Autor: Robert Simon
Data De Criação: 17 Junho 2021
Data De Atualização: 17 Novembro 2024
Anonim
O que você precisa saber sobre hérnias umbilicais durante e após a gravidez - Saúde
O que você precisa saber sobre hérnias umbilicais durante e após a gravidez - Saúde

Contente

Há muito o que saber quando você está grávida. Às vezes, mudanças no seu corpo podem fazer surgir outros problemas raros.

Uma coisa que provavelmente nunca passou pela sua cabeça é uma hérnia umbilical. É raro, mas pode acontecer. Também chamado de hérnia naval, esse tipo de hérnia é mais comum em mulheres - e a gravidez pode causar ou piorar.

Apenas cerca de 0,08% das mulheres têm hérnia umbilical devido à gravidez. (Isso provavelmente não é reconfortante se você chegou a este artigo porque possui um. Mas vamos reformulá-lo desta maneira: você é maravilhosamente único.)

Felizmente, esse tipo de hérnia geralmente é inofensivo. Cerca de 10% das hérnias do estômago em adultos são hérnias umbilicais. Adultos, bebês e crianças não grávidas também podem ter hérnia umbilical. De fato, é mais comum nesses grupos do que entre as grávidas.


Uma hérnia umbilical durante a gravidez é rara, mas em uma pequena porcentagem de casos, pode ser grave. Portanto, se você suspeitar que tem um, precisará ver seu OB-GYN o mais rápido possível.

O que é uma hérnia umbilical?

Uma hérnia umbilical durante a gravidez não tem nada a ver com o cordão umbilical do seu bebê em crescimento. Tem mais a ver com o seu próprio cordão umbilical - ou melhor, o que você tinha antes de nascer.

Todo mundo tem um umbigo, porque esse é o local exato em que seu cordão umbilical o conectou à sua mãe. O que não se vê é a abertura através dos músculos do estômago, logo abaixo do umbigo. É aqui que o cordão umbilical entra em tunel ao sair do corpo.

Após o nascimento, essa abertura nos músculos do estômago se fecha. Tudo o que resta do cordão umbilical é um umbigo externo ou externo. No entanto, às vezes o túnel entre os músculos permanece aberto ou não fecha com força suficiente.


Os adultos podem ter uma hérnia umbilical se a gordura ou parte do intestino for empurrada por essa abertura mais fraca na área logo abaixo do umbigo.

Causas de uma hérnia umbilical na gravidez

Se você estiver grávida, a barriga e o bebê crescem significam que há mais pressão dentro do estômago. Os músculos da parede do estômago também se tornam mais finos e fracos à medida que se alongam durante a gravidez.

A força de empurrão e os músculos mais fracos podem causar uma hérnia umbilical durante a gravidez ou piorar a situação.

Durante a gravidez, seu útero previamente pequeno se enche como um balão. Atinge a altura do umbigo no segundo trimestre - entre as 20 e as 22 semanas. À medida que o útero incha, o intestino é empurrado suavemente para as partes superior e traseira do estômago.

É por isso que as hérnias umbilicais durante a gravidez geralmente não ocorrem no primeiro trimestre. Eles são mais comuns a partir do segundo trimestre.


É mais provável que você tenha uma hérnia umbilical durante a gravidez se:

  • teve uma hérnia umbilical antes de engravidar
  • tem músculos estomacais naturalmente fracos
  • tem uma abertura ou separação natural nos músculos do estômago
  • tem sobrepeso ou obesidade
  • tem excesso de líquido no estômago ou no corpo

Sintomas de uma hérnia umbilical em gravidez

Uma hérnia umbilical durante a gravidez pode não causar nenhum sintoma. Você pode notar uma protuberância ou inchaço ao redor do umbigo. Pode ser tão pequeno quanto uma uva ou tão grande quanto uma toranja. Você talvez tenha:

  • inchaço ou inchaço no umbigo que é mais perceptível quando você tosse
  • pressão ao redor do umbigo
  • dor ou sensibilidade ao redor do umbigo

Em casos graves, uma hérnia umbilical pode levar a:

  • dor forte
  • dor súbita ou aguda
  • vômito

Efeitos de uma hérnia umbilical em você e no bebê

Em uma hérnia umbilical mais grave, parte do intestino pode ficar enrolada dentro da abertura. Isso pode comprimir ou espremer demais o intestino, cortando o suprimento de sangue - como quando uma mangueira é torcida e a água para.

