Por que a vasoconstrição acontece?
Contente
- A vasoconstrição é normal?
- Vasoconstrição e pressão arterial
- Alimentos que causam vasoconstrição
- Vasoconstrição em enxaquecas e dores de cabeça
- Quando a vasoconstrição ajuda nas dores de cabeça
- Quando a vasoconstrição pode causar dores de cabeça
- Vasoconstrição em choque
- Medicamentos que causam vasoconstrição
- Condições de saúde raras e graves com vasoconstrição
- Derrame
- Fenômeno de Raynaud
- Síndrome de vasoconstrição cerebral reversível
- Como a vasoconstrição acontece
- Vasoconstrição em sua vida
A vasoconstrição é normal?
“Vaso” na verdade significa vaso sanguíneo. A vasoconstrição é o estreitamento ou constrição dos vasos sanguíneos. Acontece quando os músculos lisos nas paredes dos vasos sanguíneos se contraem. Isso diminui a abertura do vaso sanguíneo. A vasoconstrição também pode ser chamada de vasoespasmo.
A vasoconstrição é um processo normal. Ajuda a manter seu corpo em equilíbrio saudável.
A vasoconstrição pode ocorrer para:
- estabilizar a pressão arterial ou aumentar a pressão arterial
- reduzir a perda de calor corporal em temperaturas frias
- controlar como o sangue é distribuído por todo o corpo
- enviar mais nutrientes e oxigênio para os órgãos que precisam deles
- proteja seu corpo contra perda de sangue e fluidos
Por outro lado, a vasoconstrição anormal pode desencadear alguns problemas de saúde. Isso inclui hipertensão e dor de cabeça. Em alguns casos, o estreitamento excessivo dos vasos sanguíneos pode ser um efeito colateral de medicamentos e alimentos, como cafeína e sal.
Continue lendo para aprender sobre as causas da vasoconstrição e como ela afeta seu corpo.
Vasoconstrição e pressão arterial
A vasoconstrição reduz o volume ou espaço dentro dos vasos sanguíneos afetados. Quando o volume dos vasos sanguíneos diminui, o fluxo sanguíneo também diminui. Ao mesmo tempo, a resistência ou força do fluxo sanguíneo aumenta. Isso causa aumento da pressão arterial. A hipertensão (hipertensão) não tratada pode levar a problemas de saúde ao longo do tempo, como perda de visão, derrame ou problemas cardíacos.
O oposto da vasoconstrição é a vasodilatação. É quando os vasos sanguíneos relaxam e dilatam, aumentando o fluxo sanguíneo e diminuindo a pressão arterial.
Pense na vasoconstrição como beber por um canudo fino. É preciso mais força de sucção para tomar um gole. Em comparação, a vasodilatação é como engolir uma bebida com facilidade e rapidez por um canudo largo.
A vasoconstrição anormal pode causar ou piorar a pressão arterial elevada. A hipertensão crônica pode aumentar o risco de doenças cardíacas e derrame. Algumas condições de saúde e medicamentos podem causar vasoconstrição excessiva ou fazer com que aconteça em áreas que não deveriam, como partes do cérebro.
Alimentos que causam vasoconstrição
Alimentos com alto teor de sódio podem sobrecarregar os vasos sanguíneos, fazendo com que se contraiam. Se você está preocupado com sua pressão arterial, evite ou limite os seguintes alimentos:
- alimentos embalados e rápidos
- carne deli
- sopas enlatadas
O álcool também pode elevar a pressão arterial, observa a Mayo Clinic.
Coma esses 13 alimentos para baixar a pressão arterial.
Vasoconstrição em enxaquecas e dores de cabeça
A vasoconstrição pode ajudar a aliviar e causar enxaquecas e dores de cabeça.
Quando a vasoconstrição ajuda nas dores de cabeça
Os vasos sanguíneos dilatados na cabeça podem desencadear enxaqueca ou dor de cabeça. Os medicamentos para tratar esse tipo de dor costumam agir causando vasoconstrição. Isso ajuda a contrair os vasos sanguíneos e interromper o fluxo sanguíneo excessivo.
Alguns medicamentos para dor de cabeça e enxaqueca contêm cafeína por esse motivo.
Quando a vasoconstrição pode causar dores de cabeça
Por outro lado, o excesso de cafeína pode causar vasoconstrição excessiva no cérebro. Isso pode desencadear uma enxaqueca ou dor de cabeça. A American Migraine Association explica que isso pode acontecer porque o corpo se torna dependente da cafeína. Os sintomas de abstinência do café e dos medicamentos para dor de cabeça incluem dor de cabeça, náusea e fadiga.
Vasoconstrição em choque
Choque é um termo geral para a resposta do corpo a uma série de diferentes condições de emergência. Todas essas condições causam pressão arterial baixa. A primeira resposta do corpo é proteger o cérebro, o coração e os pulmões. Ele faz isso estreitando os vasos sanguíneos das mãos, pés e membros.
Essa vasoconstrição de emergência aumenta temporariamente a pressão arterial. Ajuda a manter o sangue fluindo para os órgãos mais necessários - os órgãos necessários para a vida.
O choque pode acontecer devido a:
- reação alérgica (choque anafilático)
- infecção séptica (bacteriana, viral ou fúngica)
- ataque cardíaco
- doença cardíaca
- Baixo teor de açúcar no sangue
- coágulo sanguíneo
- grande perda de sangue (interna ou externa)
- grande perda de fluidos (desidratação, vômito, diarreia)
- queimaduras graves
- lesão na coluna
- hipotireoidismo grave
Medicamentos que causam vasoconstrição
Os medicamentos vasoconstritores ou pressores ajudam a aliviar a pressão arterial baixa e outros sintomas. Esses medicamentos podem ser usados para aumentar a pressão arterial quando alguém está em choque, tem sangramento excessivo ou uma reação alérgica grave.
