Os abdutores fracos do quadril podem ser um grande problema para os corredores

Contente

A maioria dos corredores vive com medo perpétuo de lesões. E assim fazemos o treinamento de força, alongamento e rolo de espuma para ajudar a manter nossa metade inferior saudável. Mas pode haver um grupo de músculos que estamos negligenciando: abdutores fracos do quadril estão relacionados à tendinite do quadril, de acordo com um novo estudo em Medicina e ciência em esportes e exercícios, o que pode prejudicar seriamente o seu passo.
Pesquisadores australianos analisaram a força do quadril em pessoas com tendinopatia glútea, ou tendinite do quadril, que é a inflamação dos tendões que conectam o músculo glúteo ao osso do quadril. Em comparação com aqueles que não sofreram lesões, as pessoas com a área afetada tinham abdutores de quadril fracos. (Leia sobre estes 6 desequilíbrios que causam dor e como corrigi-los.)
Como este estudo foi apenas observacional, os pesquisadores não têm certeza de como os abdutores fracos do quadril causam inflamação e dor, mas um estudo publicado em Medicina Esportiva no início deste ano pela mesma equipe aponta para um culpado bastante viável. Se seus músculos estão fracos, é provável que as fibras profundas dos tendões glúteos não possam suportar a carga de compressão e pressão que vem com cada passada e contração muscular. Isso potencialmente faz com que os tendões se rompam com o tempo, o que, por sua vez, causaria dor e, se não tratada, lesões.
E não só som assustador: "Fraqueza nos glúteos pode causar diferentes lesões na corrida, como a síndrome da banda IT, ou dor no joelho, como síndrome femoropatelar e tendinite patelar (joelho de corredor)", disse o fisioterapeuta e coordenador médico da Liga Principal de Futebol de Nova York John Gallucci, Jr. (cuidado com essas 7 rotinas de exercícios que causam dor no joelho.)
Além disso, aquele estudo em Medicina Esportiva descobriram que a inflamação nos músculos glúteos é mais comum nas mulheres do que nos homens.
Mas se correr fortalece os quadríceps, panturrilhas e coisas do gênero, o exercício em si não deveria ajudar a fortalecer os quadris? Não muito. "Correr é basicamente um movimento direto e seus músculos glúteos controlam os movimentos laterais (bem como a postura)", diz o autor do estudo Bill Vicenzino, Ph.D., diretor de Prevenção e Reabilitação de Lesões Esportivas para a Saúde no University of Queensland. (E naquela levaria à temida Síndrome do Butt Morto.)
As boas notícias? A pesquisa sugere que o fortalecimento específico dos músculos do quadril e glúteos pode ajudar com a dor e a inflamação - algo que a equipe de Vicenzino está estudando para confirmar. (Não se esqueça desses 6 exercícios de força que todo corredor deve fazer.)
Experimente estes dois exercícios de Galluci para fortalecer a abdução do quadril.
Rapto de quadril deitado: Deite-se sobre o lado direito, ambas as pernas estendidas. Levante a perna direita no ar, formando um "V" com as pernas. Abaixe para a posição inicial. Repita do outro lado.
Ponte do calcanhar: Deite-se com a face para cima com os joelhos dobrados e os pés flexionados de forma que apenas os calcanhares permaneçam no chão, os braços para baixo ao lado do corpo. Envolva os abdominais e levante os quadris do chão. Abaixe lentamente o cóccix até o chão e bata levemente para baixo antes de erguê-lo de volta para a ponte.