No pior cenário, a hérnia umbilical pode impedir a digestão de funcionar corretamente ou causar outras complicações perigosas.

Se você teve uma hérnia umbilical durante outra gravidez ou antes de engravidar, isso pode acontecer novamente durante esta gravidez.

Uma hérnia umbilical durante a gravidez não prejudicará seu pequeno embrulho no forno. No entanto, você é o barco salva-vidas do seu bebê e sua saúde é uma prioridade. Uma hérnia umbilical grave pode deixá-lo muito doente sem tratamento.

Tratamento de uma hérnia umbilical em gravidez

Uma hérnia umbilical leve durante a gravidez pode não precisar de nenhum tratamento. O inchaço ao redor do umbigo pode ser apenas gordura que foi empurrada entre os músculos. Deve desaparecer assim que você entregar.

Dito isto, às vezes é necessária uma cirurgia laparoscópica, que envolve pequenas incisões e o uso de uma câmera para corrigir uma hérnia umbilical. Na maioria dos casos, a anestesia geral é usada e você não sentirá nada.

O tratamento de uma hérnia umbilical durante a gravidez depende de quão ruim é. Se for pequeno e você não tiver nenhum sintoma, seu OB-GYN provavelmente decidirá esperar até que você dê à luz seu bebê.

Se a hérnia for grande ou causar complicações como danos ao intestino ou a outros órgãos, você pode precisar de cirurgia o mais rápido possível. Nesses casos, é mais seguro lidar com a hérnia encarcerada do que esperar, mesmo durante a gravidez, pois os benefícios superam o risco para a gravidez.

A maioria dos ginecologistas e obstetras recomenda aguardar até o segundo trimestre de gravidez para esta cirurgia, caso não seja necessário com urgência. Em outros casos, seu OB pode corrigir a hérnia enquanto você entrega seu bebê por cesariana.

Recuperação após tratamento

Após a cirurgia para uma hérnia umbilical, lembre-se de evitar levantar algo acima de 10 libras por até 6 semanas. Um reparo de hérnia pode reabrir ou acontecer novamente. Se você já teve uma cesariana, conhece esse exercício.

Seus músculos ainda podem estar fracos após o reparo da hérnia. Os músculos do estômago também podem se separar durante a gravidez. Converse com seu ginecologista ou obstetra sobre a melhor maneira de fortalecer esses músculos da barriga depois de se recuperar totalmente da cirurgia e do parto.

Prevenção de hérnia umbilical

Uma hérnia umbilical é rara, mas se você corre um risco ou já teve uma antes, pode ajudar a impedir que isso aconteça em futuras gestações. A idéia principal é evitar coisas que aumentam a pressão natural que sua barriga em crescimento já está experimentando.

Boas estratégias incluem:

  • vestindo roupas largas que permitam um bom fluxo sanguíneo, especialmente ao redor da pélvis e das pernas
  • vestindo roupas que apoiem suavemente sua barriga em crescimento, como calças com elástico na cintura
  • usando o suporte para se levantar ao levantar de uma posição sentada ou deitada
  • evitando pegar coisas pesadas - incluindo seu bebê, se você tiver um!
  • evitando subir muitas escadas quando puder
  • usando as mãos para ajudar a parar ou controlar um espirro forte ou tosse
  • colocando os pés para cima quando puder
  • fazendo exercícios de baixo impacto como caminhada, alongamento e ioga leve

O takeaway

Se você acha que tem uma hérnia umbilical ou se o seu umbigo parece ou se sente engraçado, consulte seu OB-GYN imediatamente. Informe-os se você já teve uma hérnia umbilical antes de engravidar ou durante outra gravidez - mesmo que nunca tenha tido sintomas.

Uma hérnia umbilical durante a gravidez pode piorar por causa da pressão e peso de levar uma nova vida. Procure atendimento de emergência se tiver dor forte ou intensa, pressão ou vômito.

Últimas Postagens

Histeroscopia

Histeroscopia

A hi tero copia é um procedimento que permite que um profi ional de aúde ob erve o interior do colo e do útero da mulher. Ele u a um tubo fino chamado hi tero cópio, que é in ...
Vivendo com endometriose

Vivendo com endometriose

Você tem uma condição chamada endometrio e. O intoma de endometrio e incluem: angramento men trual inten o angrando entre o período Problema para engravidar Ter e a condiç...