Outros medicamentos controlados desencadeiam a vasoconstrição para ajudar a reduzir a inflamação, o inchaço ou o sangramento excessivo. Por exemplo, uma hemorragia nasal pode ser interrompida com um medicamento vasoconstritor.
Os medicamentos para vasoconstrição incluem:
- agonistas adrenoceptores alfa
- análogos de vasopressina
- epinefrina
- norepinefrina
- fenilefrina (PE Sudafed)
- dopamina
- dobutamina
- medicamentos para enxaqueca e dor de cabeça (agonistas da serotonina 5-hidroxitriptamina ou triptanos)
Condições de saúde raras e graves com vasoconstrição
Algumas condições de saúde e medicamentos podem causar vasoconstrição anormal. Isso pode levar a problemas de saúde dependendo de onde e por quanto tempo.
Derrame
A vasoconstrição no cérebro ou vasoespasmo cerebral pode levar a um acidente vascular cerebral ou lesão semelhante a um acidente vascular cerebral. Isso pode acontecer depois de haver sangramento no cérebro devido a uma ruptura de vaso sanguíneo ou cirurgia. Os vasos sanguíneos sofrem espasmos ou estreitam-se para tentar salvar o sangue. Isso corta o fornecimento de sangue e oxigênio a uma parte do cérebro.
Os sintomas de um acidente vascular cerebral de vasoespasmo incluem:
- forte dor de cabeça
- tontura, perda de equilíbrio
- dormência ou fraqueza em um lado do rosto e corpo
- dificuldade de falar
- dificuldade em ver em um ou ambos os olhos
- dificuldade em caminhar
Leia mais sobre o que fazer para detectar sinais de AVC e como reconhecer sinais de AVC exclusivos para mulheres.
Fenômeno de Raynaud
O fenômeno de Raynaud faz com que algumas áreas do corpo, como os dedos das mãos e dos pés, pareçam frias ou dormentes. Nessa condição, as pequenas artérias que fornecem sangue a essas áreas sofrem espasmos ou estreitam-se. Isso limita a quantidade de sangue que pode atingir essas áreas externas.
O fenômeno de Raynaud também pode afetar o nariz, lábios, orelhas e mamilos. Pode ser provocado por estar no frio com muita frequência. Isso pode acontecer com pessoas que trabalham fora em regiões mais frias ou que passam muito tempo em uma pista de gelo, como patinadores, jogadores de hóquei e motoristas de Zamboni.
Essa condição não é prejudicial, mas pode ser desconfortável. Em alguns casos, o fenômeno de Raynaud pode aumentar o risco de infecções de pele e retardar a cicatrização de feridas nas áreas afetadas. Isso acontece porque o fluxo normal de sangue é necessário para transportar oxigênio, nutrientes e células imunológicas que combatem infecções por todo o corpo. A vasoconstrição limita a circulação sanguínea.
Síndrome de vasoconstrição cerebral reversível
A síndrome de vasoconstrição cerebral reversível (RCVS) é uma série de distúrbios causados por vasoconstrição no cérebro. É reversível na maioria dos casos. Você se recuperará totalmente em alguns meses.
Em casos graves, o RCVS pode causar acidente vascular cerebral. Isso acontece quando os vasos sangüíneos se estreitam demais ou por muito tempo e interrompem o fluxo sanguíneo e o oxigênio para partes do cérebro.
RCVS às vezes pode ocorrer em bebês. Pode causar pressão alta, dor de cabeça e derrame. Pode ser desencadeado pelos efeitos colaterais dos medicamentos. Isso inclui medicamentos de quimioterapia para câncer de olhos e cérebro em bebês e crianças.
Os sintomas de RCVS incluem:
- dor de cabeça súbita e intensa
- mudanças na visão
- apreensões
- dificuldade de falar
- dificuldade em entender a fala
- fraqueza, geralmente em um lado do corpo
Como a vasoconstrição acontece
Os músculos lisos - o tipo de músculo nas paredes dos vasos sanguíneos - não podem ser controlados voluntariamente como os músculos esqueléticos em seus membros. Os vasos sanguíneos são controlados automaticamente por sinais químicos no corpo que dizem aos músculos lisos para se contrair ou dilatar (alargar).
Os mensageiros químicos nervosos e hormônios que dizem aos vasos sanguíneos para se contraírem incluem:
- norepinefrina
- epinefrina
- angiotensina II
- vasopressina
Artérias e arteríolas (pequenas artérias) têm paredes musculares. Eles são os principais vasos sanguíneos envolvidos na vasoconstrição. As veias também podem se estreitar. Os capilares são vasos sanguíneos minúsculos de paredes finas que não podem se contrair.
Vasoconstrição em sua vida
A vasoconstrição dos vasos sanguíneos é uma parte natural do equilíbrio dos sistemas do corpo. A vasoconstrição é necessária para ajudar a manter o fluxo sanguíneo saudável e evitar que a temperatura corporal fique muito fria. Também pode aumentar a pressão arterial quando necessário.
Alguns medicamentos imitam os sinais naturais do seu corpo para causar vasoconstrição. Isso pode salvar vidas. Por exemplo, os medicamentos de vasoconstrição podem impedir que a pressão arterial caia muito durante uma reação alérgica grave e reduzir a perda de sangue em uma lesão.
Fale com um médico se tiver dúvidas sobre sua pressão arterial, frequência cardíaca ou outros sintomas como dores de cabeça.