatados efeitos adversos mínimos da ingestão de suplementos de açafrão a curto prazo, mas são necessários mais estudos a longo prazo.Escolhendo um suplemento
Os extratos são a forma mais potente de suplementos de açafrão.
Eles estão concentrados, embalando até 95% de curcumina. Por outro lado, pós e especiarias podem conter apenas 3% de curcuminóides (19).
Além disso, é menos provável que os extratos sejam contaminados com outras substâncias, como metais pesados (19).
Qualquer que seja a forma de cúrcuma que você escolher, considere combinar seu suplemento com pimenta preta. A pimenta preta contém o composto piperina, que demonstrou aumentar a absorção de curcumina em 2.000% (19, 30).
E, como sempre, certifique-se de comprar de uma marca respeitável.
Considere suplementos que foram testados por terceiros, como NSF International, Informed Choice ou a Convenção Farmacopeia dos EUA (USP).
Essas empresas garantem que você esteja recebendo o que está no rótulo e que seu produto está livre de contaminantes.
Resumo Os extratos de açafrão são altamente concentrados com curcumina e menos propensos a serem contaminados com outras substâncias. Todos os suplementos devem ser comprados de uma fonte respeitável.A linha inferior
A pesquisa sugere que 500–2.000 mg de açafrão por dia podem ter benefícios potenciais, particularmente na forma de extrato.
A dose exata pode depender da condição médica, para a qual você procura ajuda, embora as recomendações oficiais de dosagem não estejam disponíveis.
O risco de efeitos colaterais é mínimo, mas suplementos de açafrão são inadequados para algumas pessoas.
Como com qualquer suplemento, o açafrão deve ser usado com cautela e você deve discutir seu uso com seu médico.